Blog Descomplica

Comunicação e Marketing: conheça a profissão, o curso e sua relevância no mercado

Está em busca de um MBA completo em Comunicação e Marketing? Então, confira este conteúdo e fique por dentro do nosso curso e da profissão.
porDescomplica| 04/10/2021

Compartilhe

Comunicação e marketing são áreas que andam lado a lado, sabia? Não são isoladas, mas se complementam pra proporcionar as melhores estratégias e alcançar os resultados esperados pelas empresas.

Podemos definir, assim, que a comunicação é o que define como o produto ou serviço de uma determinada empresa será apresentado e vendido no mercado. Já o marketing é o responsável pela venda, de fato, desse produto ou serviço.

Seguindo essa definição, os dois conceitos são complementares, mas vamos falar mais sobre isso no decorrer deste conteúdo. O que precisamos entender agora é que não adianta pensar em um e deixar o outro de lado, ou tentar estratégias pra cobrir o que faltar. Até porque, pra que a estratégia seja alcançada, é necessário muito estudo e entendimento da complementação dos conceitos.

Você pode estar se perguntando o porquê de iniciarmos este artigo falando sobre isso, certo? Bom, se você já é um profissional de marketing já entendeu tudo isso, agora se é um aspirante ou deseja fazer um curso de especialização na área, precisa entender esses dois conceitos.

Aqui no Descomplica nós temos o MBA perfeito pro seu aperfeiçoamento profissional na área de comunicação e marketing.

Por isso, preparamos este conteúdo supercompleto pra te apresentar a profissão, quais as características de um gestor da área e tudo, tudo mesmo, sobre o nosso MBA. Continue com a gente e ótima leitura!

colegas de trabalho olhando informações na tela do notebook

O que faz um profissional de comunicação e marketing?

Graças à evolução tecnológica e às mudanças da área, o profissional de marketing não é mais visto apenas como um vendedor de produtos e serviços. Hoje, é uma das profissões que mais atraem estudantes, seja pra cursos técnicos, seja pra faculdade, além da questão salarial.

Pra iniciar na profissão, é preciso entender o que é esperado de você. Primeiro que marketing e comunicação nunca andaram tão juntos como agora. Então é importante entender esses conceitos.

Em segundo lugar, o profissional de marketing precisa olhar pra empresa como um todo. Isso porque, ele é responsável pelas atividades que vão resultar em um melhor posicionamento da marca no mercado, na melhora do relacionamento com os clientes e, consequentemente, no aumento do faturamento da empresa.

O profissional também pode se especializar em mídias sociais, promovendo ações que visam o reposicionamento da marca e a interação com o público-alvo através de conteúdos relevantes.

No entanto, há ainda a possibilidade de trabalhar com tráfego pago, ou seja, a elaboração de campanhas de mídia segmentadas que vão ajudar na busca de mais faturamento da empresa.

As possibilidades são inúmeras, mas é preciso escolher bem por qual delas deseja trilhar o seu caminho. Contudo, conhecer cada área é primordial se deseja ser um gestor ou gerente de comunicação e marketing em uma grande empresa.

Agora, pra saber exatamente como escolher, continue acompanhando este conteúdo pra entender as particularidades do conceito de marketing e comunicação, bem como é o ambiente de trabalho na área.

comunicação e marketing - slide com as palavras "marketing strategy" no notebook

Qual a diferença entre marketing, marketing digital e comunicação?

Bom, com o avanço da tecnologia e a conectividade, o marketing foi ganhando novas formas. O que antes era visto apenas como estratégias de propagandas e comerciais pra aparecer na TV, rádios, revistas e outdoor, hoje é um dos principais meios de relacionamento com o cliente.

Então, hoje, levantamos a questão de o marketing, o marketing digital e a comunicação caminharem lado a lado pro sucesso de um negócio. No entanto, não devemos pensar neles como sinônimos, afinal, cada um possui o seu papel pras estratégias de uma empresa darem certo.

Podemos contextualizar da seguinte forma. Veja!

Marketing

Em resumo, é o processo de planejamento de uma determinada atividade. Inclusive, alguns classificam-no como sendo o ato da propaganda. Ou seja, é a definição de estratégias, como preço, promoção e a distribuição desses bens e produtos.

Além disso, o marketing tem o foco na área de negócios, realizando análises e estudos profundos sobre determinado assunto ou produto. Algumas de suas atribuições são: análise de público-alvo, pesquisa de mercado, análise de concorrentes, entre outras coisas.

Marketing Digital

Já o marketing digital é a utilização das mídias sociais pra comercialização de bens, produtos e posicionamento de marca. Com o mundo conectado, se uma empresa deseja ter sucesso e ser conhecida entre o seu público-alvo, ela precisa estar presente nas principais mídias sociais e seguir as estratégias corretas.

Uma das principais atividades do marketing digital é a criação e veiculação de anúncios, usando segmentações específicas de público. Essa estratégia permite atingir apenas os consumidores com interesse em comprar o produto ou serviço da marca.

Comunicação

Considerada um dos pilares do marketing, é fundamental na divulgação de ações de vendas. Ou seja, são as formas de promover um produto usando as redes sociais.

O foco é conquistar o espaço da empresa nas principais mídias, levando a divulgação de promoções e, também, dos valores da marca. Ajuda, inclusive, na construção do relacionamento entre empresa e clientes.

O profissional de comunicação estuda os processos de comunicação, ou seja, como uma informação é transmitida e qual o seu impacto na compreensão do público. Sendo assim, é papel da comunicação criar o interesse do cliente pelo produto, resultando em sua compra.

Importância de entender as diferenças

Até aqui entendemos que cada um desses conceitos tem a sua particularidade, sendo complementar pra cada estratégia.

Não adianta uma empresa ter o desejo de ser conhecida e alcançar o seu público-alvo de maneira eficiente, se ela não investe em marketing, comunicação e, principalmente, no digital.

Embora existam diferenças em cada conceito, ao permitir que eles caminhem lado a lado, o gestor de comunicação e marketing pode planejar as suas entregas de forma clara, considerando os meios necessários pro sucesso. Assim, ele não perde tempo com ações isoladas que não darão o retorno necessário.

Portanto, se uma empresa deseja alçar novos voos, precisa entender que cada conceito é único e complementar. Hoje, é imprescindível investir em marketing digital, mas levando a essência do marketing pra atingir os objetivos.

comunicação e marketing - pessoas segurando folhas de papéis com letras formando a palavra marketing

Comunicação integrada de marketing: o que é e qual o objetivo?

Em primeiro lugar, pra entender o conceito de comunicação integrada de marketing, é necessário saber qual o objetivo dessa integração e padronização, sabendo quais são os canais e os tipos de comunicação que a empresa utiliza.

Os canais de comunicação são os meios escolhidos pela empresa pra transmitir informações, ofertas e criar o relacionamento dela com o cliente. Eles são fundamentais porque são a vitrine da empresa no ambiente digital e analógico, atraindo os clientes.

A comunicação integrada de marketing tem o objetivo de garantir que os contatos dessa empresa sejam coerentes, padronizados e façam sentido. Ou seja, toda a comunicação é padrão, independentemente de qual seja o canal escolhido pro atendimento ou suporte.

Pra que isso aconteça de maneira eficiente, vale considerar a comunicação interna. Isso porque, são os colaboradores que darão todo o suporte e assistência ao cliente, então, precisam estar alinhados com a integração e padronização de processos, conceitos e abordagem.

Desafios da comunicação integrada de marketing

Um dos principais desafios da comunicação integrada é a quantidade de canais disponíveis pra empresa trabalhar.

O ideal, porém, é que sejam escolhidos apenas os que realmente fazem sentido pro negócio. Desse modo, é possível fazer o gerenciamento com mais eficiência, mantendo os padrões definidos.

Como existem diferentes canais, cada um possui um formato diferente pra transmitir as informações. Gerenciar e estar adequado a cada um pode ser um grande desafio. No entanto, é possível contar com plataformas de integrações que usam chatbots e automações de e-mail marketing pra ajudar nessa padronização.

Outros desafios encontrados são:

  • públicos-alvo diferentes, muitas vezes sendo necessário trabalhar ao mesmo tempo com os modelos B2B e B2C;
  • resistência pra utilização das ferramentas adotadas e pra seguir o planejamento pelas equipes de marketing e atendimento ao cliente;
  • base de dados ineficiente, com poucas informações, dificultando a personalização do atendimento de acordo com os perfis de cada cliente.
comunicação e marketing - colegas de trabalho olhando para um documento

Por que investir em comunicação integrada de marketing?

Quando alguns dos desafios citados acima são encontrados em um negócio, os seus efeitos já são motivos suficientes pra investir em um planejamento de comunicação integrada de marketing.

Isso, porque podem ocasionar prejuízos às empresas — e não estamos dizendo apenas de financeiro. A imagem que a empresa passa pro público pode não ser a desejada.

Existem diversas outras razões pra esse investimento ser essencial pra uma empresa. Veja só!

Colaboradores engajados

Visto que a comunicação interna é fundamental pro planejamento da comunicação integrada de marketing, ter os colaboradores engajados é fundamento. Afinal, são eles os responsáveis por aplicar as estratégias e seguir o plano criado pela gerência.

Mais eficiência nas promoções

Ter as ações planejadas bem-sucedidas é o que todos envolvidos esperam, certo? Por isso, é importante encontrar o melhor meio pras promoções.

Ao usar o canal mais eficiente pra empresa, o relacionamento com o cliente pode melhorar, atraindo mais oportunidades de vendas pro negócio.

Marca fortalecida no mercado

Ao integrar a comunicação e definir padrões pra uma empresa, a marca se posiciona de maneira correta no mercado. Principalmente no ambiente digital, é muito importante estar alinhado com as expectativas dos clientes. É por isso que toda empresa precisa ter os seus valores bem definidos.

comunicação e marketing - pessoas em reunião de marketing

Como elaborar um planejamento de comunicação integrada de marketing?

Muitas empresas estão entendendo a importância de se posicionarem no ambiente digital. Como diz aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”, então é muito importante pras marcas estarem ativas nas mídias sociais, bem como em divulgações em geral, se for o caso.

Por conta disso, ter um bom plano de comunicação é muito importante. E não somente de comunicação, o planejamento de marketing e marketing digital é o que farão a diferença pra empresa se destacar no mercado, levando todos os seus diferenciais de maneira eficiente aos seus clientes.

Um bom plano de comunicação e marketing exige o olhar apurado de bons profissionais. Então, esteja atento a todas as novidades do mercado pra que possa trazer ideias inovadoras pro planejamento e que as estratégias definidas sejam possíveis de serem realizadas.

Afinal, não adianta nada elaborar um plano cheio de estratégias de marketing incríveis se elas não fazem sentido pra aquele negócio. Conhecer a marca e o que ela deseja é o primeiro passo pra iniciar a construção das estratégias.

Pra te ajudar, montamos um passo a passo com as melhores práticas pra montar um planejamento. Confira!

Entenda as personas do negócio

Uma das atribuições do profissional de marketing é levantar o público-alvo do negócio e, pra fazer isso, ele precisa conhecer as personas da marca. Se você pensa que persona e público-alvo são a mesma coisa, está enganado.

Uma empresa pode ter várias personas e, dentro delas, um público-alvo específico. Ao definir as personas será possível estabelecer a linguagem que mais aproxima cada uma. Com isso, as estratégias terão focos específicos, tendo mais chances de serem bem-sucedidas.

Defina os objetivos

Toda boa estratégia precisa de um objetivo. Onde a empresa deseja chegar aplicando essa estratégia? Quem é o público principal? Além disso, cada ação tem o seu resultado esperado. Desse modo, é necessário definir cada um pra que, ao final, possam ser metrificados e identificados.

Se um dos objetivos for a retenção de clientes, todos os canais devem ser orientados pra que invistam em comunicação mais assertiva, buscando um melhor relacionamento com o cliente. Com isso, cria-se uma padronização de comportamento da equipe, que vai buscar atingir o objetivo estabelecido.

Nesse exemplo, tanto cliente como empresa saem ganhando. Acontece que, quando a empresa estreita o seu relacionamento com o cliente, ela está fazendo o seu marketing ser visto de maneira positiva entre o seu público.

As chances de a marca se destacar por este motivo, atraindo ainda mais consumidores interessados em seus produtos, é grande.

Invista em meios de comunicação eficientes

A fase de identificar os perfis das personas é imprescindível pra que essa estratégia dê certo. Quando a empresa define as suas personas, entender quais os seus gostos e onde elas mais interagem fica mais fácil.

Sabendo disso, escolher os meios onde a empresa precisa se posicionar é uma tarefa mais simples. Simples, porém não deixa de ser extremamente importante. Isso porque, é por meio dessas redes que ela vai encontrar o seu público e se relacionar com ele.

Se a empresa em questão atua com B2C, as redes sociais mais informais podem ser a estratégia correta. Contudo, é preciso identificar em quais as personas mais navegam pra não criar várias contas, em várias redes sociais.

Lembre-se sempre que cada rede possui uma maneira diferente de se posicionar. Então, entenda o negócio e o seu público pra fazer um bom trabalho.

Integração de canais

Pra que todo o seu plano seja seguido, são necessários alguns padrões. Um que pode ajudar muito é integrar canais, como redes sociais, e-mails, processos da empresa, entre outros. Existem plataformas que permitem que isso seja feito de maneira prática e rápida.

Ter os principais canais integrados permite que a empresa crie padrões de conversas com clientes, bem como acompanhe os dados e métricas de suas estratégias.

Se a principal delas for o estreitamento do relacionamento, ela poderá acompanhar as estatísticas de seus atendimentos e entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

comunicação e marketing - pessoas no ambiente de trabalho

Quais as características de um gestor de marketing e comunicação?

Neste conteúdo, falamos muito a respeito das áreas de marketing e comunicação, mas há um propósito pra isso.

Tudo o que foi falado até aqui são ações e estratégias essenciais pro bom posicionamento de uma empresa. Afinal, muitas estão percebendo a importância do marketing e da comunicação pro seu crescimento.

Mas nem sempre foi assim. Hoje, o profissional de marketing e comunicação, principalmente os gestores, são vistos como peças fundamentais nas empresas, com salários ótimos pro mercado.

Embora ainda conquistando o seu espaço, este profissional é responsável pelo sucesso e por como o cliente vê a empresa e se relaciona com ela.

É uma responsabilidade muito grande, não é? E, pra estar bem-preparado, é preciso muito estudo, muitas horas de pesquisa de mercado e, claro, contar com uma instituição de ensino pronta pra oferecer o que há de melhor e mais atualizado no mercado, com relação a cursos livres, graduações e pós-graduações em Marketing.

Habilidades necessárias

Os gestores ou gerentes de marketing e comunicação precisam ter habilidades relacionadas à área de atuação. Algumas soft skills necessárias, são:

  • excelente comunicação verbal e escrita;
  • ótima capacidade de gerenciar tarefas e prazos;
  • conhecimentos específicos, como gestão ágil de processos;
  • tomar decisões baseadas em dados e considerando as metas estabelecidas;
  • ter jogo de cintura pra liderar equipes diversas;
  • saber organizar o seu cronograma pra conseguir atender a todas as demandas solicitadas;

Se você tem essas características, com certeza, pode ser um ótimo gestor. Porém, como em todo cargo de liderança, existe a exigência de uma pós-graduação que pode vir de um MBA ou especialização, focados em Marketing ou Comunicação.

Aqui na Pós Descomplica você encontra o MBA perfeito pra esse passo da sua carreira. O curso de Comunicação e Marketing foi pensado e elaborado justamente pra oferecer os melhores conhecimentos exigidos hoje no mercado.

Então, se deseja se destacar e ser um gestor que realmente leva resultado pras empresas, invista na sua educação com a gente.

comunicação e marketing - pessoa trabalhando no notebook

Como é o curso de Comunicação e Marketing da Pós Descomplica?

A Pós Descomplica tem o compromisso de entregar a melhor educação online do país. Por isso, os nossos professores são extremamente competentes e trazem as inovações do mercado pra todos os nossos cursos, capacitando ainda mais os nossos alunos pro mercado de trabalho.

E, isso não é diferente com o nosso MBA em Comunicação e Marketing. Voltado pra quem deseja adquirir mais conhecimento e crescer profissionalmente.

Focamos em trazer o melhor conteúdo, como o comportamento do consumidor, fidelização do cliente, além de temas que estão em alta, como inbound marketing, storytelling, marketing digital e muitos outros.

O nosso objetivo é capacitar profissionais pra exercerem os seus cargos e se destacarem no mercado. Além disso, vamos:

  • ajudar a entender e desenvolver todas as etapas de um planejamento de marketing;
  • promover o conhecimento e o entendimento da importância do relacionamento com o cliente;
  • desenvolver e aplicar as técnicas, ferramentas e recursos apresentados durante o curso;
  • estimular profissionais a desenvolverem suas carreiras e conquistarem seus espaços no mercado de trabalho.

Conseguimos alcançar esses objetivos por meio de aulas dinâmicas e um corpo docente extremamente capacitado.

O grande diferencial do nosso curso é que estamos atualizados com o mercado. Ou seja, tudo o que você vai aprender aqui acontece realmente nas empresas, não são estratégias de ficção.

Diferenciais da Pós Descomplica

Se você procura uma plataforma online de cursos, com certeza busca por flexibilidade, não é mesmo? A vantagem de estudar online é poder assistir às aulas quando e de onde estiver, sem se preocupar com horários, podendo fazer tudo no seu tempo.

O Descomplica te oferece isso e muito mais! Pra uma melhor aprendizagem, cada aula é composta por vídeos entre 5 e 10 minutos, proporcionando mais comodidade pra você avançar no curso conforme o seu tempo.

Você pode assistir às aulas pelo celular, tablet, computador e tem a possibilidade de baixá-las pra assistir offline, não é demais? Além disso, toda aula conta com material de apoio disponibilizado pelo professor, o que vai ajudar na hora dos estudos pras provas.

Falando em provas, o aluno realiza todas as avaliações online e ao final de cada módulo do curso. Sempre formadas por questões de múltipla escolha, relacionadas ao conteúdo daquela etapa. Assim, você pode aplicar todo o conhecimento adquirido durante as aulas.

Então, se você procura por uma pós completa, que vai te levar a alçar voos ainda maiores na sua carreira, conte com a gente. Aqui no Descomplica você aprimora os seus conhecimentos e sai preparado pra viver novos desafios na sua jornada profissional.

E aí, gostou deste conteúdo? Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre o setor de marketing, comunicação e sobre o nosso MBA.

Que tal aproveitar a oportunidade e dar esse passo na sua carreira? Conheça o nosso MBA em Comunicação e Marketing!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica