Blog Descomplica

Redação Pronta – Enem 2010

Atualizado em

Compartilhe

ENEM 2010: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

Olá, galera, como estão?

Aqui vai uma redação pronta com o tema do ENEM 2010: “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana” . Foi tirada do site Descomplica! Lembrem-se de que este texto não é um “gabarito” (um conceito turvo no que diz respeito a redação), mas pode ser considerado como uma possibilidade entre várias de argumentação.

VALORES CIRCUNSTANCIAIS

Na atualidade, estamos cercados de clichês do tipo ‘o trabalho enobrece o homem’. Se, de fato, o dogma estabelecido é aquele que diz que que precisamos estudar, entrar em uma boa universidade e conseguir um bom emprego, deveríamos acreditar nessas máximas. Entretanto, as circunstâncias ditam, por vezes, o contrário,e nem sempre o trabalho é capaz de construir a dignidade humana por si só.

Primeiramente, é necessário analisar como existem, não só na sociedade contemporânea, mas ao longo da história, casos constantes de negação do trabalho na edificação dessa dignidade. Durante séculos, a escravidão foi uma realidade em todo o mundo, e no Brasil ela se perpetuou por muito tempo. Ainda, não se pode dizer que foi extinta, já que existem casos da mesma hoje em nosso país, o que compromete diretamente os direitos humanos ao tratar pessoas como objetos. Além disso, no presente, casos de corrupção, e do famoso ‘ganhar dinheiro fácil’, passam a idéia de que trabalhar para obtenção de algo pode não ser o caminho.

Além disso, no contexto capitalista circundante, o mercado de trabalho é altamente competitivo. Na falta de uma educação de base de qualidade, aqueles menos abastados têm pouca ou nenhuma chance de alcançar o ensino superior e, então, lutar por um bom emprego. Dessa forma, muitos optam por caminhos alternativos, como o trabalho irregular e, muitas vezes, o crime, para sobreviver. A falta de oportunidades para todos maximiza alguns sérios problemas urbanos, e compromete a máxima, pois passa a impressão de que quem não trabalha é indigno.

Por fim, se faz coerente uma breve análise do contexto social. Em uma sociedade de rótulos, na qual o ter em detrimento do ser é a regra a ser seguida, e muitos são valorizados muito mais pela conta bancária do que por méritos de caráter, empregos que possibilitam a obtenção de grandes somas de dinheiro fazem com que o trabalhador seja mais valorizado do que os demais. A dignidade humana é, então, medida não somente por meio do trabalho, mas pela remuneração que ele traz.

Dessa forma, é necessário entendermos que os valores passados a sociedade no que diz respeito a dignidade humana por meio do trabalho são circunstanciais. Se nossas universidades já são boas, o governo precisa, então, investir em educação pública de base, para que membros de todas as classes sociais possam ter acesso a oportunidades de maneira igual. Além disso, rótulos superficiais precisam ser derrubados, pois eles passam impressões errôneas e perigosas. A meritocracia pode e deve vir como fruto do trabalho, e é o caminho mais justo a ser seguido.

Gostou? Confira mais la no Descomplica! É de graça, e só se cadastrar!

BOA PROVA!

Comentários

Paloma
Paloma
01/10/2014 às 20:39

SIM MAS NAO ERAM NO MAX 30 LINHAS?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Maria Alice
Maria Alice
22/05/2012 às 13:00

Muito bom, Valeu, voce me ajudou muito

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você