Fazer exercícios sobre o Parnasianismo vai te ajudar a mandar bem nas provas de vestibular. Esse conteúdo da literatura costuma ser cobrado tanto no Exame Nacional do Ensino Médio quanto em outros processos seletivos. Por isso, vale a pena revisar e entender os principais aspectos que costumam aparecer nas questões.
Desse modo, vamos apresentar um resumo sobre o Parnasianismo. Assim, você vai entender o contexto histórico do movimento, suas principais características e seus principais autores. Depois, você também vai ter acesso a uma lista de exercícios pra praticar. Bora lá?
Contexto histórico do Parnasianismo
O Parnasianismo surgiu na França no século XIX. Foi um movimento que se opunha aos ideais do Realismo e do Naturalismo, que ocorriam no país naquele momento. No Brasil, vale destacar que o Parnasianismo se opunha principalmente ao Romantismo. Isso acontece porque, apesar de a escrita realista e naturalista se destacar na prosa, o estilo romântico ainda tinha fortes características na poesia.
Sendo assim, trata-se de um movimento de gênero lírico, que estabelece o rigor formal e a recuperação de temáticas clássicas como princípios estéticos. Os poetas parnasianos, dessa forma, escreviam de forma a contrapor a estética romântica. Por isso, é importante lembrar que os movimentos citados aconteceram ao mesmo tempo, viu?
Além disso, o Parnasianismo vem da palavra “Parnaso”. Tem origem na mitologia grega e se refere a um monte consagrado à Apolo e às musas, que compunham inspirados pelo local. Logo, os autores parnasianos valorizavam a Antiguidade Clássica. Outro motivo pro nome foi a publicação de uma antologia chamada Parnasse contemporain, em 1866, na França.
E o contexto histórico? O século XIX foi marcado pelas escolas cientificistas e positivistas. Na época, as ideias de Auguste Comte se popularizaram e exaltavam o método científico como forma de chegar ao progresso.
A burguesia industrial também consolidava o seu poder, o que ocasionou o surgimento do proletariado e da discussão sobre a luta de classes. Porém, lembre-se de que os autores parnasianos não abordavam esses temas.
Características do Parnasianismo
Depois de entender o contexto histórico, fica mais fácil decorar as características do movimento literário. Afinal, o momento que os autores viviam tem tudo a ver com as suas escolhas estéticas. Confira as principais características do Parnasianismo!
- Rigor formal: em oposição ao romantismo, os autores não utilizam versos livres. Pelo contrário, escrevem por métrica e com rimas regulares. Predominam versos alexandrinos (doze sílabas métricas) ou decassílabos (dez sílabas métricas);
- Valorização do artista: em muitos poemas, o poeta é comparado a um ourives. Ou seja, a pessoa responsável por lapidar um texto assim como se lapida uma pedra pra se tornar uma joia;
- “A arte pela arte”: a arte é um culto ou belo, desse modo, não deve ser útil. Por isso, os textos não se ocupam dos problemas da realidade;
- Distanciamento da linguagem oral: o texto se distancia do coloquial, com palavras pouco populares, utilizando sílabas métricas e temas da mitologia grega;
- Inversão sintática: as frases não costumam ser escritas na ordem direta (sujeito e predicado). Por exemplo, no Hino Nacional, em que se lê “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / de um povo heroico um brado retumbante” em vez de “As margens plácidas do Ipiranga ouviram um brado retumbante de um povo heroico”;
- Impessoalidade: ao contrário do subjetivismo romântico, o texto parnasiano é impessoal;
- Gênero lírico: preferência pelo soneto;
- Temas pagãos: opõe-se ao cristianismo e ao misticismo, também valoriza o racionalismo e o materialismo.
Autores parnasianos no Brasil
Após 1870, o Parnasianismo passou a ser difundido no Brasil. Na época, o jornal Diário do Rio de Janeiro desenvolveu uma coletânea de artigos conhecida como “Batalha do Parnaso”. De um lado, os adeptos do Romantismo defendiam seus preceitos e, de outro, adeptos do Parnasianismo e Realismo difundiam suas ideias.
A obra que inaugura o movimento no país, em 1882, é Fanfarras, de Teófilo Dias. Além disso, o Parnasianismo se mantém até a Semana de Arte Moderna, em 1922. Os principais autores do movimento foram Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, conhecidos como a tríade parnasiana.
Exercícios sobre Parnasianismo
Agora, é hora de praticar! Abaixo, você confere uma lista de exercícios sobre Parnasianismo pra revisar o conteúdo e mandar bem nas provas!
1. (Vunesp)
(…)
Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
Como um rubim.
Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito:
(…)
(…)
Assim procedo. Minha pena
Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena
Serena Forma!
(…)
- A qual estilo de época pertencem esses versos?
- Transcreva os versos em que o poeta personifica o objeto de sua devoção.
Gabarito:
- Parnasianismo. Por meio da metalinguagem, o autor do texto faz uso da poesia para abordar sobre a sua própria escrita.
- “Por te servir, Deus serena, / Serena Forma!”.
2. (UFPE) É incorreto afirmar que, no Parnasianismo:
- a) a natureza é apresentada objetivamente;
- b) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica;
- c) a valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema;
- d) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários;
- e) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.
Gabarito: C.
3.(UFRS) Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações.
I – Pode ser considerado um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico.
II – Apresenta características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.
III – Definiu-se, no Brasil, com o livro “Poesias”, de Olavo Bilac, publicado em 1888.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
Gabarito: C.
Bora continuar estudando?
Agora que você já revisou e praticou com exercícios sobre Parnasianismo, que tal explorar outros conteúdos? No Blog do Descomplica, há vários textos pra você revisar conteúdos de Literatura e arrasar nas provas.