A redação do Enem cobra a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Para tirar uma boa nota, você precisará defender uma tese, apontando sua opinião sobre o tema, trazendo argumentos fortes e propondo uma intervenção social para a questão. Parece simples à primeira vista, mas sabemos que a redação pode complicar a vida de quem presta o Enem.
Para fazer uma boa redação no Enem, é preciso garantir a coerência das ideias, unindo os parágrafos e períodos com conectivos adequados, além de explorar recursos linguísticos.
Para dar conta de fazer uma boa redação no Enem, é imprescindível seguir cinco competências básicas. Vamos falar sobre elas a seguir!
Competências para fazer uma boa redação no Enem
Existem algumas diretrizes que norteiam uma redação no Enem, sabia? Vale a pena saber as competências exigidas no exame:
Competência 1 para a redação do Enem
A primeira competência para fazer uma boa redação no Enem avalia o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Os avaliadores consideram dois critérios: problemas de construção sintática e a presença de desvios.
Confira um ebook falando mas sobre a redação do Enem
Competência 2 para fazer uma boa redação
A segunda competência avalia três questões, que merecem destaque: a compreensão da proposta de redação; o desenvolvimento do tema na forma de um texto dissertativo-argumentativo e a utilização de conhecimentos das várias áreas do conhecimento para a construção da argumentação.
Para se dar bem, é preciso ler bem a proposta e identificar as palavras-chave do tema, ou seja, veja qual vocábulo traz a indicação de um problema a ser discutido.
Competência 3 na redação do Enem
A terceira competência avalia a forma como você interpreta informações e fatos, de que maneira os relaciona e organiza para a defesa de um ponto de vista.
O Enem valoriza o planejamento prévio à escrita, o que ele denomina de projeto de texto. Evite perder tempo (e linhas) com informações que não sejam relevantes, repetitivas ou excessivas.
Aqui, vale a pena mostrar todo o seu repertório, indicando frases e citações que possam agregar valor ao texto. Existem diversas citações para colocar no Enem.
Competência 4 para se dar bem na redação
A quarta competência diz respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação: a coesão textual. É preciso estar atento à estruturação dos parágrafos, dos períodos e referenciação.
Isso pode ser feito mediante o uso de pronomes, advérbios, artigos, sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, além de expressões resumitivas.
Competência 5 para tirar uma nota alta na redação
Este ponto fala da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos. Você deve sugerir uma iniciativa que busque enfrentá-lo.
O candidato precisa se mostrar preparado para exercitar a cidadania e atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
O que pode zerar sua redação
Fuja de tudo isso que listamos abaixo. Estes problemas podem zerar sua redação – algo que, obviamente, você não quer, né?
- Fugir do tema;
- Não usar o formato dissertativo-argumentativo em prosa;
- Escrever menos de oito linhas;
- Escrever palavrões;
- Escrever em língua estrangeira;
- Incluir trechos dos textos motivadores ou da proposta da redação no seu texto;
- Não passar o texto a limpo para a folha de redação;
- Escrever orações religiosas, protestos, ou mensagens que fujam do contexto da redação.
E aí? Curtiu o resumo? Que tal conhecer a fundo essas competências e entender como fazer uma excelente redação no Enem? Baixe nosso e-book sobre redação do Enem e confira o conteúdo completo!
Ah! Tem aulão antes do Enem: Aulão do dia 1 e Aulão do dia 2! Nossos professores fazem aquela revisão marota antes da prova e te ajudam a se preparar. Dá uma olhada!