• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Resumo de eletroquímica: veja tudo o que precisa saber para fazer o Enem

Se você está em busca de um resumo de Eletroquímica pra estudar pro Enem, está no lugar certo: neste artigo você vai entender mais sobre o que é, quais são os pontos que precisa saber e, claro, ainda trouxemos algumas questões de eletroquímica no Enem. 

A corrosão é algo que está bastante presente em nosso dia a dia. Por isso, é de suma importância que as empresas otimizem as fórmulas químicas contra as reações com o oxigênio, e criem elementos mais fortes e resistentes ao meio ambiente.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui com a gente, pra que possamos te ajudar. E, claro, não esqueça de deixar aqui nos comentários quais são as suas opiniões sobre o assunto.

Veja também: 5 resumos de Química para o Enem

Resumo de Eletroquímica 

Mulher trabalhando em laboratório - resumo de eletroquímica

É o estudo da transferência de elétrons pra determinado elemento químico. Pra isso, é necessário considerar as regras físicas e químicas que determinam com qual elemento cada um dos reagentes que estão presentes em nossa tabela periódica irão interagir. 

A relação de cada átomo com outros faz parte de uma série de regras específicas. Hoje em dia, esse tipo de assunto é ensinado nas salas de aulas através da reação entre as baterias dentro da água. 

Quais são os dois termos mais conhecidos quando estamos falando do resumo de eletroquímica? Bem, neste caso, a gente pode citar ao menos dois deles que podem te ajudar a entender o conteúdo de forma completa. 

  • Ânodo: polo negativo onde ocorre a oxidação;
  • Cátodo: polo positivo onde ocorre a redução (visto que vai “puxar” o elétron).

Qual é a importância da eletroquímica?

É a eletroquímica que ajuda na fabricação de metais que são usados em praticamente tudo do nosso dia a dia (computadores e celulares, p. ex.). O investimento na área faz as empresas economizarem ao separar os metais, automatizando processos.

Ou seja, o estudo da eletroquímica e o conhecimento do assunto por parte de quem é da área de engenharia ou técnica de determinada empresa pode fazer total diferença quando estamos falando do balanço de caixa ao final do mês. 

Hoje em dia, os processos de eletrólise são usados pra praticamente tudo que está relacionado a combustíveis e principalmente metais. Por isso, ter um profissional que entenda do assunto dentro da empresa em que se trabalha é essencial pra garantir que os processos químicos vão estar sendo cada vez mais eficazes. 

O que é a eletrólise? 

Laboratório de análise química - Resumo Eletroquimica

A eletrólise é um processo em que há a transformação de determinada energia elétrica apenas com as reações químicas. Esse tipo de relação acontece principalmente por causa da necessidade do meio ambiente estar sempre neutralizando as suas cargas. 

O cátion que está presente em determinada solução tende a receber o íon e, deste modo, se tornar neutro, gerando a oxidação, que é tão comum no ferro, como também no corpo humano, tinturas e muito mais. 

A água tem o poder de fazer com que essa reação aconteça de forma muito mais prática. 

Questões de eletroquímica do Enem

Não basta apenas estar ciente do que é eletroquímica pra se preparar pro Enem. Também é necessário que se tenha praticado sobre o assunto pra garantir que não vai cometer nenhum erro na sua prova final.

É importante aprender como estudar de forma eficaz, organizando o tempo de estudos, fazendo mapas mentais e resolvendo simulados diversos.

Portanto, neste artigo, também separamos uma lista de exercícios que podem te ajudar a ir muito bem na sua prova de vestibular ou Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, basta continuar a leitura aqui conosco, ver as questões  e tentar resolver. 

Principais dúvidas sobre eletroquímica

1. Qual a definição de catodo e anodo?

Anodo é o lugar onde acontece a oxidação e Catodo é o lugar onde acontece a redução.

2. Como saber a quantidade de elétrons?

A quantidade de elétrons varia de acordo com a carga do elemento.

3. Hidroxila é oxigenado, por que a hidroxila oxida e o fluoreto não?

A hidroxila tem um potencial oxidação maior do que o Fluoreto.

4. Na Eletrólise Troca-se o polos, mas o anodo continua sendo o lugar de oxidação?

Sim. O ano fará oxidação e o catodo fará redução.

Imagens da aula ao vivo:

quimica 4 quimica 5 quimica 6 quimica 7 quimica 8 quimica 3 quimica 2 quimica 1

Exercícios sobre Eletroquímica

Questão 1 sobre resumo de Eletroquímica (resposta em negrito)

Quatro metais dentro da empresa recebem o nome respectivo de D, G, X e Z. Após a equipe de químicos analisar a situação, foi determinado que apenas o G e o Z estariam reagindo com ácido clorídrico. Enquanto os outros dois  não tinham nenhum tipo de reação ao serem adicionados no mesmo reagente.

O metal do G consegue reagir também com soluções que tenham hidróxido na composição e quanto o metal X não consegue reagir com nenhuma solução que está dentro do laboratório

Tendo como base as informações que foram citadas anteriormente, diga abaixo qual é a ordem de metais redutivos de forma crescente. 

  • X, D, G e Z.
  • X, D, Z e G.
  • G, X, Z e D.
  • G, Z, D e X.

Questão 2 sobre resumo de Eletroquímica (resposta em negrito)

Para fazer a produção de gás hidrogênio e gás oxigênio dentro de empresas é necessário o uso de eletrólise dentre os processos químicos que são realizados com a marca. 

Pra isso, especialistas argumentam que era necessário contar com sulfato de sódio ou ácido sulfúrico que são negativos e iriam atrair a reação. 

Quando a mistura está presente em um recipiente fechado, ela tende a migrar o cátodo que é pelo negativo pro ânodo, polo positivo. Logo, consegue-se gerar uma mistura de gases sob determinada pressão. 

Leve em conta, pra fazer esse exercícios, que os dois gases estão na mesma condição e situação de recolhimento durante o processo de reação química: 

  • A cada mol de água decomposto, você vai conseguir formar 2 mols de cada um dos gases. 
  • Vai ser formado 2 mols de água pra cada mol de cada um dos gases que forem decompostos. 
  • Em suma, a massa de O2(g) acaba sendo de quatro vezes mais que o de H2. 
  • A massa dos dois tipos de gases acaba sendo igual ao final dos dois processos. 
  • O hidróxido vai ter um volume maior de formação que o dióxido.