Você, que está ensaiando para a festa junina da sua escola, do seu cursinho, da sua igreja, da sua rua ou até mesmo para a sua festa em família: depois de ler essa lista, você vai ver que pode aprender tudo sobre 1ª Guerra Mundial, aquela disputa imperialista que se iniciou no final do século XIX e foi acentuada pelos nacionalismos (pan-germanismo e pan-eslavismo) enquanto está dançando e se divertindo. Duvida? Confira aqui:
1. Formando os casais para dança: a Política de Alianças
Esse é um momento mega constrangedor. Quando começa a tocar a música, você está sentado e precisa escolher seu par para poder dançar. É um momento delicado também, já que escolher um par errado pode acarretar em pisões no pé ou fazer feio no meio do anarriê. Pois bem, a escolha de parceiros também aconteceu no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. Alemanha, França e Inglaterra, principais nações da Europa formariam seus blocos políticos em um período conhecido como “Paz Armada”. Alemanha formaria a Tríplice Aliança ao lado do Império Austro-húngaro e Itália (trocando de lado depois) e a França e Inglaterra formariam a Tríplice Entente ao lado da Rússia.
2. A Quadrilha começa: e a Guerra de Movimento também
Eis que, de repente, a música começou e quando você percebeu estava de um lado pro outro no meio da roda. A Primeira Guerra também teve um início abrupto, pois, apesar das nações conservarem a “Paz armada”, a tensão era perceptível principalmente entre as nações antagônicas. O assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando fez que a política de alianças fosse acionada, e rapidamente as nações deslocaram seus exércitos para o front de batalha. Esse período em que as tropas estavam coordenando suas estratégias ficou conhecido como “Guerra de Movimento”.
3. O Balancê, hora do descanso: Guerra de Trincheiras
Depois de ter cumprimentado as damas e os cavalheiros, ter realizado o “grande passeio” e ter pego o “caminho da roça” chegou a hora do “balancê”. Para você que não está acostumado com os termos, no “Balancê” só se balança o corpo no ritmo da música, marcando o passo, SEM SAIR DO LUGAR. É justamente o que aconteceu no segundo momento da Primeira Guerra. As nações depois de terem avançado com suas tropas, encontraram resistências, com linhas de defesa extremamente sólidas. A saída encontrada foi cavar buracos para demarcar os territórios e tentar avançar sobre a tropa inimiga. Esses buracos eram as trincheiras, e tinham péssimas condições de saneamento básico, levando muitos soldados adoecerem.
4. O casamento perfeito: Os Estados Unidos entram na Guerra
O casamento é o momento mais esperado durante a Festa Junina. O que aconteceu é que a Tríplice Aliança para vencer a 1ª GM precisou de um casamento perfeito, que aconteceu no ano de 1917 com a entrada dos Estados Unidos no conflito. A posição neutra do país americano foi desfeita quando os alemães torpedearam navios norte-americanos que levariam mantimentos para Europa. Prontamente, o congresso dos Estados Unidos declarou guerra a Alemanha e combateu a Tríplice Aliança ao lado da “Entente Cordiale”, formada por Inglaterra, França e (continua no próximo item!)…
5. …Rússia! É Mentira!
Pois é, a Rússia até formou o tratado inicial da Tríplice Entente, porém uma série de agitações políticas em seu país fez com que ela assinasse o Tratado de Brest-Litovsky. Nesse tratado, já assinado pelo Governo Bolchevique, defendia-se a saída da Rússia da Guerra, uma vez que essa estava prejudicando a sua economia. Porém, para se retirar da Guerra, o governo bolchevique precisaria se livrar do controle da Polônia, Ucrânia e dos Países bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia). Formou-se o “Cordão Sanitário” contra o socialismo soviético.
6. Hora de soltar os fogos! Acabou a Primeira Guerra Mundial!
Depois da entrada dos Estados Unidos na 1ª GM estava evidente que a vitória tenderia para o lado da Tríplice Entente. Os “quatro grandes” (Itália, Inglaterra, França e Estados Unidos) seriam responsáveis pela punição dos países que participaram do conflito ao lado da Tríplice Aliança, com destaque para a Alemanha. O Tratado de Versalhes foi o documento oficial gerado após a Conferência de Paz de Paris, e punia a Alemanha com sua desmilitarização e o pagamento de indenizações pesadíssimas, além da devolução de regiões estratégicas como a região da Alsácia-Lorena. Além do Tratado de Versalhes, o presidente norte-americano Woodrow Wilson, defendeu 14 pontos importantes após o conflito, sendo um deles a criação da Liga das Nações.
Continue estudando a Primeira Guerra Mundial: leia um resumo sobre o assunto, resolva questões de vestibular e veja um mapa mental incrível para fixar todos os conceitos importantes sobre a Grande Guerra! 🙂