• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Exercício Resolvido: Unicamp – Português

Banner-Blog_monitoria_1349x504px_exercicio-Resolvido

Para resolver essa questão, assista uma aula de

1. (UNICAMP)

Exercício Resolvido: Unicamp - Português

1. Os infográficos apresentam informações de forma sintética, utilizando imagens, cores, organização gráfica, etc. Indique dois exemplos, do infográfico reproduzido acima, em que a informação é apresentada por meio de linguagem não verbal.

 

2. Considerando o veículo em que foi publicado, a revista Planeta Sustentável, qual é a finalidade desse infográfico?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO:

 

Em uma primeira análise, a questão parece não apresentar grandes dificuldades. Entretanto, por se tratar de um texto híbrido, que apresenta elementos verbais e não verbais, o aluno precisa ficar atento para identificar a mensagem central do infográfico. Neste caso, a partir da relação entre os elementos visuais e a parte verbal, é possível compreender que o tema central é o consumo desigual da água. Alguns candidatos, porém, chegaram a interpretar como o uso excessivo da água.

 

1. Possibilidades: As pequenas bandeiras seguradas pelas figuras humanas, representando os países consumidores. Os medidores em cada figura humana, representando a quantidade de água gasta por pessoa em determinado país.

Atenção: quando se pede ao aluno que identifique elementos não verbais, espera-se como resposta o recurso visual correspondente e não somente o significado. Neste caso, se o aluno escrevesse algo do tipo: “o consumo de água desproporcional “ ou “os países que consomem mais e menos água”, ele estaria relatando o significado da representação gráfica e não propriamente a imagem que foi utilizada para se chegar a essa informação. Portanto, fique atento!

 

2. Considerando que o infográfico foi publicado na revista “Planeta Sustentável”, podemos afirmar que o objetivo é apresentar aos seus leitores o problema do consumo desigual da água no mundo. Assim, o leitor poderia refletir sobre o seu comportamento em relação a esse assunto e perceber que muitos países extrapolam o limite diário, enquanto outros sofrem com a falta de acesso a esse recurso natural.