O que a Expansão Marítima tem a ver com as suas férias de verão? Vem descobrir com esta lista que vai te ajudar a passar no vestibular!
Férias de verão são os melhores períodos do ano! Se você é daqueles que não foge do calor, provavelmente cansou de ir a praias e cachoeiras e começou as aulas com um super bronze. Mas você sabia que as suas férias de verão também te ajudam a entender a expansão marítima europeia?
1. Espírito aventureiro
Muita gente não gosta do verão porque é muito quente, não gosta de areia de praia, tem preguiça de amigos trilheiros e blá blá blá… Essas pessoas não têm o mínimo espírito aventureiro! E isso os desbravadores que se arriscaram nas grandes navegações tinham de sobra. Afinal, se não tivessem, não conseguiriam driblar o medo de ficar meses em um navio, em meio a lendas de monstros marinhos e muitos náufragos.
2. Novos lugares
Não estou dizendo para você se enfiar em um barquinho e partir sem rumo, mas que um pouco de espírito aventureiro não faz mal a ninguém. Talvez você não encontre uma nova rota para as Índias, como os portugueses, ou um novo continente, como os espanhóis que arriscaram a circum-navegação e descobriram a América. Mas no fim, você pode ser recompensado com uma vista incrível ou um cachoeira deslumbrante! No entanto, não se esqueça que a linha entre o paraíso e o inferno é tênue. Assim como a América: inicialmente considerada um paraíso terrestre devido a natureza exuberante, temos alguns probleminhas tipo MOSQUITOS GIGANTES!
3. Conhecendo o caminho
Mas descobrir novos lugares e trilhar por lugares desconhecidos não é nada fácil! Em alguns casos é melhor ir com alguém que conheça a região. Ter instrumentos que te auxiliem a se localizar geograficamente é fundamental! Esse foi um diferencial dos portugueses. Um dos motivos que possibilitou o pioneirismo deles nas grandes navegações foi o desenvolvimento de conhecimentos náuticos, como o uso da bússola e do astrolábio.
4. Dinheiro
Férias, por mais roots e curtas que sejam, são muito difíceis sem dinheiro, né? Imagine as grandes navegações que duravam meses e cruzavam oceanos! Outro fator que possibilitou a expansão marítima foi a unificação dos Estados europeus e a presença de uma burguesia empreendedora. Assim o rei conseguia unificar os recursos e investir nas navegações.