Se você pensa em ficar pronto pra solucionar as necessidades das empresas na sua formação, marketing e branding podem cruzar sua mente. Isso porque, são formas de fortalecer uma empresa.
O marketing envolve o estímulo à demanda de um produto, enquanto o branding estuda como uma marca é percebida.
Embora seja uma disciplina recente, algumas pessoas já apontam o “novo branding” — mais focado no valor e no propósito das marcas.
O marketing também é uma disciplina complexa e repleta de palavras difíceis. Por exemplo, benchmarking, CRM, custo-alvo, market share e por aí vai. Mas todos esses termos ficam claros e bem explicadinhos durante a formação.
Já pensou em trabalhar cuidando da percepção de uma marca ou atraindo novos consumidores? Então, essas são as ideias por trás do marketing e branding. O objetivo do texto é justamente contar pra você como esses conceitos funcionam e quais as diferenças entre cada um. Bora ler?
Qual é a definição de branding?
O branding é o estudo de como é a percepção de uma marca no mercado. Por isso, também é chamado de “gestão de marca”. A partir daí, há o planejamento de como os consumidores devem notar o negócio pra que seus objetivos se cumpram.
Assim, envolve a criação de uma boa relação com o “mercado-alvo” — o grupo de consumidores mais propensos a comprar os produtos da empresa.
Geralmente, o branding trabalha com elementos tangíveis e intangíveis. Os primeiros dizem respeito ao produto em si. Por exemplo, o preço, a aparência, a identidade visual e por aí vai. Já os segundos, estão ligados às experiências com os possíveis consumidores e sua relação com a marca.
Assim, a ideia envolve principalmente a criação de um relacionamento e a percepção emocional do mercado-alvo. O objetivo é não só fidelizar os clientes, mas diferir a marca dos concorrentes.
Desse modo, uma de suas métricas é a “brand equity”: simbolizada pelo valor social de uma marca.
Como o marketing funciona?
O marketing envolve o estímulo intencional da compra e da demanda. Assim, passa por público-alvo, escolha de temas, criação de campanhas publicitárias, design dos produtos e por aí vai.
Essa é uma tarefa que pode ser conduzida pela marca ou por empresas terceiras, como agências de publicidade.
Em alguns países, existem órgãos do governo que também fazem o serviço. Nos EUA, por exemplo, há a Agricultural Marketing Service, uma agência que se dedica à publicidade agrícola no país.
O marketing é um dos fatores mais importantes da gestão empresarial, tendo um foco B2B (orientado às empresas) ou B2C (orientado aos consumidores).
Um conceito que sintetiza as tarefas dos profissionais da área é o “marketing mix”. Aqui, há o levantamento das especificações do produto, sua forma de venda, as pesquisas de público, o mercado-alvo e alguns outros pontos.
A partir daí, os profissionais selecionam os métodos de divulgação. Desse modo, o principal foco é a antecipação dos desejos do público.
Qual a diferença entre marketing e branding?
Marketing e branding não são áreas com focos muito diferentes. A primeira envolve a comunicação e a entrega de ofertas de valor. Assim, passa por conduzir o fluxo das empresas pros clientes.
Aqui, a tarefa não depende apenas do processo de troca, mas do relacionamento sólido com o consumidor. A empresa cria valor pro cliente com o objetivo de capturar o dele. Não só a antecipação dos desejos conta, mas o fato de fazer de forma lucrativa.
Além de contar com uma indústria criativa e publicitária, o marketing também aposta em psicologia, ciências sociais, sociologia, economia e neurociência. O branding, por sua vez, tem uma pegada um pouco diferente.
Aqui, considera a percepção emocional do público e a brand equity. Embora tenha base nos objetivos do marketing, a disciplina se diferencia por trazer associações positivas à marca. Assim, construindo uma base de clientes fiéis.
Há uma série de conceitos que são trabalhados, como a atitude, a confiança, o reconhecimento, a imagem e a personalidade.
Como marketing e branding chegaram até aqui?
Embora marketing e branding sejam conceitos recentes, os primeiros resquícios das atividades são antigos. Na pré-história, a marcação dos animais foi dando origem ao registro em bens pessoais. O trabalho inicialmente era feito com selos de pedra e argila.
Em alguns casos, demarcando a identidade do produtor e deixando o produto com personalidade. As versões rudimentares das marcas foram importantes em sociedades da Antiguidade como a Mesopotâmia. O papel das embalagens era ocupado, por exemplo, pelas ânforas.
As práticas de marketing também tinham seu espaço na época. No Império Romano, o comerciante Aulus Umbricius Scaurus se notabilizou pelo sucesso de seu molho de peixe fermentado. O produto seguia uma espécie de estratégia publicitária, vendido em vasos de terracota com o nome de Scaurus.
Como as estratégias de branding funcionam?
Agora que você sabe a diferença entre branding e marketing, vale entender como uma estratégia funciona, né?
No caso do branding, o trabalho é dividido em algumas partes. O primeiro é o “brand heart”, a definição do núcleo da marca. Assim, inclui pontos como missão, visão, valores e propósito.
Outra etapa é o “brand messaging”, a forma com a qual a empresa fala de si. Nesse caso, a voz, o tom, o slogan, a personalidade e por aí vai. Por fim há a definição da identidade visual. Essa é uma etapa feita principalmente em parceria com uma equipe de design.
Aqui, entram pontos como logo, tipografia, e cores. No mundo da moda, por exemplo, o branding seria uma forma de transformar uma simples compra de uma roupa em uma relação emocional com o consumidor.
A diferença entre marketing e branding aparece nos objetivos. Se o primeiro foca em quem você é, o segundo revela como comunicar o que pode oferecer. “Branding” também tem significado diferente de “brand”.
Enquanto o branding é sobre gerir marcas, brand é simplesmente o termo em inglês pra marca em si.
Pra desfazer o nó na sua mente, vale conhecer a diferença entre marketing e publicidade. Se o primeiro é amplo e se debruça sobre a comunicação com o cliente, o segundo foca apenas em anúncios pra atrair clientes novos.
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