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Matemática: Função Afim – Definição e Taxa de Crescimento

Acesse os materiais da Aula ao Vivo de Matemática sobre Função Afim - Definição e Taxa de Crescimento, e prepare-se para os vestibulares e ENEM.

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Separe papel, lápis e borracha! Nessa quinta-feira você vai reservar um tempo na sua agenda para assistir uma aula incrível e aprender sobre Função Afim – Definição e Taxa de Crescimento com os professores PC Sampaio e Aleksander Matias.
Não esqueça de baixar o material de apoio aqui nesse post e aproveite para conferir os horários das aulas o/

tumblr_Blog-320x320px_Matias-e-PcMatemática: Função Afim – Definição e Taxa de Crescimento
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor PC Sampaio.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Aleksander Matias.

Faça download dos materiais, é só clicar aqui embaixo! 😀

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. O prefeito de uma cidade deseja construir uma rodovia para dar acesso a outro município. Para isso, foi aberta uma licitação na qual concorreram duas empresas. A primeira cobrou R$1000.000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$350.000,00 , enquanto a segunda cobrou R$120.000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$150.000,00. As duas empresas apresentam o mesmo padrão de qualidade dos serviços prestados, mas apenas uma delas poderá ser contratada.
Do ponto de vista econômico, qual equação possibilitaria encontrar a extensão da rodovia que tornaria indiferente para a prefeitura escolher qualquer uma das propostas apresentadas?
a) 100n + 350 = 120n + 150
b) 100n + 150 = 120n + 350
c) 100n (n + 350) = 120 (n + 150)
d) 100 (n + 350.000) = 120(n + 150.000)
e) 350 (n + 100.000) = 150 (n + 120.000)
 
Gabarito
1. A
 

LISTA DE EXERCÍCIOS

 1. As frutas que antes se compravam por dúzias, hoje em dia, podem ser compradas por quilogramas, existindo também a variação dos preços de acordo com a época de produção. Considere que, independente da época ou variação de preço, certa fruta custa R$1,75 o quilograma. Dos gráficos a seguir, o que representa o preço m pago em reais pela compra de n quilogramas desse produto é
desconversa.com.br wp content uploads 2015 03 Listadeexercicios matematica1 funcao afim definicao taxa crescimento 26 03 2015.pdf
 
 
2. As curvas de oferta e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações:
QO = –20 + 4P
QD = 46 – 2P
em que QO é quantidade de oferta, QD é a quantidade de demanda e P é o preço do produto.
A partir dessas equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando QO e QD se igualam.
Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?
a) 5
b) 11
c) 13
d) 23
e) 33
3. Sabedoria Egípcia
Há mais de 5.000 anos os egípcios observaram que a sombra no chão provocada pela incidência dos raios solares de um gnômon (um tipo de vareta) variava de tamanho e de direção. Com medidas feitas sempre ao meio dia, notaram que a sombra, com o passar dos dias, aumentava de tamanho. Depois de chegar a um comprimento máximo, ela recuava até perto da vareta. As sombras mais longas coincidiam com dias frios. E as mais curtas, com dias quentes.

PPP

(Adaptado de Revista “Galileu”, janeiro de 2001.)

Um estudante fez uma experiência semelhante à descrita no texto, utilizando uma vareta OA de 2 metros de comprimento. No início do inverno, mediu o comprimento da sombra OB, encontrando 8 metros.

Utilizou, para representar sua experiência, um sistema de coordenadas cartesianas, no qual o eixo das ordenadas (y) e o eixo das abscissas (x) continham, respectivamente, os segmentos de reta que representavam a vareta e a sombra que ela determinava no chão.
Esse estudante pôde, assim, escrever a seguinte equação da reta que contém o segmento AB:
a) y = 8 – 4x
b) x = 6 – 3y
c) x = 8 – 4y
d) y = 6 – 3x

4. Seja f a função que associa, a cada número real x, o menor dos números x + 3 e – x + 5. Assim, o valor máximo de f(x) é:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 6
e) 7
 
Gabarito
1. E
2. B
3. C
4. C
 

PRINTS DA AULA

mat 11
mat 12
mat 13
mat 14mat 15
mat 16
mat 17
mat 18
mat 19
mat 20
mat 21

Comentários

Jônatas
Jônatas
26/05/2015 às 16:59

na primeira questão tem 1.000.000,00 enquanto deveria ser 100.000,00 ;)

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