Blog Descomplica

Modos de produção para o Enem: saiba tudo sobre o assunto!

porDescomplica| 23/09/2021

Compartilhe

Desde as organizações primitivas, havia um modo de produção que visava ao lucro: o artesanato. Muitos anos depois, veio a Revolução Industrial, no século XVIII, que trouxe diferentes modos de produção. Entender o que são, como eles impactam a nossa vida e refletem em nossas vidas é essencial para o Enem, sabia?

Ao longo da história, tudo o que foi produzido pelos seres humanos veio de um modo de produção. E isso vale tanto para produtos materiais ou simbólicos, incluindo arroz, feijão, carro ou joias, por exemplo, que são consumidos ou adquiridos pela sociedade.

Entender os modos de produção é fundamental para fazer uma boa prova no Enem. Mais do que isso: é preciso compreender como eles se relacionam com os nossos dias atuais.

O Descomplica te ajuda a entender os modos de produção e te dá a letra pra mandar bem no Enem!

O que são modos de produção

O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui.

Todas as pessoas, como vivem em sociedade, participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços. Isso significa que elas estão envolvidas na vida econômica da sociedade.

Quando vamos a um shopping center e compramos bebidas, calçados e acessórios, por exemplo, estamos adquirindo bens. Da mesma forma, quando pagamos a passagem do ônibus ou uma consulta médica, estamos pagando por um serviço.

De maneira simplificada, o conjunto de indivíduos que participam da vida econômica de uma nação é o conjunto de pessoas que participam da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Modos de produção sempre existiram – o que os difere é a evolução. A grande ruptura aconteceu na Revolução Industrial, quando a produção artesanal deu lugar à maquinofatura para servir aos indivíduos.

Como aconteceram as mudanças nos modos de produção

O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.

Dá uma olhada neste resumo sobre modos de produção que a gente preparou pra você!

Modo de produção primitivo

O modo de produção primitivo surgiu no aparecimento da sociedade humana. A comunidade primitiva existiu durante centenas de milhares de anos.  

Neste modo de produção, os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva e ainda nem havia a oposição proprietários x não proprietários.

Também não existia o Estado, que surgiu como instrumento de organização social e de dominação.

Modo de produção escravista

Na sociedade escravista, os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. 

Aqui, as relações de produção eram de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham direitos. 

No Brasil, a escravidão teve início no Século XVI e durou por três séculos e meio. 

Modo de produção asiático

Este modo de produção foi predominante no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado. 

Se falarmos do Egito, no tempo dos faraós, a parte produtiva da sociedade era composta pelos escravos e pelos camponeses, que eram forçados a entregar ao Estado o que produziam.

Modo de produção feudal

A sociedade feudal era constituída pelos senhores e pelos servos, que os serviam em troca de casa e comida, mas não eram de sua propriedade, ao contrário dos escravos. 

Depois de algum tempo, como a exploração sobre os servos no campo aumentava, o rendimento da agricultura ficava cada vez mais baixo.

Na cidade, o crescimento da produtividade dos artesãos era freado pelos regulamentos existentes e o próprio crescimento das cidades era impedido pela ordem feudal. Com isso, surgiram crises de abastecimento, ascensão da burguesia, revoltas e doenças (peste negra), que acabaram com o modo feudal de produção.

Modo de produção capitalista

No modo de produção capitalista, as relações são assalariadas. O capitalismo é movido pela busca dos lucros e reúne duas classes sociais: a burguesia (que detém o controle dos meios de produção), e os trabalhadores assalariados.

A grande virada para o modo de produção capitalista ocorreu durante a Revolução Industrial, que mudou completamente a organização da força de trabalho no mundo.

O capitalismo pode ser dividido em:

  • Pré-capitalismo: surgiu quando o modo de produção feudal ainda predominava;
  • Capitalismo comercial: a maior parte dos lucros concentra-se nas mãos dos comerciantes;
  • Capitalismo industrial: com a revolução industrial, o capital passa a ser investido nas indústrias, que se tornam a atividade econômica mais importante;
  • Capitalismo financeiro: bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas, com financiamentos à agricultura, à indústria, à pecuária e ao comércio.

Tem mapa mental sobre Revolução Industrial aqui!

Modo de produção socialista

O modo de produção socialista tem como base a propriedade social dos meios de produção. Isso significa que os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas.

A finalidade da sociedade socialista é satisfazer completamente as necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde. Neste modo de produção, não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força de trabalho (empregados).

Apesar disso, há diferenças sociais entre as pessoas, bem como salários desiguais em função de o trabalho ser manual ou intelectual.

Com a implosão do mundo socialista e a Queda do Muro de Berlim, em 1889, o modo socialista de produção entra em processo de transição para uma produção capitalista tanto na Rússia quanto na China.

Aprenda com quem entende do assunto. Vem pro Descomplica e conheça nossas aulas online para o Enem. Aqui é sucesso!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica