• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Iluminismo

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Iluminismo. Veja mais respostas na página Gabarito ENEM.

1. (ENEM 2012) “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro individuo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade e se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.” KANT, I. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento?Petrópolis: Vozes, 1984 (adaptado).

 

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa:

a) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
b) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
c) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
d) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da sua falta de entendimento.
e) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.

 

 

 

GABARITO

 

  1. A

 

E aí, galera, tudo certo? Impressionante como o ano passou rápido, não é? Já estamos às portas do ENEM! Agora, é hora de não perder o foco de modo algum, mas sim aproveitar cada segundo de estudo possível. Vamos, então, resolver uma questão juntos?

A questão selecionada trata do Iluminismo. Como você já sabe pelas suas aulas de história, o Iluminismo (também conhecido como Esclarecimento ou Ilustração) foi o grande movimento intelectual europeu do século XVIII, época que ficou conhecida por isso mesmo como o Século das Luzes. Ora, mas que luz é essa que os iluministas queriam trazer? O que eles pretendiam iluminar? Segundos eles próprios, a grande claridade a ser trazida pelo Iluminismo era a luz da razão. Assim, o grande propósito do pensamento iluminista era racionalizar todas as esferas da existência humana: a arte, a religião, a política, a economia, as relações sociais, etc. Para os pensadores desse período, somente a racionalidade poderia conferir valor autêntico às coisas. Tudo deveria estar submetido à força e luz da razão.

Na verdade, nada do que falei até agora é novidade. Como disse antes, você já conhece algo do Iluminismo através de suas aulas de história. O problema é que isso ainda não é o suficiente para fazermos nossa questão. Ela traz em seu enunciado um texto do maior de todos os iluministas, o alemão Immanuel Kant. Nesse texto, Kant procura justamente responder à questão “O que é o Esclarecimento?”. Veja que interessante: estamos diante de um filósofo iluminista se perguntando o que é o Iluminismo. Em outras palavras, a pergunta de Kant é: o que estamos fazendo agora? O que está sendo produzido aqui?

A resposta de Kant, como é fácil perceber pela passagem selecionada na questão, marcou a história da filosofia. Para o pensador alemão, o Esclarecimento é um processo pelo qual os homens são retirados de sua menoridade. Ora, o menor, legalmente falando, é aquele não responde pelos seus próprios atos, que não é um cidadão de pleno direito. O que Kant quer dizer, portanto, é que a maioria dos homens, apesar de ser maior do ponto de vista legal, não é realmente maior. Isso acontece justamente porque, em geral, os homens não são responsáveis por si mesmos. Ao contrário, são em geral incapazes, como diz o texto, de usarem de sua inteligência sem a direção de outra pessoa. A incapacidade de pensar por si mesmo é, para Kant, o grande sinal de menoridade. A autonomia, por sua vez, estaria justamente naquilo que ele elege como lema do Iluminismo “Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento”. O Esclarecimento consistiria assim, segundo Kant, no processo de autonomização do ser humano pela sua capacidade racional.

Agora, depois dessa explicação, ficou fácil, fácil, não é? A resposta correta, evidentemente, é a letra A. A letra B é falsa tanto porque o texto não falou de verdades eternas quanto porque nele a racionalidade é um pressuposto maior. A letra C não procede, pois o texto não tratou de matemática e as ideias de imposição e heterenomia (ser regulado por alguém diferente de mim mesmo) são justamente o contrário do que Kant pretende dizer. A letra D não procede, afinal, o texto sequer menciona a religião. Por fim, também a letra E não serve, pois o Esclarecimento é uma emancipação da subjetividade humana, mas não da razão e sim pela razão.