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5 áreas do marketing: o que faz o profissional especializado?

porDescomplica| 13/05/2021
Áreas do marketing

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Uma das características mais fortes do marketing é a adesão às tendências do mercado. Assim, quando a gente pensa nas áreas do marketing, vê que isso é ainda mais recorrente.

A transformação já vinha ocorrendo. Porém, ficou nítida a importância do marketing (principalmente o digital) com a pandemia de Covid-19. Nesse cenário, o ambiente virtual nunca foi tão relevante, estratégico e competitivo.

Por isso, se você tem interesse por esse campo, vale conhecer suas principais frentes de trabalho. Aqui, a gente vai explicar melhor as áreas que estão em alta e o que fazem os profissionais que atuam no setor. Veja só!

Para começar, o que é marketing?

Do anúncio que aparece enquanto você rola o seu feed do Facebook até aquele panfleto que você recebe enquanto caminha na rua, o marketing está presente em todas as suas formas.

Mas ele não se resume somente ao que se vê quando a gente se depara com esses materiais não, viu? 

Nos bastidores, essa é uma ciência bastante completa e focada no estudo do mercado. Pra isso, ela se baseia em métricas, pesquisas, métodos e diversas outras técnicas que geram resultados sólidos.

Em palavras mais claras, o marketing é uma estratégia de mão dupla, pois identifica as necessidades do consumidor e apresenta ofertas que geram valor ao mesmo tempo que ajuda as empresas a obter lucro e a conquistar o seu lugar ao sol entre a concorrência. Agora ficou mais fácil, não é verdade?

Quais são as principais áreas do marketing?

anúncio que você encontra no feed do Facebook, por exemplo, é uma estratégia de marketing digital. 

Nos próximos tópicos vamos te ajudar a entender com mais clareza cada uma delas.

1. Marketing Digital

Já que citamos ele, é por onde vamos começar. Embora muita gente pense em publicidade, o marketing digital é mais que isso. Trata-se de um conjunto de atividades executadas online pra atrair novos clientes e negócios.

Além disso, o marketing digital é uma forma de criar relacionamentos e desenvolver uma identidade e autoridade de marca. Quer um resumo? Tá aí: é uma estratégia de marketing pra promover produtos ou empresas por meio das mídias digitais.

Por aqui, entra muita coisa. Você deve ter pensado em redes sociais, por exemplo, ou em sites e lojas virtuais. Mas as áreas do marketing digital vão adiante! A gente pode mencionar inúmeras estratégias que moldam o mercado, como:

  • inbound marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • otimização pra mecanismos de busca (SEO);
  • marketing em motores de busca (SEM);
  • otimização de conversão (CRO);
  • publicidade online;
  • marketing de afiliados;
  • gestão de leads;
  • automação de marketing etc.

Áreas do marketing

2. Marketing de produto

O principal objetivo do marketing de produto é identificar as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo produto tangível que a empresa oferece e tornar esse produto bastante atrativo, gerando uma conexão com o cliente. Ele pode ser usado com várias finalidades:

  • inserir um lançamento no mercado;
  • apresentar um produto que já existe pra um mercado do qual ele ainda não faz parte;
  • pesquisar a aceitação de um grupo de consumidores àquela novidade antes da sua estreia no mercado.

3. Marketing de serviço

O marketing de serviço é irmão do marketing de produto. A diferença entre os dois é que, enquanto o marketing de produto foca em bens tangíveis, o de serviço vende aquilo que não é tangível, como cursos de graduação e pós-graduação, por exemplo.

Ele requer um pouco mais de cuidado na execução de estratégias, porque um serviço pode variar de acordo com a forma de trabalhar do profissional que executa. Por isso, contar com um time nota dez e que sabe exatamente o que está fazendo é muito importante.

4. Inbound marketing

Se antes o marketing tradicional atingia a massa de uma única vez, agora o caminho é contrário. Atualmente, a gente vê muitas estratégias de marketing de atração — ou inbound marketing.

A ideia é que você gere novas oportunidades de negócios atraindo as pessoas. Mas, como assim? Bem, a abordagem é toda estruturada pra que o consumidor em potencial tome a decisão sozinho

Com as ações empenhadas, ele será convencido de alguma forma a optar ou não por aquele produto, serviço ou marca.

5. Estratégia de SEO

Quem trabalha com inbound marketing bebe muito nessa fonte. Afinal de contas, o SEO é o jeito mais inteligente hoje de atrair o cliente certo. Isso porque ele usa os mecanismos de busca pra responder suas dúvidas, anseios e problemas.

Nesse sentido, essa área do marketing planeja estrategicamente seus conteúdos. Dessa maneira, eles serão otimizados exatamente como os motores de busca funcionam

Assim, consegue-se posicionamento orgânico e mais tráfego. Logo, também são gerados mais leads (potenciais clientes). E, claro, mais oportunidades de negócios e vendas.

Como trabalhar com marketing?

Pra quem deseja se aventurar nesse mar de possibilidades, uma coisa é indispensável: especialização. Quando se tem uma formação voltada pra publicidade, comunicação ou mesmo pra alguma área específica do marketing, alcançar o tão buscado sucesso nas estratégias fica muito mais fácil.

Além disso, é sem dúvidas, a melhor maneira de entrar no mercado e conseguir aquele emprego dos sonhos. Por isso, se tiver a oportunidade, não deixe de investir no planejamento da sua carreira!

Qual o perfil do profissional de marketing?

Que o marketing é uma área bem versátil você já sabe, mas pra chegar até as técnicas que realmente geram resultado, o perfil do profissional de marketing tem bastante influência. 

É preciso, por exemplo, estar por dentro das principais tendências da sua área de atuação. Até porque não faz sentido tentar vender um CD pra pessoas que já nasceram com um celular na mão, não é verdade? 

Mas se você for tentar fazer isso — não sabemos porque, mas você certamente tem uma ideia em mente —, a criatividade é sempre fundamental. 

Nós falamos bastante aqui sobre o fator atração, por isso, desenvolver estratégias que realmente encantem o público é um diferencial de muito valor pro profissional de marketing.

Outras habilidades que não podem faltar no currículo incluem:

  • capacidade de comunicação;
  • português impecável;
  • gostar e saber trabalhar em equipe;
  • pensamento crítico;
  • entender de métricas;
  • conhecer bem a sua área de atuação.

Áreas do marketing

O que eu preciso saber sobre o mercado de marketing?

O marketing é um dos principais impulsionadores de vendas e conversão da atualidade, por isso o mercado está cada vez mais aquecido nessa área, principalmente no digital.

Logo, a demanda por pessoal qualificado só cresce. Daí a importância de investir em especialização. 

Quanto mais você sabe, melhor é a qualidade do seu trabalho e, consequentemente, melhores são as suas chances de conseguir uma colocação estratégica como profissional.

E sobre o curso?

É aqui que a mágica começa a acontecer! Você já sabe que não pode deixar de investir em uma formação específica, então confira tudo o que o curso de marketing pode acrescentar aos seus conhecimentos:

  • ensina a utilizar aquelas métricas que mencionamos pra conhecer o público e entender o que funciona ou não com ele;
  • mostra como desenvolver ofertas que realmente agreguem valor;
  • ajuda a elaborar estratégias que funcionem pro canal pelo qual você está trabalhando (redes sociais, mídias offline, endocomunicação etc.);
  • entre diversas outras coisas.

Se você chegou até aqui, é porque tem um interesse grande em trabalhar com marketing, certo? Mas, embora seja uma tendência em crescimento acelerado, com um mercado aquecido, não dá pra contar com a sorte.

Nesse cenário repleto de oportunidades, com diversas áreas do marketing, é preciso se preparar. Vale muito a pena investir em capacitação contínua, pra além da graduação, por exemplo. Isso porque novas ferramentas e estratégias surgem a todo momento.

Quer ter potencial competitivo pra encarar esse mercado cheio de áreas bacanas pra se trabalhar com marketing? Então, confira a pós-graduação em Marketing Digital da Faculdade Descomplica!

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