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Jovem com tablet na mão e elementos encontrados em sites para ilustrar texto sobre marketing digital para iniciantes

Guia Completo de Marketing Digital para Iniciantes: Dicas, Estratégias e Ferramentas

Como é o marketing digital para iniciantes? Confira os pontos que você precisa saber antes de começar e veja 5 dicas que vão melhorar seus resultados.

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O marketing digital traz muitas oportunidades tanto para pessoas quanto para empresas. Por isso, entender como a área funciona é fundamental para ter sucesso.

 Neste guia, desvendaremos os segredos do marketing digital para quem está iniciando e mostraremos as estratégias essenciais, ferramentas poderosas e insights valiosos que o capacitarão a trilhar o caminho do sucesso online. Prepare-se para mergulhar de cabeça nesse mundo do marketing  e transformar sua jornada digital em uma história de êxito e crescimento.

O que é Marketing Digital?

Também chamado de marketing online ou web marketing, o marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing aplicadas na web. O seu objetivo é que outras pessoas conheçam uma empresa, produto ou serviço.

As ferramentas mais utilizadas nas ações de marketing digital são: redes sociais, e-mail marketing, newsletters, blogs, vídeos, Google Ads e por aí vai.

Dicas de marketing digital para iniciantes

Abaixo seguem os pontos essenciais que topo iniciante no marketing digital precisa conhecer antes de decidir como montar sua estratégia.

Estabeleça os principais objetivos

Para construir uma tática de marketing digital que traga resultados, o primeiro passo é determinar as metas a serem alcançadas. Sendo assim, uma forma de criar os objetivos é aplicar a metodologia Smart, que se baseia em 5 princípios:

  • S – Específico: definir em números o que você quer atingir.
  • M – Mensurável: estabelecer uma maneira de medir os resultados.
  • A – Alcançável: avaliar os recursos disponíveis pra ação.
  • R – Relevante: pensar se essa estratégia faz sentido pra você.
  • T – Temporal: estabelecer um prazo pra chegar no objetivo.

Então, imagine uma pessoa que deseja aumentar as visitas ao perfil no LinkedIn, um exemplo de objetivo Smart seria:

 “Aumentar o número de visitas no meu perfil de 2 para 10 por semana até o final desse ano”.

Pesquisar a sua persona

A persona é um perfil semificcional de um cliente ideal baseado em dados reais e alguma especulação fundamentada. Para simplificar, a persona é um aprofundamento do público-alvo.

Para desenvolver a persona, alguns aspectos considerados são:

  • idade;
  • renda;
  • estado civil;
  • medos;
  • sonhos;
  • hábitos diários;
  • interesses na empresa.

A gente sabe que, no início de uma empresa, estabelecer a persona pode ser complicado. No entanto, quanto mais tempo gastar nisso, mais fácil será planejar o marketing digital.

Escolher as ferramentas

Como a gente viu lá no início, existem várias ferramentas que um iniciante no marketing digital pode usar nas estratégias. Para isso, é importante pensar na persona e na realidade da empresa.

Por exemplo, uma empresa identificou que a persona prefere assistir reviews dos produtos no YouTube. No entanto, se a empresa não tem os recursos necessários pra criar esses vídeos, chegou a hora de avaliar as alternativas.

Mas antes de alçar voo, a gente preparou algumas dicas de marketing digital para iniciantes começarem com o pé direito.

Como começar marketing digital?

Veja 5 recomendações para quem está começando no marketing online.

No marketing digital, o estudo é contínuo

As coisas no mundo digital mudam constantemente. Novas ferramentas, métricas e aplicativos surgem quase diariamente. Por isso, quem deseja se dedicar a essa área, aprimorar os conhecimentos é fundamental.

Métricas são valiosas, mas podem iludir

Algo que pode encantar os iniciantes no marketing digital são os números. Por exemplo, muitos seguidores no Instagram, não quer dizer automaticamente um grande número de clientes.

Por isso, mais vale a máxima “você não precisa de muitos seguidores, mas, sim, dos seguidores certos”.

Seja objetivo, mas fale com o coração

A gente sabe que o ser humano é mais emocional do que racional. Então, se quer criar uma relação com a persona, o ideal é colocar os sentimentos na comunicação.

Sendo assim, buscar situações cotidianas, informações que são interessantes ou curiosas pode ser uma maneira de tocar a audiência.

Mas vale lembrar que pra essa conversa funcionar é fundamental ser verdadeiro. Pois, se não for, é muito provável que o público perceba.

Crie conteúdos pensando em SEO 

Do que adianta montar uma ótima estratégia de marketing digital se o público não encontrar?

Por isso, você deve pensar na otimização para mecanismos de busca, que são algumas táticas que facilitam que o conteúdo apareça nas primeiras páginas do Google.

Veja também o post com as principais áreas do marketing digital 

 O marketing digital não costuma funcionar do dia para noite

Uma dancinha viralizada no TikTok pode gerar muitos resultados. No entanto, na maioria das vezes, os resultados demoram.

Então, ter resiliência e construir um planejamento estratégico de longo prazo é um ponto importante do marketing online.

Aproveite para conferir o vídeo do nosso canal sobre a importância do marketing digital

Como aprender marketing digital?

Seguindo os passos preliminares e as dicas, ficará mais fácil começar uma trajetória de sucesso dentro do marketing online.

Mas, se você quiser aprofundar os conhecimentos, a Descomplica conta com uma plataforma de cursos livres que disponibiliza não só cursos de marketing digital para iniciantes, como também de áreas como liderança, gestão e educação.

Eles são específicos, de curta duração, totalmente online e, o melhor de tudo, não precisa ter formação acadêmica para se inscrever. Então, o que está esperando? Acesse os cursos livres do Descomplica e faça já a sua inscrição! 

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