• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Responda uma questão de Biologia sobre Circulação

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Circulação Comparada.

“Alô, alô, amigos do descomplica”, se me permitem roubar o mote do Professor Oda, vamos descomplicar mais uma questão de vestibular? Outra em que você deve assinalar verdadeiro ou falso. Já perceberam que gosto dessas, né? Porque nelas tenho oportunidade de discorrer sobre vários conceitos dispersos na matéria que estamos estudando. Essa semana estamos estudando circulação. Então, vamos lá:

1. (UFPE – 2013) A circulação sanguínea obedece aos mesmos princípios físicos da movimentação de fluidos em tubos. Para garantir as necessidades do organismo, esse mecanismo tem que possuir algumas características essenciais. Considerando essas características, analise o que se afirma a seguir.

I – A movimentação do sangue ocorre principalmente pela diferença de pressão entre o sistema arterial e o venoso.

II – Os vasos arteriais são menos musculosos e deformam mais que os venosos. Isso permite maiores resistência e pressão no sistema arterial.

III – Nem sempre o sistema circulatório nos animais é fechado, podendo existir vasos abertos nas extremidades para alguns tipos de animais.

IV – No homem, a circulação pode ser dividida em sistêmica e pulmonar.

V – Vasos venosos diferem dos arteriais, entre outras coisas, por possuírem válvulas que facilitam o retorno do sangue ao coração.

 

 

GABARITO

Dessa vez foi até fácil, né? E aí, já marcou? Eestou esperando. Posso dar a resposta? Bom, apenas a alternativa II está errada dessa vez. Então, antes de falarmos sobre ela, vai a dica de reler as corretas e assimilar a informação caso você tenha achado que estava errada. Se você se confundiu com a segunda afirmação é hora de discutirmos.

Os vasos arteriais carregam sangue a partir do coração, ou seja, recebem líquido que é propulsionado por uma bomba com grande força e pressão e, portanto, precisam ser fortes. Por isso a parede desses vasos é espessa e dotada de tecido muscular. Uma artéria de médio-porte, por exemplo, tem cerca de 40 camadas de tecido muscular liso. Claro que a resistência desses vasos não é dada só por músculos, mas por outros elementos igualmente ou mais importantes. O tecido conjuntivo ilustra bem tal fato, podendo figurar nesses vasos dando resistência e elasticidade.

A resposta é VFVVV. Se quiser saber mais volte a aula de circulação comparada, e se não lembra desses detalhes de histologia pode ser uma boa ideia lembrar da aula de tecido muscular também. Bons estudos pessoal, nos vemos sábado na monitoria!

 

circulação_comparada

 

 

Essa questão foi selecionada e resolvida pelo monitor Pedro Moreno.