Latitude? Longitude? 3 tatuagens que têm tudo a ver com cartografia

17/08/2016 Camila Paula

Marque as coordenadas na sua pele! Saiba tudo sobre cartografia, latitude, longitude e mais!

latitude

É bem possível que você conheça alguém que tenha ou que queira fazer uma destas tatuagens, e, provavelmente, deve ser aquela pessoa que adora viajar, conhecer novos lugares e explorar novas experiências. Nós listamos as 3 tatuagens mais comuns entre aqueles que amam viajar e que apresentam bem como a cartografia se faz presente no nosso dia-a-dia através destas artes.

 

1. Tatuagem de projeção cilíndrica

latitude

Como lembrança ou orgulho de uma experiência de viagem, muitas são as pessoas que têm tatuado um mapa múndi, e tem até aquelas que vão pintando os países por onde já passaram. Bem, e o que isso tem a ver com cartografia? Essa tatuagem têm tudo a ver com as projeções cartográficas, mais especificamente com a projeção cilíndrica, aquela em que o plano de representação da Terra é um cilindro. Dentre as projeções cilíndricas mais conhecidas, está a Projeção de Mercator, que apresenta uma visão eurocêntrica do mundo.

 

2. Tatuagem de coordenadas geográficas

latitude

Outra tatuagem que é fofa e discreta, além de ser muito cartográfica, é a de coordenadas geográficas, e o melhor de tudo é a possibilidade de você conseguir descobrir de onde é aquela pessoa que você está de olho só conferindo as coordenadas tatuadas 😀 Como? As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias – paralelos e meridianos – que possibilitam a localização de qualquer ponto sobre a superfície terrestre ao fornecerem a latitude e a longitude.

 

3. Tatuagem de rosa dos ventos

latitude

Item indispensável para qualquer mapa, a rosa dos ventos também está presente em pulsos, braços, pernas e outras tantas partes por aí. Utilizada para a orientação das direções, por exemplo, para a navegação, na rosa dos ventos são destacados essencialmente os pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste – e, em algumas mais elaboradas, aparecem também os pontos colaterais e subcolaterais.

Agora que se inspirou, tatua essa lista na alma e arrasa na prova! 😉

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

1 Comentário para este artigo

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *