Blog Descomplica

Segurança na internet: confira 5 dicas para aumentar sua proteção

Segurança na internet: confira cinco dicas para aumentar a sua proteção na web e resguardar seus dados e sua privacidade.

Atualizado em

Compartilhe

Em uma época onde quase todas as nossas atividades podem ser feitas de forma online, falar sobre segurança na internet nunca é demais. Além de ficarmos a cada dia mais conectados, o ambiente virtual reproduz o real, com riscos e ameaças constantes.

Assim, saber proteger tudo que colocamos nos ambientes virtuais é muito importante pra garantir a segurança na internet. Por isso, sempre vale relembrar alguns cuidados básicos pra manter nossas conexões e nossos dados seguros. 

A gente preparou um conteúdo bem completo sobre o assunto. Então, bora lá conferir 5 dicas de como se proteger dos riscos da internet e aumentar a segurança na web.

pessoa trabalhando no computador com segurança

1. Mantenha-se informado sobre segurança na web

Dizer que a internet é um universo extremamente dinâmico é uma redundância. No que se refere à segurança na web, isso é ainda mais evidente. A cada hora, surgem novas ameaças que colocam em risco seus dados e sua privacidade.

Logo, é importante ficar sempre atento às novidades do setor. Procure acompanhar as notícias para conhecer os novos riscos e também os novos dispositivos de segurança.  

segurança na internet - quadrados com letras formando a palavras "password" (senha)

2. Cuide de suas senhas

A senha é a ferramenta mais básica pra garantir a proteção na internet. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com ela. Ao criar a sua, evite palavras curtas, óbvias ou lógicas, como o seu sobrenome ou a sua data de nascimento.

Também evite salvar as suas senhas no computador. Outro cuidado importante é trocar os caracteres periodicamente. Pra facilitar esses cuidados, você pode utilizar um gerenciador de senhas, aplicativos que oferecem praticidade e segurança.

segurança na internet - tela de notebook com as palavras "virus detected" (vírus detectado)

3. Invista em um bom antivírus

A oferta de wifi gratuito é uma comodidade que muitos estabelecimentos oferecem aos seus clientes. Embora às vezes seja difícil resistir a essa comodidade, fique atento: as redes públicas deixam o seu dispositivo vulnerável.

Quando utiliza a rede wifi de terceiros você está, na realidade, abrindo uma porta de entrada para o seu dispositivo. Por isso, sempre que possível é recomendável usar o pacote de internet do seu celular. Não se esqueça disso, viu?

segurança na internet - pessoa fazendo download pelo celular

5. Cuidado com downloads e softwares suspeitos

Quanto à instalação de aplicativos e aos downloads de arquivos pro seu celular, tablet ou notebook, há uma regra de ouro da internet segura: se você não tem 100% de certeza sobre sua procedência, fique longe deles.

Instalar apps e baixar arquivos desconhecidos é um dos principais fatores de risco na internet. Eles são o canal de acesso da maioria das ameaças aos seus dados e à sua privacidade.

Preocupação de qualquer pessoa ou organização que vive em um contexto digital, a segurança na internet pode ser, também, uma oportunidade de carreira.  E o mercado é promissor para profissionais que conhecem tudo sobre segurança na web.

Trabalhar com segurança da internet, é possível? 

Muitas pessoas não sabem, mas hoje em dia está sendo cada vez mais possível atuar com a segurança da internet de forma prática.

Em suma, existem até cursos de graduação que irão te ajudar com esta área e atuar pra empresas de grande porte que estão cada vez mais preocupadas com a Lei Geral de Proteção de Dados

O curso de segurança de sistemas e redes está presente tanto em universidades públicas quanto em privadas, e o seu valor mensal gira em torno de R$ 2 mil por mês.

No entanto, é importante salientar que ele pode variar de acordo com a instituição em que se está matriculado. 

O curso não só ensina dicas de segurança na internet, como também vai ajudar os estudantes a se tornarem experts sobre o assunto pra que atuem em grandes corporações.

Ou seja, o estudante vai ser responsável por criar sistemas dentro do banco de dados que garantem que os dados irão ficar salvos e seguros. 

Exercícios sobre segurança de dados na internet

Agora que você já sabe sobre segurança na internet de forma teórica, que tal a gente ver se você consegue colocar o assunto em prática através de algumas atividades? 

Nesse artigo, separamos algumas questões que irão te mostrar mais sobre o verdadeiro mundo da segurança e proteção de dados. 

Ah, e antes que a gente se esqueça, é importante dizer que a alternativa correta vai estar em negrito. Dessa forma, você conseguirá saber exatamente onde acertou e o que errou em cada uma das questões. 

Bora lá, meus consagrados? 

Questão 1

Qual é o nome do profissional que trabalha com a segurança, na internet, de dados de grandes instituições, sempre levando em conta a Lei de Proteção de Dados? Assinale a alternativa correta em relação a isso.

  • Analista de sistemas e proteção de redes.
  • Administração dos de banco de dados.
  • Programador.
  • Desenvolvedor.

Questão 2 

Leia o texto abaixo e preencha a lacuna de acordo com as palavras chaves que mais forem conveniente e com o tema: 

“A oferta de wifi gratuito é uma comodidade que muitos estabelecimentos oferecem aos seus clientes. Embora às vezes seja difícil resistir a essa comodidade, fique atento: as redes públicas deixam o seu dispositivo ————. 

Quando utiliza a ——– de terceiros você está, na realidade, abrindo uma porta de entrada pro seu dispositivo. Por isso, sempre que possível é recomendável usar o pacote de internet do seu celular. Não se esqueça disso, viu?”

  • Vulnerário e rede wifi.
  • Mais forte e senha.
  • Vulnerável e fraco.
  • Extremamente robusto e dados móveis.

Questão 3

Leia o trecho a seguir: A senha é a ferramenta mais básica pra garantir a proteção na internet. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com ela. Ao criar a sua, evite palavras curtas, óbvias ou lógicas, como o seu sobrenome ou a sua data de nascimento.

Tendo isso em vista, assinale a alternativa abaixo que ressente a uma senha forte: 

  • Data de nascimento.
  • Números aleatórios junto a letras e pontos.
  • Nome.
  • Número de celular.

Enfim, nesse artigo a gente abordou mais sobre segurança na internet. Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Coloque aqui com a gente pra que possamos te ajudar! 

 Ah, e aproveite para conhecer mais sobre outras carreiras profissionais clicando aqui.

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você