• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como melhorar sua interpretação de texto e gabaritar o Enem

A interpretação de texto é decisiva no Enem. Ela pode te fazer arrasar na prova e resolver as questões com muito mais facilidade, como também pode jogar sua nota lá embaixo e dificultar sua vida. Entender exatamente o que está sendo pedido em um exercício não só evita que você erre, mas também te adianta pra caramba na resolução de questões. Afinal, você sempre pode “pescar” informações que vão te fazer resolvê-las muito mais rápido! 😉

BAIXE AQUI UM PLANO DE 5 SEMANAS PARA ESTUDAR ATÉ O ENEM

Na reta final para o Enem, é super importante que você invista em aperfeiçoar cada vez mais sua interpretação de texto. Pense nela como uma estratégia de prova, que pode te ajudar a resolver questões melhor e mais rápido! Para saber como e o que melhorar nesse aspecto, confira nossas dicas:

Reconhecer o verbo de comando

O verbo de comando é aquele que te indica exatamente o que você deve responder na questão. Ele é o protagonista do enunciado, aquele que deve ganhar 100% da sua atenção!

É super importante que você leia e releia o verbo de comando das questões quantas vezes achar necessário. Tente relacioná-lo com o texto de apoio e o conteúdo do enunciado de forma geral. Assim você tem certeza de que seu raciocínio para resolver o exercício tem tudo a ver com o que está sendo pedido!

Ler tabelas, gráficos e imagens

Imagens, tabelas e gráficos também são texto e devem ser interpretados, viu? É essencial que você analise esses elementos quando eles aparecerem nas questões. Extraia deles todas as informações possíveis para te ajudar a respondê-las!

Além disso, você deve associar as tabelas, gráficos e imagens com as alternativas de resposta. Assim, você consegue tanto eliminar aquelas que não tem nada a ver com as informações dadas na questão quanto analisar mais a fundo aquelas que parecem certas. O segredo é sempre relacionar as informações com o enunciado.

Entender o processo conduzido pela questão

Toda questão tem um processo: introduzir o assunto, contextualizá-lo e indicar o que deve ser respondido. É super importante que você entenda essa linha de raciocínio – ela é essencial para você sacar exatamente o que ele tá pedindo e resolver o exercício de maneira assertiva.    

Interpretar a voz do texto

Ao ler o enunciado, você deve interpreta a voz do texto – se ela é pessoal, impessoal, direta, objetiva, literária ou imagética. Isso vai te ajudar pra caramba a entender o pedido e a direcionar sua resposta!

Para que você não se perca e não esqueça qual a voz principal do texto do enunciado, sublinhe os termos em evidência, anote as relações deles com o contexto da questão e com o verbo de comando.

Extrair a ideia central de cada texto

Para fechar as dicas para melhorar sua interpretação no Enem, você deve extrair a ideia central de cada enunciado e seus respectivos textos – sejam eles textos de apoio, gráficos, imagens ou tabelas. Se for te ajudar a não perder o foco, anote esse resumo com palavras-chave!

Dessa maneira, você consegue captar o que o enunciado quis dizer como um todo e usar essa informação para resolver a questão e marcar a opção mais correta possível!

Depois de tantas dicas, temos certeza que você vai interpretar direitinho todas as 180 questões do Enem e sacar tudo que o Exame está te pedindo! Se surgir qualquer dúvida no meio dos estudos e exercícios, não se esqueça de chamar o Descomplica, viu? 😀