Nem todo estudante sabe o que é LMS, apesar de utilizá-lo muitas vezes. Também é uma grande questão pra professores e gestores de instituições de ensino, já que a educação está cada vez mais dependente da tecnologia.
O uso de sistemas de gestão de aprendizagem tem sido cada vez mais procurados pra otimizar a rotina de aprendizagem.
Com ele, a gente consegue usar ferramentas digitais pra gerenciar o ensino, como disponibilizar materiais e fazer avaliações. Também é uma oportunidade pra vários empreendedores colocarem os seus cursos no ar.
Ao longo do artigo, vamos explicar pra você tudo o que precisa saber sobre as plataformas de ensino e o que é LMS. Depois da leitura, você vai estar por dentro dos seguintes temas:
- O que é LMS e para que serve?
- Exemplos de LMS
- Plataformas LMS mais usadas
- Existe plataforma LMS gratuita?
Continue lendo e descubra mais sobre este assunto. Vamos lá?
O que é LMS e para que serve?
O termo LMS vem de uma sigla do inglês que significa Learning Management System. Ou seja, nada mais é que um sistema voltado pro gerenciamento da aprendizagem. Um instrumento muito útil pra instituições na área de educação.
Os produtos desse sistema permitem que organizações criem cursos on-line e os distribuam com muita facilidade. Além disso, cada usuário pode usá-lo de um jeito simples, por causa da arquitetura de software bem pensada e intuitiva.
Por isso, as escolas procuram tanto essa tecnologia. O uso do LMS ajuda a obter mais dados sobre os seus cursos, pra transformar o mundo das salas de aulas. Assim, fica mais fácil realizar atualizações e melhorar a experiência dos estudantes.
Ainda está difícil de entender o que é LMS? Então, pense com a gente: assim como existem plataformas que te ajudam a organizar os seus e-mails, o LMS chega pra auxiliar você a oferecer cursos dentro da internet.
Algumas funcionalidades incluem:
- criação de cursos;
- inscrição de discentes;
- acompanhamento de progresso dos usuários;
- testes e avaliações de desempenho;
- chat e suporte;
- gamificação;
- relatórios e dashboards;
- fóruns pra discussão etc.
Como fazer a gestão de LMS?
A gestão do sistema de aprendizagem vai ser dividida em dois grupos principais. Por um lado, temos os educadores e gestores, que criam os conteúdos, interagem com estudantes e tomam decisões pra estratégia do negócio.
Por outro lado, a equipe de tecnologia vai ser responsável pela manutenção. Dessa forma, são as pessoas que cuidam da segurança e realizam atualizações pra garantir que tudo está em bom funcionamento.
A distribuição da equipe vai depender do tipo de LMS contratado. Logo, vamos mostrar a você quais são as principais possibilidades existentes pra esses sistemas.
Exemplos de LMS
O LMS costuma ser utilizado nos ambientes educacional e corporativo. O importante é compreender que nos dois casos ele vai ser usado pra capacitar e desenvolver pessoas. Mas o desenvolvimento de cada sistema vai levar em consideração as suas necessidades.
Em termos de tecnologia, existem várias formas de programar um sistema de aprendizagem. Por isso, vamos abordar a seguir algumas dessas possibilidades. Confira!
LMS Instalado
Neste primeiro tipo, é necessário instalar vários softwares e aplicativos no dispositivo. Ele traz uma série de funcionalidades e, por ser complexo, exige o acompanhamento constante de profissionais de TI.
O modelo costuma custar caro, por exigir muitos sistemas e um alto esforço pra sua manutenção.
LMS Web
Ao contrário do Instalado, este modelo fica disponível on-line. Desse modo, é só acessar a plataforma na internet pra começar a utilizar. Ele costuma ser mais barato também, já que a empresa responsável cuida da manutenção.
LMS Hospedado
Nosso terceiro exemplo também faz parte do sistema na web. A diferença é que o software está hospedado em um domínio específico e o comprador fica responsável pelas suas especificações.
Sendo assim, a segurança e as atualizações são obrigação da instituição. Apesar de estar na internet, a empresa precisa cuidar tanto da gestão de conteúdo e estratégia quanto da manutenção.
LMS em Nuvem/SaaS
Outro tipo de LMS na Web é aquele que funciona na nuvem ou em um software como serviço. Aqui, o fornecedor vai se responsabilizar pela segurança e cuidados com o servidor. Assim, a instituição foca apenas na gestão dos conteúdos.
Plataformas LMS mais usadas
Agora que você já sabe o que é LMS e os seus principais tipos, vamos apresentar algumas das plataformas mais usadas no mercado de tecnologia. Confira!
Hotmart
A Hotmart é uma plataforma com mais de 1 milhão de usuários. Ela permite a criação e venda de cursos, layouts personalizados e várias opções de pagamento.
Leadlovers
Outra plataforma conhecida é a Leadlovers. Ela proporciona funcionalidades como a transmissão de aulas ao vivo, customização, obtenção de relatórios e suporte especializado.
Eadbox
A Eadbox também providencia uma plataforma pra gestão do ensino. Com ela, também é possível emitir certificados, realizar ações de gamificação e disponibilizar aplicativo mobile aos usuários.
Existe plataforma LMS gratuita?
Há várias opções gratuitas de LMS pra quem ainda não consegue disponibilizar uma parte do orçamento pra ferramenta. Existem alguns exemplos muito conhecidos que vamos citar a seguir.
Moodle
O Moodle é uma das plataformas mais antigas pra aprendizagem na internet. Está disponível em diversos idiomas e opera em código aberto.
LMS Chamilo
O sistema LMS Chamilo é fruto de um projeto de cooperação internacional que resultou em uma plataforma de ensino gratuita e adaptável.
Canvas LMS
A Canvas LMS também permite o uso gratuito pra construção de plataformas de ensino. O seu diferencial está em uma possibilidade mais moderna de design.
Sendo assim, há muitas maneiras de construir um sistema de gestão da aprendizagem. Ao entender o que é o LMS, a gente consegue compreender os tipos de plataformas que atendem melhor ao caso de cada instituição.
Além disso, usar uma plataforma não é uma exclusividade das grandes escolas. Qualquer pessoa pode assinar uma solução pra transformar seus conhecimentos em mais uma possibilidade de renda. É mais uma chance de construir conhecimento e evoluir na sua carreira.
Pensando nisso, a gente preparou pós-graduações na área da Tecnologia pra você se aperfeiçoar e se destacar no mercado. Confira!