Blog Descomplica

História: Do Império Romano ao Feudalismo

Aula ao vivo sobre Império Romano e Feudalismo é no Descomplica! Acesse os materiais de apoio e lista de exercícios e se prepare para o vestibular!
porDescomplica| 10/02/2015

Compartilhe

Primeira aula de História do ano! <3
Os professores de História do Descomplica, Renato Pellizzari e William Gabriel, estão muito ansiosos para te ajudar a entender tudo sobre Império Romano e Feudalismo. Quer saber os horários das aulas e acessar os materiais de apoio? Confira:

História: Do Império Romano ao Feudalismo

Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor William Gabriel

Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Renato Pellizzari

 

Faça download dos materiais de apoio! É só clicar abaixo:
Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios
 

Material de Aula ao Vivo

1. (ENEM) O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance. – Quer dizer que a Idade Média durou dez horas? – Perguntou Sofia. – Se cada hora valer cem anos, então sua conta está certa. Podemos imaginar que Jesus nasceu à meia-noite, que Paulo saiu em peregrinação missionária pouco antes da meia-noite e meia e morreu quinze minutos depois, em Roma. Até as três da manhã a fé cristã foi mais ou menos proibida. (…) Até as dez horas as escolas dos mosteiros detiveram o monopólio da educação. Entre dez e onze horas são fundadas as primeiras universidades.

(Adaptado de GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia, Romance da História da Filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1997).

O ano de 476 d.C., época da queda do Império Romano do Ocidente, tem sido usado como marco para o início da Idade Média. De acordo com a escala de tempo apresentada no texto, que considera como ponto de partida o início da Era Cristã, pode-se afirmar que:

a) as Grandes Navegações tiveram início por volta das quinze horas.
b) a Idade Moderna teve início um pouco antes das dez horas.
c) o Cristianismo começou a ser propagado na Europa no início da Idade Média.
d) as peregrinações do apóstolo Paulo ocorreram após os primeiros 150 anos da Era Cristã.
e) os mosteiros perderam o monopólio da educação no final da Idade Média.

GABARITO

1. A
 
 

Lista de Exercícios

1. A chamada “crise do século XIV”, na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de fatores como más colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos
a) abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.
b) contribuíram para o aumento relativo da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores que no campo.
c) fizeram diminuir as taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e levaram à adoção da escravidão de africanos nos senhorios feudais.
d) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades.
e) provocaram um enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.
 
 
2. Do Grande Cisma do Oriente sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:
a) A divisão da Igreja em Católica Romana e Ortodoxa Grega.
b) A heresia dos Albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II.
c) A Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.
d) A Reforma protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja Católica na Europa Ocidental.
e) O estabelecimento dos tribunais da Inquisição pela Igreja Católica.
 
 
3. A partir do século XII, em algumas regiões europeias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais cm grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma “poética da luz”, abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado:
a) Barroco.
b) Bizantino.
c) Gótico.
d) Renascentista.
e) Românico.
 
 
4. “[A peste negra] era transmitida essencialmente pelos parasitas, principalmente as pulgas e os ratos. Era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento.”

Georges Duby. Ano 1000 Ano 2000. Na pista de nossos medos. São Paulo: Editora da Unesp, 1998, p. 80

A partir do texto, que trata do aparecimento da peste negra na Europa do século XIV, podemos dizer que
a) a integração entre regiões diferentes do planeta, provocada pelo comércio e por intercâmbios culturais, também pode contribuir para a disseminação de doenças.
b) as doenças ficam em geral confinadas ao local de manifestação original e quando se alastram para outras áreas não provocam grandes problemas nem geram epidemias.
c) epidemias, como a peste negra, são provocadas pela ira divina e não podem ser tratadas pelos homens, a não ser que a medicina recorra a procedimentos religiosos.
d) más condições de higiene e a falta de um sistema unificado de atendimento médico foram os principais responsáveis pela proliferação dos parasitas que provocaram a peste negra.
e) problemas de saúde, como a peste negra, derivam sempre da miséria social e as epidemias avançam apenas em períodos de crise econômica e conflitos sociais.
 
 

GABARITO

1. A
2. A
3. C
4. A

Comentários

bianca
bianca
17/02/2015 às 01:10

Por favor,tem como colocar a resolução do exercício da aula ao vivo? Obrigada.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

bianca
bianca
17/02/2015 às 01:10

Por favor,tem como colocar a resolução do exercício da aula ao vivo? Obrigada.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Fernanda
Fernanda
13/02/2015 às 16:52

Cadê letra da musiquinha do início da aula???? Simplesmente genial, professor William!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Fernanda
Fernanda
13/02/2015 às 16:52

Cadê letra da musiquinha do início da aula???? Simplesmente genial, professor William!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Vinícius
Vinícius
13/02/2015 às 00:51

Eu não entendi a pergunta acima também. Na primeira, porque não pode ser a D? A doença da peste veio da cidade para o campo ou do campo para as cidades. Sei que ela veio do Oriente, mas por onde atacou primeiro? d) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades. - Não fortaleceu? Eu penso que com a Peste, o sistema estratificado se fortaleceria para as protegerem (poder do clero aumenta por causa do medo da Peste e a busca de conforto com a Igreja...)

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
João Vítor
João Vítor
26/02/2015 às 15:55

Vinícius , não se deve ter como exemplo apenas a "peste negra" , deve-ser ter em conta toda a questão econômica e social por trás disso e não só por trás , aliado a isso também como é dito na pergunta . Guerras , epidemias , fome , rebeliões camponesas , todos esses fatos resultaram em um declínio do sistema feudal da época , incluindo as instituições da mesma e não o fortalecimento , como você defendeu pelo seu ponto de vista .


Vinícius
Vinícius
13/02/2015 às 00:51

Eu não entendi a pergunta acima também. Na primeira, porque não pode ser a D? A doença da peste veio da cidade para o campo ou do campo para as cidades. Sei que ela veio do Oriente, mas por onde atacou primeiro? d) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades. - Não fortaleceu? Eu penso que com a Peste, o sistema estratificado se fortaleceria para as protegerem (poder do clero aumenta por causa do medo da Peste e a busca de conforto com a Igreja...)

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
João Vítor
João Vítor
26/02/2015 às 15:55

Vinícius , não se deve ter como exemplo apenas a "peste negra" , deve-ser ter em conta toda a questão econômica e social por trás disso e não só por trás , aliado a isso também como é dito na pergunta . Guerras , epidemias , fome , rebeliões camponesas , todos esses fatos resultaram em um declínio do sistema feudal da época , incluindo as instituições da mesma e não o fortalecimento , como você defendeu pelo seu ponto de vista .


Yudi
Yudi
12/02/2015 às 16:06

Rafael, é isso mesmo. Se não me engano, uma vez o professor Diogo disse isso em uma aula. Até disse que o gótico daquela época era bem diferente do atual, já que naquele havia a tal "Poética da Luz", onde a luz era predominante, além das vidraçarias nas igrejas; diferente deste estilo atual, que predomina o preto e tal.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
João Vítor
João Vítor
26/02/2015 às 15:55

Vinícius , não se deve ter como exemplo apenas a "peste negra" , deve-ser ter em conta toda a questão econômica e social por trás disso e não só por trás , aliado a isso também como é dito na pergunta . Guerras , epidemias , fome , rebeliões camponesas , todos esses fatos resultaram em um declínio do sistema feudal da época , incluindo as instituições da mesma e não o fortalecimento , como você defendeu pelo seu ponto de vista .


Yudi
Yudi
12/02/2015 às 16:06

Rafael, é isso mesmo. Se não me engano, uma vez o professor Diogo disse isso em uma aula. Até disse que o gótico daquela época era bem diferente do atual, já que naquele havia a tal "Poética da Luz", onde a luz era predominante, além das vidraçarias nas igrejas; diferente deste estilo atual, que predomina o preto e tal.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
João Vítor
João Vítor
26/02/2015 às 15:55

Vinícius , não se deve ter como exemplo apenas a "peste negra" , deve-ser ter em conta toda a questão econômica e social por trás disso e não só por trás , aliado a isso também como é dito na pergunta . Guerras , epidemias , fome , rebeliões camponesas , todos esses fatos resultaram em um declínio do sistema feudal da época , incluindo as instituições da mesma e não o fortalecimento , como você defendeu pelo seu ponto de vista .


Rafael E. Gonçalves
Rafael E. Gonçalves
11/02/2015 às 20:00

Só fiquei em dúvida na questão 3, onde a resposta fala sobre o estilo de arte Gótico e essa tal de "Poética da Luz".

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Viviane
Viviane
12/02/2015 às 15:59

Não ouvi nada sobre estilo gótico na aula!


Rafael E. Gonçalves
Rafael E. Gonçalves
11/02/2015 às 20:00

Só fiquei em dúvida na questão 3, onde a resposta fala sobre o estilo de arte Gótico e essa tal de "Poética da Luz".

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Viviane
Viviane
12/02/2015 às 15:59

Não ouvi nada sobre estilo gótico na aula!


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica