Blog DescomplicaInscreva-se

6 músicas com funções da linguagem para você aprender!

As músicas com funções da linguagem representam diferentes formas de comunicar algo a alguém. Quer saber como? Vem com a gente aprender.

Atualizado em
Homem cantando em um microfone para ilustrar o conteúdo sobre músicas com funções da linguagem

As músicas com funções da linguagem representam diferentes formas de comunicar algo a alguém. Essa comunicação pode ser feita de diferentes maneiras, considerando os elementos que fazem parte da comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto).

É importante conhecer esses elementos, pois cada um deles está ligado a uma função da linguagem. 

Agora que você conheceu os elementos da comunicação, vem com a gente ouvir música e aprender as funções da linguagem!

Funções da linguagem

1. Função emotiva (ou expressiva)

A função emotiva prioriza o emissor, aquele que produz a mensagem, dando evidência aos sentimentos e opiniões de quem fala. Sua marca predominante é o uso de verbos em primeira pessoa. 

A música Sujeito de Sorte, de Belchior, é um ótimo exemplo de função emotiva, onde o cantor fala sobre si mesmo e revela seus sentimentos e dores.

2. Função referencial (ou denotativa)

A função referencial foca no contexto, ou seja, no referente, o assunto da mensagem. Seu objetivo é trazer a informação de modo direto, objetivo, utilizando frases em ordem direta e verbos na terceira pessoa do plural ou singular. Pode ser encontrada em jornais e textos científicos.

Em Faroeste Caboclo, a música é uma narrativa sobre João de Santo Cristo, sendo ele então o assunto da mensagem.

3. Função apelativa (ou conativa)

A função apelativa possui foco no receptor da mensagem. Nesse tipo de função, um emissor tenta influenciar o receptor a fazer determinada ação. É comum o uso de verbos no imperativo, vocativos, pronomes na segunda pessoa ou pronomes de tratamento.

Essa função é muito utilizada nas propagandas e comerciais, pois busca influenciar o receptor com a mensagem transmitida.

Em Admirável Chip Novo, Pitty nos traz exemplos da função apelativa, pois o trecho “Pense, fale, compre, beba/ Leia, vote, não se esqueça/ Use, seja, ouça, diga”, faz o uso de verbos no imperativo.

4. Função metalinguística

A metalinguística se refere ao código. Ou seja, é o uso do próprio código pra falar sobre ele mesmo.

Dicionários e um texto sobre o ato de escrever são exemplos da metalinguagem. É o ato da linguagem falando sobre si mesma.

A banda Fresno, em Uma Música, faz o uso da função, pois é uma música falando sobre fazer música.

5. Função fática

A função fática é voltada pro canal, o meio pelo qual a mensagem é transmitida. Aqui, o foco não é o que ou como se fala, mas sim, o contato entre o emissor e receptor. Pode ser observada em mensagens simples como “Bom dia!” ou no "alô?"

Vemos um exemplo na música Alô, de Chitãozinho & Xororó, que já utiliza a função fática no seu título.

6. Função poética

Apesar do nome, esse tipo de linguagem não é usada apenas em poemas. A função poética está centrada na mensagem, tendo destaque na forma criativa como ela é construída, fazendo o uso de rimas e jogos de palavras. 

A música Rajadão, de Pabllo Vittar, nos trechos “A previsão do tempo diz que o céu fechou” e “A chuva da vitória vai reinar no fim”, traz a função poética, ao fazer uso do jogo de palavras.

E aí, já sabe tudo sobre funções da linguagem? Então bora exercitar! Uma outra dica é procurar as funções de linguagem nas suas músicas favoritas!

Lembrando que em um mesmo texto podem aparecer diferentes funções. O importante é reconhecer e identificar a predominante.

Aprendeu tudo sobre funções da linguagem? Então o que acha de continuar estudando com a gente? Confira o Então, cursinho preparatório da Descomplica?

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts