Blog Descomplica

Veja o que vai estudar em Sistemas de Informação conhecendo a grade curricular!

Você conhece Sistemas da Informação e sua grade curricular? Neste artigo, a gente te mostra o que será aprendido nos 4 anos de curso. Acompanhe!
porDescomplica| 06/11/2021

Compartilhe

Ainda existem dúvidas sobre o que são os Sistemas de Informação e a grade curricular. Mas, calma que vamos esclarecer pra você! Entender o que está previsto pra ser estudado é essencial pra garantir que terá a formação correta nos campos em que precisa.

Ou então, caso não encontre os tipos de conteúdos que procura, pode significar que não está procurando pelo tipo de graduação que precisa. Isso é muito comum.

Às vezes, você pode ser da área de Engenharia de Dados, Ciência da Computação ou Análise de Sistemas. As possibilidades são as mais variadas.

No artigo de hoje, o Descomplica vai abordar sobre as disciplinas que são aprendidas durante os 4 anos de formação do curso. E também alguns pontos sobre a importância de estudar o SI.

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura deste artigo.

linguagem de programação na tela do notebook

O que é Sistemas de Informação?

Em resumo, a área de Sistemas de Informação trata de todo o mecanismo que é responsável por coletar e administrar dados. Devido a isso, muitos formados na área acabam indo pro campo de administrador de banco de dados — e existem até mesmo formações específicas pra isso. 

Veja também:
Diferenças entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação

Durante o seu processo de formação, deve-se aprender sobre a sociedade e cultura a fim de compreender como as suas ações podem impactar de forma negativa o ambiente em que vive.

E, desde o primeiro semestre, por exemplo, os estudantes começam a aprender sobre matemática e lógica pra posteriormente adicionar esse conhecimento na prática com a programação, criação de projetos e desenvolvimento. 

Um dos lados interessantes pra quem está pensando em ir pra esse ramo é o constante crescimento. Com a área da tecnologia tão avançada, o conhecimento em Sistemas de Informação te coloca um passo à frente na linha de contratação.

Em síntese, cada vez mais as empresas precisam de colaboradores que cuidam de toda a administração do banco de dados ou da análise de dados dos clientes, ainda mais com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que pode punir quem não respeitar e usar as informações corretamente. 

Sem um banco de dados, por exemplo, uma empresa não consegue registrar quais foram os clientes que acabaram de comprar. Dizemos isso em marcas de grande e médio porte, que vendem em escala internacional. 

Se tudo é anotado no papel, fica difícil saber quando alguém está devendo, quando algum produto sumiu, quem é aquele cliente. Os processos ficam lentos, demorados e caros, o que não acontece quando se tem o banco e um DBA. 

sistemas de informação grade curricular - parte do teclado de um notebook

Qual a grade curricular de Sistemas de Informação?

A grade curricular de Sistemas de Informação é inicialmente composta por disciplinas que contam conceitos mais básicos e, depois disso, acabam se aprofundando de forma mais expressiva com as mesmas matérias nas de nível 2, 3 e assim por diante.

Por exemplo, no primeiro semestre o estudante geralmente aprende os conceitos básicos de banco de dados. No segundo, tem a mesma matéria mas de forma muito mais aprofundada. 

Veja abaixo algumas disciplinas que pode aprender durante o curso e que servem não somente pra formar um profissional de TI, como alguém que seja mais humanizado — um ser humano que realmente trabalhe de forma ética:

  • Computadores e Sociedade: mostra quais são as relações dos seres humanos com a sociedade em que vivem e como a tecnologia veio pra mudar de forma rápida o modo de viver e consumir. É necessário que os especialistas do setor entendam os impactos que causam sobre o planeta em escala mundial. 
  • Cultura Religiosa, filosofia e ética: essa disciplina é ensinada apenas em um semestre e serve pra mostrar mais sobre as diversidades religiosas, ética e moral dos funcionários tanto dentro quanto fora do ambiente corporativo. 
  • Cálculo Diferencial e Integral: desenvolvimento de aplicações distribuídas, engenharia de requisitos, estatística e probabilidade: são as disciplinas que começam a adicionar o cálculo e a lógica na formação do estudante dentro da universidade. 

Quanto tempo dura o curso de Sistema de Informação?

O curso de Sistemas de Informação tem a duração de 4 anos. No entanto, pode ser maior caso o estudante decida trancar alguma disciplina pra cursar posteriormente. 

Vale salientar que a duração de 4 anos não é uma regra. Visto que pode variar de acordo com a grade curricular de Sistemas de Informação que é oferecida pela instituição em que se pretende estudar. 

Logo, existem alternativas que duram três anos e meio e outras que podem chegar a cinco mesmo que não haja o trancamento de matérias. 

sistemas de informação grade curricular - cursor do mouse clicando na palavra Security

Qual a importância de estudar Sistemas de Informação?

Além de saber qual é a grade curricular de Sistemas de Informação, também é necessário que o estudante tenha uma noção básica sobre a importância que essa profissão tem nos dias atuais. 

Ter um analista que cuida dos sistemas da empresa faz com que os processos se tornem mais rápidos. E, como consequência, poupe tempo não somente pros clientes. Como também pros profissionais que estão atuando com a marca dentro da equipe de Tecnologia da Informação — TI. 

E, com a lei geral de proteção de dados vem se tornando cada vez mais essencial, contar com alguém que tenha um domínio nesta legislação é muito importante. Logo, o analista de sistemas pode garantir que a empresa cumpra com todos os requisitos que forem solicitados. 

Além disso, se já não bastasse, é um campo que está em constante crescimento. Por isso, em portais como o LinkedIn, você consegue encontrar uma enorme oportunidade de vagas de emprego. Afinal, o mundo está cada vez mais digital e mais voltado pra quem é da área de TI. 

Onde fazer o curso? 

Você sabia que a Faculdade Descomplica conta com um curso de Sistemas de Informação — SI de forma totalmente online e acessível?

Com ele, você pode estudar de qualquer lugar do mundo sem nenhuma dificuldade, bastando apenas ter internet ou, então, ter baixado os materiais com antecedência.

A gente não preza somente pela qualidade do material como também pela flexibilidade dos seus horários. Acreditamos que o estudante deve criar os seus horários de estudo pra se sentir mais produtivo e alcançar o melhor desempenho.

Então, que tal conhecer a graduação em Sistemas de Informação da Faculdade Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica