O estudo da crise de 1929 desempenha um papel fundamental no preparo para exames como o ENEM e vestibulares, pois esse evento histórico marcou profundamente o século XX e tive repercussões globais de longa duração.
Compreender as causas e as consequências da quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929 é essencial para analisar as dinâmicas econômicas, políticas e sociais que moldaram o mundo contemporâneo.
Para auxiliar os estudantes na fixação do conteúdo, elaboramos uma lista de exercícios sobre crise de 1929 que oferece a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades.
Faça os exercícios e depois confira o Gabarito para verificar os erros e acertos. Bom estudos!Exercícios Crise de 1929
Questão 1
(ENEM) Texto IA Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.
ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).
Texto II Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).
A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois a) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque. b) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário. c) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos. d) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado. e) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.Questão 2
(FUVEST) Da Grande Depressão, ocorrida no mundo capitalista com a crise econômica de 1929, resultou: a) o desemprego, o reforço do liberalismo e a modernização do setor industrial. b) a arte expressionista, um avanço dos movimentos anarquistas e o Nazi-Fascismo. c) o intervencionismo estatal, múltiplos problemas sociais e nova corrida armamentista. d) o surgimento do neoliberalismo, o fim da hegemonia europeia e a popularidade das correntes culturais existencialistas. e) o sucesso dos partidos socialistas ocidentais, o recuo do desemprego e o início de uma aproximação com a União Soviética. Questão 3 (Enem 2014)Questão 4
Texto:
A crise de 1929 foi um evento decisivo na história do século XX. Ela provocou uma forte recessão econômica mundial, com graves consequências sociais e políticas. No Brasil, a crise teve um impacto significativo sobre a economia cafeeira, que era a principal fonte de divisas para o país.
De acordo com o texto, a crise de 1929 teve como consequência para a economia cafeeira brasileira:
a) a queda do preço do café no mercado internacional;
b) o aumento da produção de café no Brasil;
c) a expansão das exportações de café para novos mercados;
d) a redução dos impostos sobre a exportação de café;
e) a melhora da infraestrutura de transportes para escoar a produção de café.
Questão 5
(Enem 2016- com adaptações)Texto:
A crise de 1929 foi um evento que teve impactos significativos na economia mundial. Entre as causas da crise, destacam-se:
(I) a superprodução de bens e serviços, que levou à queda dos preços e aumento do desemprego. (II) a especulação financeira, que provocou uma queda abrupta na Bolsa de Valores de Nova York. (III) a redução do consumo, que foi causada pela diminuição da renda das famílias.
Quais das afirmações acima são corretas?
Questão 6
(Enem 2018 - com adaptações)Texto:
A crise de 1929 teve impactos significativos na política brasileira. Entre os principais impactos, destacam-se:
(I) a queda da popularidade do presidente Washington Luís. (II) a ascensão do fascismo no Brasil. (III) o fortalecimento da oposição ao governo.
Quais das afirmações acima são corretas?
Questão 7:
Texto:
O fascismo foi um movimento político que surgiu na Itália na década de 1920. Ele se caracterizou por um regime autoritário, nacionalista e anticomunista.
A crise de 1929 contribuiu para o surgimento do fascismo na Itália?
Questão 8:
Texto:
Os regimes totalitários foram uma característica da Europa na década de 1930. Eles se caracterizavam por um governo autoritário, que controlava todos os aspectos da vida social e política.
A crise de 1929 contribuiu para a ascensão dos regimes totalitários na Europa?
GABARITO
- B
- C