Blog Descomplica

Guia do Estudo Perfeito: Acesse o Material da Aula

Atualizado em

Compartilhe

Menina olhando para a tela de um notebook para ilustrar o conteúdo sobre guia de estudos enem
Ler um bom guia de estudos Enem pode aliviar aquela sensação de que seus estudos não estavam rendendo. Ou seja, quando você estudava, mas não absorvia as informações como deveria e não chegava aos resultados que queria. 
A gente vai te ajudar a tomar medidas pra que você possa aprender melhor, com mais eficiência, por meio de um estudo diferenciado.
E o melhor de tudo: aqui, você vai descobrir como estudar bem de acordo com seu estilo e contexto. Sem aquelas regrinhas de “é necessário estudar tantas horas por dia pra ter sucesso na prova”. 
Basicamente, não existe uma fórmula pronta. Cada aluno está em uma fase diferente dos estudos e também tem rotinas diferentes.
Pra este texto, a gente vai usar como base o Guia do Estudo Perfeito (GEP), disciplina aqui do Descomplica que engloba três tópicos: técnicas de aprendizagem; habilidades comportamentais; estratégias de prova
Isso tudo deve ser desenvolvido ao longo do ano por você, estudante, pra que consiga chegar no Enem com tudo pronto praarrasar na prova. Vem com a gente entender mais!

Qual é o seu jeito de aprender?

O primeiro ponto que a gente quer ressaltar com você é: você já descobriu o seu melhor jeito de estudar? Isto é, o jeito que você absorve melhor as informações e os conteúdos?
Primeiramente, as pessoas têm ritmos de aprendizagem diferentes: há algumas que assistem videoaulas e conseguem compreender bem a matéria, porém, há aquelas que precisam fazer leituras, com um lápis e um papel pra fazer anotações, ou com um marca texto pra grifar pontos-chave do conteúdo.
Também há os alunos que se dão melhor estudando sozinhos e, por outro lado, existem aqueles que conseguem se beneficiar de estudos em grupo, em que há uma troca de conhecimentos, ou seja, o estudante ensina e aprende ao mesmo tempo.

Quais são as habilidades comportamentais a serem desenvolvidas nesse guia de estudos?

Imagine que você estudou o ano inteiro, mas chega na hora da prova e o nervosismo sobressai. 
Aí você não sabe por onde começar a prova, perde tempo por não saber como otimizá-lo e se prejudica, apesar de ter todos os conhecimentos necessários pra obter uma nota boa.
É por isso que nós enfatizamos tanto a questão do desenvolvimento das habilidades comportamentais, que são:

  • autonomia;
  • disciplina;
  • organização;
  • estratégia;
  • entusiasmo.

Sendo assim, o primeiro passo é você mudar sua mentalidade, pra criar a autonomia, que é a habilidade que vamos focar aqui neste texto. Isso vai servir pra sair da posição de aluno e entrar na de estudante. Mas qual a diferença entre os dois?

  • Aluno: comportamento passivo – aquele que só assiste à aula;
  • Estudante: comportamento ativo – aquele proativo, que assiste à aula, mas faz anotações, conecta informações novas com as já adquiridas e, claro, tem seu estilo de estudar fora da aula.

Uma dica que a gente gosta de dar pra desenvolver a autonomia é reconhecer qual é o seu problema. Isso significa identificar qual são os desafios que você vai ter que enfrentar pra chegar ao seu objetivo.
Seja qual for a faculdade na qual você deseja entrar, é preciso saber, por exemplo, qual vai ser a pontuação necessária nela, ou quais questões de quais matérias são mais importantes para a carreira que almeja. 
Assim, você vai focar nisso, entendendo em quais matérias você vai ter que se desenvolver mais, entre outras questões.
Depois, quando chegar a hora de definir seu próprio método de estudo, tenha em mente que isso pode ser um processo um pouco demorado. Você não vai simplesmente acordar em um dia e ter sua metodologia pronta
Mas é importante que você não deixe de estudar por causa disso. Vá testando o que dá certo e o que não dá tanto, até você entender o que serve pra você e te proporciona um estudo eficiente.

Como fazer um cronograma de estudo?

Agora, a gente vai entrar um pouco na questão das técnicas de aprendizagem. Chegando até aqui, você já deve ter percebido que o estudo não é pra ser feito de forma aleatória, mas sim ter um planejamento e uma organização, certo?
Porém, sem esquecer que o seu cronograma deve ser de acordo com sua rotina, suas necessidades e seus limites, ou seja, personalizado
Isso porque ele deve ser possível de ser seguido, a fim de não gerar nenhuma ansiedade por não estar conseguindo cumprir com ele.
Primeiramente, se você já fez oEnem no último ano, pense em quais foram os seus pontos fracos na prova. Ou, se ainda não realizou a prova, tente identificar as matérias em que você tem maior dificuldade. Assim, defina qual vai ser seu maior foco neste ano.
Direto ao ponto, ocronograma de estudos precisa ter os seguintes pontos.

Consistência

A consistência significa que o seu cronograma tem que ser potente e trazer resultados. Aqui, é importante não se confundir achando que é a quantidade de tempo que resulta em consistência. Você vai conseguir obtê-la com o próximo tópico.

Intensidade

Imagem de uma menina segurando um livro e usando um óculos para ilustrar o texto sobre figuras de linguagem resumo
A intensidade está relacionada ao tempo de qualidade que você vai passar estudando. Isto é, você tem que fazer um bom aproveitamento dele, tendo concentração no momento de estudar
Pensa no seguinte: você passar 1 hora estudando direto, sem mexer no celular ou ter alguma outra distração, é bem melhor do que ficar 4 horas variando entre estudar e fazer outras coisas ao mesmo tempo, não é? 
Até porque isso pode atrapalhar a absorção do conteúdo.
Com esses aspectos em mente, você vai conseguir trabalhar os outros dois pontos essenciais do cronograma de estudos:prioridade e eficiência, já que você vai definir um momento pra estudar e outro pra mexer no celular, por exemplo.
Gostou do nosso guia de estudos pro Enem baseado no GEP? Agora, a gente espera que você já esteja com a mentalidade um pouquinho diferente, pensando no desenvolvimento das habilidades comportamentais, para, assim, começar a trabalhar no seu cronograma de estudo também.
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

Fernando Gonçalves
Fernando Gonçalves
12/03/2015 às 19:45

As aulas não irão ficar gravadas? Obrigado desde já.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você