• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 dicas de redação para reta final do Enem

De repente já é o Enem e você precisa dar uma acelerada nos treinos? Entendemos que estudar nessa reta final não é fácil, afinal de contas, são diversas disciplinas e vários assuntos que estarão na prova, por isso, nós separamos 4 dicas rápidas para você mandar bem na redação e garantir a sua vaga na faculdade dos sonhos.

1. Organizando sua estrutura textual da melhor forma

A essa altura do campeonato você já aprendeu muita coisa sobre a estrutura da redação. Já entendeu que é importante evidenciar a tese na introdução do seu texto, justificá-la e comprová-la no desenvolvimento e, na conclusão, estabelecer uma proposta de intervenção que esteja relacionada à argumentação e amenize o problema do tema. Certo?

Veja aqui a estrutura da redação do Enem [Mapa mental]

No entanto, é importante que você pratique bastante (bastante mesmo!) e organize a sua própria estrutura de texto para facilitar a escrita da redação. Não, não é para você decorar uma redação para a prova, mas saber quais estratégias você prefere utilizar, por exemplo, contextualização a partir de uma alusão cultural, argumentação a partir de causas e consequências, etc.

Como se comportar no dia do Enem

2. Adquirindo repertório sociocultural para a redação do Enem

“Poxa, me falaram que ficar por dentro das notícias é muito importante, isso é verdade?” Com certeza! Você deve ficar por dentro de jornais e revistas, assistir aquela série, um documentário, ler um livro, e sim, escutar um podcast será bastante importante para você. Imagina, você saber tudo sobre gramática e ter pouco conhecimento sobre o tema da redação, complicado, né?

Pegue seu bloco de notas e não pare de ler, se prepare que vem uma dica super importante para você. Uma dica interessante para você que está estudando nessa reta final é ler bastante sobre referências e procure, também, estar atento às atualidades. 

O que você pode fazer nesse tempo é construir um caderno de referências, já pensou nisso? Uma mesma referência, muitas vezes, pode ser usada em diversos temas, visto que se interligam. Então, anote pensadores, dados estatísticos que sejam relevantes, conceitos e mãos à obra! Ah, você sabia que a gente tem dois ebooks grátis que podem te ajudar nesse ponto? 40 citações para usar na prova do Enem e Dados incríveis para usar na redação do Enem.

3. Como redações exemplares podem te ajudar na hora de escrever a sua

A leitura de redações exemplares também é um exercício muito bom para essa reta final, sabe por quê? A partir da leitura desses textos, podemos identificar conectivos que podem ser usados para iniciar os parágrafos e também para iniciar os períodos. 

Além disso, pode-se notar também como a argumentação foi estruturada, como a tese foi apresentada, sem contar que com a leitura dessas redações também podemos adquirir repertório sociocultural produtivo para utilizarmos em outros textos.

Veja a nossa playlist de aulas com redação exemplares.

Ah! Outro passo importante é analisar a proposta de intervenção para se inspirar, pois muitas vezes a necessidade de criar uma “solução” pode nos deixar um pouco apreensivos, mas fique calmo que seguindo esses passos você vai tirar de letra.

4. Como treinar redação para o Enem

Como já mencionamos, treinar é um dos passos mais importantes para garantir o sucesso na sua redação. Então chegou a hora de você colocar a mão na massa e começar a escrever o máximo de redações que puder.

Mas como escolher os melhores temas para começar? Como saber se você está mandando bem? Se liga nessa dica especial:

Agora o Descomplica tem um livro inteirinho para falar somente da redação. Conheça o Redação em 10 Semanas, nele você vai aprender todos os aspectos de uma redação, desde o conceito de texto até como usar a vírgula, legal, né?! Como eu sei que rolou uma curiosidade pra saber mais, veja aqui o que tem no livro:

  • 130 exercícios
  • 15 propostas de redação
  • Modelos de redação nota 1000 + comentários
  • Folhas de redação para treinar
  • Dicas de gramática
  • Conteúdos extras da plataforma

Além do livro que tem o passo a passo para você tirar nota mil no Enem, temos também um plano para complementar com o curso completo para garantir o milzão, que é o plano Redação em 10 semanas. Onde você terá:

  • Biblioteca de aulas de Linguagens
  • Cronograma semanal do que estudar
  • Superaulas de Redação
  • 60 aulas de discussão de temas
  • 16 correções de redação

Saiba tudo sobre o livro Redação em 10 Semanas.

Estudar redação ficou ainda mais fácil com todas essas dicas, não é mesmo? Vamos ter você como nosso aluno e te ajudar a conquistar essa tão sonhada nota e vaga na sua faculdade dos sonhos, pode confiar.

Lembrando que você também encontra conteúdos e dicas de conteúdo gratuitos em nosso canal no Youtube. Não perca tempo e venha conhecer os melhores professores do Brasil.