Em uma época onde quase todas as nossas atividades podem ser feitas de forma online, falar sobre segurança na internet nunca é demais. Além de ficarmos a cada dia mais conectados, o ambiente virtual reproduz o real, com riscos e ameaças constantes.
Assim, saber proteger tudo que colocamos nos ambientes virtuais é muito importante pra garantir a segurança na internet. Por isso, sempre vale relembrar alguns cuidados básicos pra manter nossas conexões e nossos dados seguros.
A gente preparou um conteúdo bem completo sobre o assunto. Então, bora lá conferir 5 dicas de como se proteger dos riscos da internet e aumentar a segurança na web.
1. Mantenha-se informado sobre segurança na web
Dizer que a internet é um universo extremamente dinâmico é uma redundância. No que se refere à segurança na web, isso é ainda mais evidente. A cada hora, surgem novas ameaças que colocam em risco seus dados e sua privacidade.
Logo, é importante ficar sempre atento às novidades do setor. Procure acompanhar as notícias para conhecer os novos riscos e também os novos dispositivos de segurança.
2. Cuide de suas senhas
A senha é a ferramenta mais básica pra garantir a proteção na internet. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com ela. Ao criar a sua, evite palavras curtas, óbvias ou lógicas, como o seu sobrenome ou a sua data de nascimento.
Também evite salvar as suas senhas no computador. Outro cuidado importante é trocar os caracteres periodicamente. Pra facilitar esses cuidados, você pode utilizar um gerenciador de senhas, aplicativos que oferecem praticidade e segurança.
3. Invista em um bom antivírus
A oferta de wifi gratuito é uma comodidade que muitos estabelecimentos oferecem aos seus clientes. Embora às vezes seja difícil resistir a essa comodidade, fique atento: as redes públicas deixam o seu dispositivo vulnerável.
Quando utiliza a rede wifi de terceiros você está, na realidade, abrindo uma porta de entrada para o seu dispositivo. Por isso, sempre que possível é recomendável usar o pacote de internet do seu celular. Não se esqueça disso, viu?
5. Cuidado com downloads e softwares suspeitos
Quanto à instalação de aplicativos e aos downloads de arquivos pro seu celular, tablet ou notebook, há uma regra de ouro da internet segura: se você não tem 100% de certeza sobre sua procedência, fique longe deles.
Instalar apps e baixar arquivos desconhecidos é um dos principais fatores de risco na internet. Eles são o canal de acesso da maioria das ameaças aos seus dados e à sua privacidade.
Preocupação de qualquer pessoa ou organização que vive em um contexto digital, a segurança na internet pode ser, também, uma oportunidade de carreira. E o mercado é promissor para profissionais que conhecem tudo sobre segurança na web.
Trabalhar com segurança da internet, é possível?
Muitas pessoas não sabem, mas hoje em dia está sendo cada vez mais possível atuar com a segurança da internet de forma prática.
Em suma, existem até cursos de graduação que irão te ajudar com esta área e atuar pra empresas de grande porte que estão cada vez mais preocupadas com a Lei Geral de Proteção de Dados.
O curso de segurança de sistemas e redes está presente tanto em universidades públicas quanto em privadas, e o seu valor mensal gira em torno de R$ 2 mil por mês.
No entanto, é importante salientar que ele pode variar de acordo com a instituição em que se está matriculado.
O curso não só ensina dicas de segurança na internet, como também vai ajudar os estudantes a se tornarem experts sobre o assunto pra que atuem em grandes corporações.
Ou seja, o estudante vai ser responsável por criar sistemas dentro do banco de dados que garantem que os dados irão ficar salvos e seguros.
Exercícios sobre segurança de dados na internet
Agora que você já sabe sobre segurança na internet de forma teórica, que tal a gente ver se você consegue colocar o assunto em prática através de algumas atividades?
Nesse artigo, separamos algumas questões que irão te mostrar mais sobre o verdadeiro mundo da segurança e proteção de dados.
Ah, e antes que a gente se esqueça, é importante dizer que a alternativa correta vai estar em negrito. Dessa forma, você conseguirá saber exatamente onde acertou e o que errou em cada uma das questões.
Bora lá, meus consagrados?
Questão 1
Qual é o nome do profissional que trabalha com a segurança, na internet, de dados de grandes instituições, sempre levando em conta a Lei de Proteção de Dados? Assinale a alternativa correta em relação a isso.
- Analista de sistemas e proteção de redes.
- Administração dos de banco de dados.
- Programador.
- Desenvolvedor.
Questão 2
Leia o texto abaixo e preencha a lacuna de acordo com as palavras chaves que mais forem conveniente e com o tema:
“A oferta de wifi gratuito é uma comodidade que muitos estabelecimentos oferecem aos seus clientes. Embora às vezes seja difícil resistir a essa comodidade, fique atento: as redes públicas deixam o seu dispositivo ————.
Quando utiliza a ——– de terceiros você está, na realidade, abrindo uma porta de entrada pro seu dispositivo. Por isso, sempre que possível é recomendável usar o pacote de internet do seu celular. Não se esqueça disso, viu?”
- Vulnerário e rede wifi.
- Mais forte e senha.
- Vulnerável e fraco.
- Extremamente robusto e dados móveis.
Questão 3
Leia o trecho a seguir: A senha é a ferramenta mais básica pra garantir a proteção na internet. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com ela. Ao criar a sua, evite palavras curtas, óbvias ou lógicas, como o seu sobrenome ou a sua data de nascimento.
Tendo isso em vista, assinale a alternativa abaixo que ressente a uma senha forte:
- Data de nascimento.
- Números aleatórios junto a letras e pontos.
- Nome.
- Número de celular.
Enfim, nesse artigo a gente abordou mais sobre segurança na internet. Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Coloque aqui com a gente pra que possamos te ajudar!
Ah, e aproveite para conhecer mais sobre outras carreiras profissionais clicando aqui.