Você já sabe que todos os seres vivos são formados por células, certo? Cada uma dessas pequenas unidades precisa receber substâncias e gases responsáveis por mantê-las vivas, essa é a função da circulação em biologia.
Você pode nem estar prestando atenção, mas, nesse momento, seu corpo está trabalhando em silêncio — tirando o tum tum do coração — pro sangue percorrer cada pedacinho da sua existência. Borá conhecer mais sobre essa função essencial pra vida?
O que é a circulação em biologia?
Todos os seres vivos precisam de um sistema responsável por levar os nutrientes pras células, descartar resíduos gerados pelo metabolismo e, em alguns casos, como acontece nos seres humanos, fazer o transporte de gases.
A substância que circula pelo corpo pode ser colorida, chamada de sangue, como é o caso do nosso sistema e de todos os vertebrados. Quando ela não tem pigmentação recebe o nome de hemolinfa, mais comum nos artrópodes.
Em animais de sistemas mais complexos, o coração é o órgão que exerce a função de distribuir esse líquido pelo corpo, por meio de contrações involuntárias. Quando ele se contrai pra distribuir o sangue nós chamamos de sístole e quando ele relaxa pra receber o fluído recebe o nome de diástole.
Quais os tipos de circulação em biologia?
Considerando a maioria das espécies animais, há, basicamente, dois tipos desistemascirculatórios.
Sistema circulatório aberto
A substância bombeada pelo coração deixa os vasos e vai pras chamadas lacunas corporais, que são as cavidades onde as trocas de nutrientes entre a hemolinfa e as células acontecem, bem devagar.
Por ser um processo de pouca pressão, o transporte é lento, sendo assim, é comum apenas em animais de pequeno porte, como os insetos e a maioria dos moluscos.
Sistema circulatório fechado
Nesse caso, o líquido circula no corpo pelas veias e artérias, e chega até os tecidos por meio dos capilares, onde há a troca de substâncias. O fluido fica sempre em movimento, pois é bombeado pelo músculo cardíaco, o que deixa a circulação bem mais rápida.
Isso permite que os animais sejam maiores, já que o sangue consegue percorrer grandes distâncias. Esse é o caso de todos os vertebrados e de alguns invertebrados.
O que são circulação sistêmica e pulmonar?
Dentro do sistema circulatório fechado há dois caminhos distintos, um em que o sangue está rico em oxigênio e nutrientes e no outro ele está cheio de gás carbônico.
Circulação sistêmica
Também chamada de grande circulação, é a responsável por transportar o sangue rico em oxigênio pelo corpo, por meio de artérias menores, chamadas de arteríolas e capilares. O sangue cheio de oxigênio percorre todo o corpo, realizando a troca gasosa e retornando ao coração cheio de gás carbônico (sangue venoso).
Circulação pulmonar
Ou pequena circulação, como também é conhecida, é responsável por levar o sangue com gás carbônico do coração pros pulmões e devolvê-lo oxigenado pra bomba cardíaca.
Quando o sangue rico em gás carbônico chega aos pulmões, é distribuído por finos capilares onde recebe oxigênio dos alvéolos, pra retornar ao coração. Chamamos esse processo de hematose.
A circulação em biologia não é, nem de longe, um dos assuntos mais complexos, não é mesmo? Mas, nem por isso, ela deixa de ser importante. Agora, respire fundo e encha os pulmões de oxigênio, porque tem mais matéria pra estudar.
Exercício
1. (UFPE – 2013) A circulação sanguínea obedece aos mesmos princípios físicos da movimentação de fluidos em tubos. Para garantir as necessidades do organismo, esse mecanismo tem que possuir algumas características essenciais. Considerando essas características, analise o que se afirma a seguir.
I – A movimentação do sangue ocorre principalmente pela diferença de pressão entre o sistema arterial e o venoso.
II – Os vasos arteriais são menos musculosos e deformam mais que os venosos. Isso permite maiores resistência e pressão no sistema arterial.
III – Nem sempre o sistema circulatório nos animais é fechado, podendo existir vasos abertos nas extremidades para alguns tipos de animais.
IV – No homem, a circulação pode ser dividida em sistêmica e pulmonar.
V – Vasos venosos diferem dos arteriais, entre outras coisas, por possuírem válvulas que facilitam o retorno do sangue ao coração.
Gabarito
Apenas a alternativa II está errada dessa vez. Então, antes de falarmos sobre ela, vai a dica de reler as corretas e assimilar a informação caso você tenha achado que estava errada. Se você se confundiu com a segunda afirmação é hora de discutirmos.
Os vasos arteriais carregam sangue a partir do coração, ou seja, recebem líquido que é propulsionado por uma bomba com grande força e pressão e, portanto, precisam ser fortes. Por isso a parede desses vasos é espessa e dotada de tecido muscular. Uma artéria de médio-porte, por exemplo, tem cerca de 40 camadas de tecido muscular liso. Claro que a resistência desses vasos não é dada só por músculos, mas por outros elementos igualmente ou mais importantes. O tecido conjuntivo ilustra bem tal fato, podendo figurar nesses vasos dando resistência e elasticidade.
A resposta é VFVVV.
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?