• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Questões Comentadas: Realismo

Leia o resumo O que foi o movimento literário denominado Realismo? e responda aos exercícios abaixo.

1. (FGV) Leia o texto abaixo.
“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.

– Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto: 
– Gatuno, sim senhor. Não é outra coisa um filho que me faz isto… 
Sacou da algibeira os meus títulos de dívida, já resgatados por ele, e sacudiu-mos na cara. 
– Vês, peralta? É assim que um moço deve zelar o nome dos seus? Pensas que eu e meus avós ganhamos o dinheiro em casas de jogo ou a vadiar pelas ruas? Pelintra! Desta vez ou tomas juízo, ou ficas sem coisa nenhuma.”
(Machado de Assis)

Principalmente a partir da publicação dessa obra, duas características passam a ser reconhecidas no estilo de seu autor. Assinale a alternativa que as contém. 

a) Ambiguidade e delicadeza na descrição dos caracteres. 
b) Humor escancarado e crítica à família tradicional brasileira. 
c) Ironia e análise da condição humana. 
d) Crítica ao comportamento do indivíduo como sujeito e não como objeto da sociedade. 
e) Análise da alma do indivíduo, desconsiderando a sociedade.

 

2. (UERJ) Olhos de Ressaca 
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. 
No Meio dela, Capitu olhou alguns instantes para ver o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas. As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou as carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem as palavras desta, mas grande e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã. 

(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Capítulo 123. São Paulo: Martin Claret, 2004)

O personagem-narrador do romance Dom Casmurro encontra-se, no capítulo transcrito, angustiado pela dúvida: o possível adultério de sua esposa, Capitu, com seu melhor amigo, cujo velório ora se narra. O título ― ”Olhos de Ressaca” pode ser justificado pela seguinte passagem:

a) ”Capitu olhou alguns instantes para o cadáver”
b) “olhando a furto para a gente que estava na sala.”
c) “Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la;”
d) “como se quisesse tragar também o nadador da manhã.”

 

3. (ENEM) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o Romantismo. 
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.” 

(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.)

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa: 

a) … o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas … 
b) … era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça … 
c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, … 
d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos … 
e) … o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

 

4. (UNIOESTE-PR) “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis […]”.

Neste trecho, de “Memórias póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis:

a) surpreende o leitor com um vocabulário exótico e comparações inesperadas.
b) dá seu depoimento autobiográfico e impressionista, através de um estilo rebuscado e colorido.
c) explora com muita felicidade a “psicologia feminina”, razão pela qual foi aceito com entusiasmo pelo público ansioso de uma literatura romântica.
d) focaliza o emergente proletariado fluminense e os interesses ocultos por trás de suas ações aparentemente triviais.
e) dá um exemplo da ironia e do humor característicos de sua obra, frutos de um profundo pessimismo.

 

5. (UEM-PR) Assinale a alternativa incorreta sobre Machado de Assis.

a) Estilo sóbrio, com descrições moderadas.
b) Linguagem vibrante, cheia de metáforas.
c) Senso de humor sutil e velado.
d) Personalidade um tanto melancólica, pessimista.
e) Enfatiza os aspectos psicológicos das personagens.

 

GABARITO

1. C

Comentário: O autor faz uso da ironia para retratar como ocorrem as relações amorosas baseadas em interesses financeiros e também, introduz uma crítica à hipocrisia, zelada por certos valores morais.

 

2.D

Comentário:  No velório do melhor amigo de Betinho, o personagem parece julgar a maneira como Capitu sofre pelo falecimento de Escobar. O trecho “como se quisesse tragar também o nadador da manhã”, descreve a intensidade com que Capitu parecia prender-se a Escobar.

 

3. A

Comentário: Rompendo com o movimento literário romântico, o Realismo desvincula-se da idealização amorosa e da relação de vassalagem do eu lírico aos sentimentos da amada. Neste trecho, o autor visa aproximar o elemento feminino da realidade, apontando suas qualidades, como também, os seus defeitos.

 

4. E

Comentário: O pequeno trecho estabelece a relação entre Marcela e Brás Cubas. Marcela era uma prostituta, por quem Brás Cubas havia se apaixonado e, uma parte da obra retrata a relação amorosa entre os dois, movida pelo interesse financeiro.

 

5. B

Comentário: A linguagem machadiana era culta e direta, seu estilo era caracterizado por seu tom irônico e crítico sobre a sociedade, fazendo com que a obra carregasse um valor mais reflexivo e pessimista.