Blog Descomplica
Jovem fazendo prova para ilustrar o conteúdo que fala sobre como usar citações na redação do Enem

Como fazer citações na redação do Enem – Dicas práticas

A citação direta e indireta são tipos de citações que podem ser utilizadas em uma prova para mostrar conhecimento sobre um tema. Veja como utilizar a citação na redação do Enem 2023 e impressione os avaliadores.

Atualizado em

Compartilhe

Compreender a Redação do ENEM é uma tarefa que exige prática e tempo. No entanto, além da relação estrutural que deve possuir o seu texto, é importante também analisar os pontos que irão construir as suas ideias e, de fato, irão auxiliar no processo de comprovação do seu argumento.

Veremos, então, um pouco mais sobre a competência 2, como também a definição das citações e dicas para utilizá-las dentro do texto! 

4 dicas de redação para reta final do Enem

A competência 2 na Redação do Enem

A correção compõe 5 competências, e a segunda pode ser definida como compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Nesse sentido, não somente é importante entender o que se pede pelo tema, mas apresentar ideias pertinentes ao conteúdo proposto. 

Para sair da esfera de opinião, e chegar ao nível argumentativo exigido, é necessário apresentar as suas experiências e conhecimentos de mundo. 

Como fazer citações na redação do Enem

A citação está presente como uma das muitas maneiras de comprovação do ponto de vista e, dessa maneira ela é um importante instrumento para mostrar o seu conhecimento sobre o assunto. Abaixo, veremos como utilizar dentro da sua Redação do Enem.

Citações diretas ou indiretas

Por definição, citação é a transcrição de um conteúdo externo para sustentar uma hipótese, defender uma ideia, construir um raciocínio, etc. 

Esse mecanismo de intertextualidade pode ser visto de duas maneiras: direto e indireto.

Vamos te mostrar a partir do tema do ENEM 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, como exemplo.

Citações diretas

Ocorre quando a transcrição é feita de modo integral, ou seja, sem alteração na frase original.

Exemplo:

“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade”. A reflexão de Albert Einstein em meados do século XX se faz presente no cenário atual, com o advento da internet.

Embora a ampliação dos meios de comunicação virtual, além da exposição demasiada se seus usuários exista, a insegurança sobre as informações transmitidas no ciberespaço, atrelada à insuficiência de políticas públicas garantidas na decisão própria, fragiliza o internauta.

Citações indiretas:

Aqui depende da interpretação de quem escreve, visto que é feita uma paráfrase do texto original. Nesse caso, é importante citar o autor, mas não é necessário replicar sua fala com todas as palavras que utilizou, priorizando somente a ideia nuclear do que quer trazer ao texto. 

Exemplo:

A princípio, é necessário avaliar como o uso de dados pessoais por servidores de tecnologia contribui para fomentar condutas intolerantes nas redes sociais. Em consonância com a filósofa Hannah Arendt, pode-se considerar a diversidade como inerente à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam estar habituados à convivência com o diferente.

Todavia, a filtragem de informações efetivada pelas redes digitais inibe o contato do usuário com conteúdos que divergem dos seus pontos de vista, uma vez que os algoritmos utilizados favorecem publicações compatíveis com o perfil do internauta.

Aposte em temáticas amplas!

Agora é importante visualizar quais temáticas, bem como quais autores, textos e conceitos devem ser priorizados na hora do texto. 

O ideal é focar em definições mais amplas, que não se prendem somente a um tema ou assunto. Citações muito filtradas serão restritas a poucos temas e desenvolvimentos.

Já frases e pensadores mais amplos, que abordam conceitos também generalistas, são mais fáceis de manusear, buscar analogias, elencar com a atualidade, etc. Além disso, é muito importante ter conhecimento fiel do que está sendo colocado no texto. 

Leia também o texto: com as melhores citações para a redação do Enem

Buscando referências para sua Redação do Enem

Por fim, onde encontrar as citações? Já vimos a definição, bem como as dicas para a melhor utilização na sua redação, mas a busca pelas referências deve ocorrer ao longo de seus estudos, a partir de:

  • Aulas que tragam pensadores, como Filosofia, Sociologia e Redação;
  • Filmes, séries e livros que irão apresentar os conceitos;
  • Busca por frases amplas sobre assuntos diversos. 

Aqui, a gente já fez essa pesquisa para você! Clicando nesse e-book, você tem acesso a 40 citações para usar e causar na Redação do Enem, com diversos temas e pensadores, clássicos e atuais, para ampliar o repertório e construir melhor os argumentos! 

Bons estudos! ?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você