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Veja um resumo completo sobre figuras de linguagem

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Imagem de uma menina segurando um libro e usando um óculos para ilustrar o texto sobre figuras de linguagem resumo

As figuras de linguagem estão presentes em músicas, poemas, literatura e até em charges, aparecendo muito nos vestibulares, no Enem e até em concursos públicos, tudo dentro da prova de interpretação de texto.

Se você está se preparando pra uma prova esse resumão vai te ajudar muito!

O que são figuras de linguagem?

De forma resumida as figuras de linguagens são expressões que exploram outros sentidos da palavra, indo além do sentido literal. Assim, elas podem passar uma ideia de exagero, similaridade, ausência ou, até mesmo, um efeito sonoro.

A sua ideia principal é trazer mais expressividade ao texto, dando oportunidade ao leitor de fazer uma nova interpretação do que é dito. 

Exemplos de figuras de linguagem

As figuras de linguagem são divididas em quatro categorias principais:

  • Figuras de palavra ou semântica;
  • Figuras de pensamento;
  • Figuras de construção ou sintaxe;
  • Figuras de som.

Bora conhecer um pouco mais de cada uma delas?

Figuras de Palavras ou Semânticas

As figuras de palavras ou semânticas são aquelas associadas ao significado da palavra, muitas vezes trazendo um novo entendimento e fazendo uso do sentido figurado ou simbólico. 

  • Metáfora: Utiliza palavras com significados diferentes do habitual. Ela é mais subjetiva e faz um tipo de comparação implícita com algum elemento. Ex: “Meu pensamento é um rio subterrâneo”;
  • Comparação ou Símile: A figura de linguagem comparaçãotraz uma relação de semelhança de forma explícita, utilizando conectivos como: quando, tal qual, assim como. Ex: “Ela canta como Elis Regina”.
  • Metonímia: Utiliza um termo no lugar do outro, mas entre eles existe uma relação de sentido direta. Ex: “Estou lendo Machado Assis” (lendo os livros de Machado de Assis);
  • Catacrese: É um tipo de metáfora que já se tornou real de certa forma, quando utilizamos um termo tantas vezes que aquilo já é um nome próprio. Ex: “Maçã do rosto, asa da xícara, batata da perna”;
  • Sinestesia: Traz uma mistura de sensações de diferentes órgãos em uma mesma expressão, é muito utilizada na música e na poesia. Ex: “Uma canção doce rompeu o silêncio”;
  • Perífrase: Utiliza uma expressão pra falar de um ser ou uma pessoa por meio de suas características. Ex: “O rei da selva”.

Figuras de pensamento

As figuras de pensamento são utilizadas pra incrementar o significado das palavras, trabalhando com a combinação de ideias e pensamentos.

  • Antítese: Traz duas palavras com sentidos opostos, criando uma ideia de contraste ao mesmo tempo em que enfatiza o sentido das palavras. Ex: “O corpo é pequeno e a alma é grande”;
  • Paradoxo: Aqui existe a união de duas ideias contraditórias, gerando até uma expressão que pode soar absurda: Ex: “Quanto mais trabalhava, menos dinheiro tinha”;
  • Personificação ou Prosopopeia: Quando seres inanimados possuem características ou realizam ações de seres humanos. Ex: “As nuvens choraram pesadamente naquela noite”;
  • Hipérbole: É o uso intencional de expressões muito exageradas pra passar uma ideia. Ex: “Fiquei esperando séculos pelo atendimento médico”;
  • Ironia: Serve pra satirizar ou ridicularizar uma situação, muitas vezes dizendo algo mas com outro significado. Ex: “É um amor de criança, brigou com todos os amigos”;
  • Eufemismo: Quando uma expressão mais suave é utilizada pra comunicar algo mais desagradavel. Ex: “Ele partiu desta pra uma melhor” (morreu);
  • Disfemismo ou Cacofemismo: É o oposto do eufemismo, quando um termo mais desagradavel ou vulgar é utilizado pra falar sobre algo. Ex: “Ele é um pintor de rodapé” (pessoa baixa).

Figuras de Sintaxe

As figuras de sintaxe interferem diretamente na construção das frases e atribuem maior expressividade ao sentido.

  • Elipse: Quando um ou mais termos são omitidos de uma frase sem que se perca o seu significado. Ex: “Qual o seu número?” (o número do seu telefone);
  • Zeugma: Bem parecido com a elipse, a diferença é que aqui temos a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente. Ex: “Eu gosto de sushi; ela, de pizza”;
  • Polissíndeto: Quando existe a repetição dos termos conectivos em uma frase. Ex: “As pessoas cantavam e comemoravam e dançavam e riam juntas”;
  • Hipérbato ou Inversão: Consiste na inversão da estrutura da frase, quando os termos mudam de ordem. Ex: “Da minha vida cuido eu”;
  • Anáfora: Cria um efeito de reforço e de coerência utilizando a repetição de uma ou mais palavras no início de várias frases. Ex: “Se tudo fosse barato, se tudo fosse acessível, se tudo fosse mais fácil”;
  • Pleonasmo: Traz a repetição de uma ideia de forma excessiva, é uma forma redundante de expressão, quando usado de forma incorreta se torna um vício de linguagem. Ex: “Vi toda a cena com meus próprios olhos”.

Figuras de Som

Por fim, temos as figuras de som, que tentam reproduzir efeitos sonoros com o uso das palavras no texto.

  • Aliteração: Consiste na repetição dos sons das consoantes pra trazer ritmo ou algum efeito sonoro significativo: Ex: “Lá vem o pato, pata aqui, pata acolá…”.
  • Assonância: É parecida com a aliteração, mas nesse caso ela ocorre com a repetição dos sons das vogais. Ex: “Sou um mulato nato, no sentido lato, mulato democrático do litoral…”.
  • Onomatopeia: É uma tentativa de reproduzir sons e outros barulhos por meio da escrita, muito utilizada nas histórias em quadrinhos. Ex: “O copo caiu e fez CRASH! Espalhando vidro por todo o chão”.
  • Paranomásia: Utiliza palavras parecidas mas com significados diferentes em uma mesma frase, gerando um tipo de trocadilho. Ex: “Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs”.

Imagem de uma menina e um menino para ilustrar o texto sobre figuras de linguagem resumo

Exercícios de figuras de linguagem

Abaixo, deixamos alguns exercícios de figuras de linguagem no Enem pra você começar a praticar:

Abaixo, deixamos dois exercícios de figuras de linguagem no Enem pra você começar a praticar:

1 – (ENEM 2016)

O adolescente

A vida é tão bela que chega a dar medo,

Não o medo que paralisa e gela,

estátua súbita,

mas

esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz

o jovem felino seguir para a frente farejando o vento

ao sair, a primeira vez, da gruta.

Medo que ofusca: luz!

Cumplicemente,

as folhas contam-te um segredo

velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova…

A vida é nova e anda nua

— vestida apenas com o teu desejo!

QUINTANA, M. Nariz de vidro. São Paulo: Moderna, 1998.

Ao abordar uma etapa do desenvolvimento humano, o poema mobiliza diferentes estratégias de composição. O principal recurso expressivo empregado para a construção de uma imagem da adolescência é a:

a) antítese entre juventude e velhice.
b) personificação da vida.
c) comparação entre desejo e nudez.
d) metáfora da estátua.
e) hipérbole do medo.

2 – (ENEM 2021)

O ouro do século 21

Cério, gadolínio, lutécio, promécio e érbio; sumário, térbio e disprósio; hólmio, túlio e itérbio. 

Essa lista de nomes esquisitos e pouco conhecidos pode parecer a escalação de um time de futebol, que ainda teria no banco de reservas, lantânio, neodímio, praseodímio, európio, escândio e ítrio. Mas esses 17 metais, chamados de terras raras, fazem parte da vida de quase todos os humanos do planeta. Chamados por muitos de “ouro do século 21”, “elementos do futuro” ou “vitaminas da indústria”, eles estão nos materiais usados na fabricação de lâmpadas, telas de computadores, tablets e celulares, motores de carros elétricos, baterias e até turbinas eólicas. Apesar de tantas aplicações, o Brasil, dono da segunda maior reserva do mundo desses metais, parou de extraí-los e usá-los em 2002. Agora, volta a pensar em retomar sua  exploração.

SILVEIRA, E. Disponível em: www.revistaplaneta.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

As aspas sinalizam expressões metafóricas empregadas intencionalmente pelo autor do texto para:

a) imprimir um tom irônico à reportagem.
b) incorporar citações de especialistas à reportagem.
c) atribuir maior valor aos metais, objeto da reportagem.
d)  esclarecer termos científicos empregados na reportagem.
e) marcar a apropriação de termos de outra ciência pela reportagem.

3 – (ADVISE 2009)

No enunciado: “Virgílio, traga-me uma coca cola bem gelada!”, registra-se uma figura de linguagem denominada:

a) anáfora

b) personificação

c) antítese

d) catacrese

e) metonímia

GABARITOS

1 – B

2 – C

3 – E

E então, curtiu o conteúdo? Aproveite para conhecer o cursinho preparatório da Descomplica.

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