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Questão Direitos Humanos Enem: veja 2 para praticar o tema

Teste seus conhecimentos para o vestibular: resolva uma questão da UEL, sobre Direitos Humanos, e confira a resposta comentada por nossos monitores.

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Você já se deparou com alguma questão sobre direitos humanos do Enem que não entendeu e não conseguiu responder? Seja você alguém que já fez a prova ou apenas alguém que procura essas questões pra estudar, é muito possível que isso já tenha acontecido.

Pensando nisso, a gente decidiu te ajudar nessa. Neste post, você vai conferir duas questões sobre direitos humanos, uma do Enem 2019 e outra do Enem 2018. Tá tudo bem explicadinho pra que você entenda o porquê das alternativas certas e o porquê das alternativas erradas. Bora lá aprender mais!

1. Questão sobre Direitos Humanos Enem 2019

Imagem em detalhe de uma mão assinando um documento à caneta para ilustrar artigo sobre questões direitos humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional.

LAFER, C. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: MAGNOLI, D. (Org.) História da paz. São Paulo: Contexto, 2008.

A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a

  • a) superação da soberania estatal.
  • b) defesa dos grupos vulneráveis.
  • c) redução da truculência belicista.
  • d) impunidade dos atos criminosos.
  • e) inibição dos choques civilizacionais.

Comentários e resposta

Essa questão traz um contexto pós-guerra, já que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada logo após a 2º Guerra Mundial e o Holocausto. Tudo entendido até aqui, né?

Assim, ela traz a reflexão pra devastação causada no mundo na época por conta de determinadas nações que tinham mais poder do que outras e usaram isso pra ter cada vez mais força e estar acima do resto.

Esse marco veio pra mudar a relação entre os países, transformando o modo de lidar com os conflitos globais ao criar direitos básicos que todo ser humano que habita o mundo tem — sem exceção, hein? — e nenhum outro pode violar, em contexto algum. Alguns exemplos são o direito à vida, à propriedade e à sociedade.

Sendo assim, a gente pode entender a DUDH como uma união internacional para evitar que acontecimentos trágicos como os da 2º Guerra Mundial e do Holocausto aconteçam novamente — em que as minorias foram prejudicadas drasticamente —, promovendo mais justiça.

Agora vamos pro que interessa que é a resposta, não é mesmo? Aposto que agora você já achou a correta, mas vamos lá: “A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a defesa dos grupos vulneráveis.”. Alternativa B. Fácil, né?

Mas também é legal entender um pouquinho do porquê de as outras alternativas estarem erradas. Vem com a gente:

  • superação da soberania estatal: os estados continuam tendo sua soberania, e a DUDH não é uma imposição a eles;
  • redução da truculência belicista: o propósito da DUDH vai além de acabar com a questão bélica;
  • impunidade dos atos criminosos: isso é oposto à proposta da DUDH, que busca acabar com a violação dos direitos básicos que engloba;
  • inibição dos choques civilizacionais: esse não é o objetivo, mas a DUDH vai, sim, evitar situações extremas relacionadas a esses choques.

Tranquilo até aqui? Então vamos pra próxima!

2. Questão sobre direitos humanos Enem 2018

Imagem em detalhe de um lápis sobre um cartão resposta para ilustrar artigo sobre questões direitos humanos

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos”, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.

“Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações”, disse Audrey.

“Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás – e os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso.”

Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e os direitos dos outros.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 3 abr. 2018 (adaptado).

Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim, a

  • a) inclusão de todos na Agenda 2030.
  • b) extinção da intolerância entre os indivíduos.
  • c) discussão desse tema desde a educação básica.
  • d) conquista de direitos para todos os povos e nações.
  • e) promoção da dignidade humana em todos os lugares.

Comentários e resposta

Aqui a gente vai usar bastante a capacidade de interpretação de texto, fechado? O texto em questão foi retirado diretamente do site das Nações Unidas e, nele, a diretora-geral da Unesco fala sobre um objetivo: fazer a Agenda alcançar todas as pessoas.

Isso ficou claro? Então, presta atenção agora na seguinte frase “Segundo ela, esse processo precisa começar quanto antes nas carteiras das escolas.” Analisa direitinho essas informações que a gente acabou de te passar, volta lá nas alternativas e tenta responder. Depois, volta aqui pra gente analisar cada um delas:

  • inclusão de todos na Agenda 2030: como a gente falou ali em cima, esse é o objetivo, e não a estratégia que o enunciado pede;
  • extinção da intolerância entre os indivíduos: esse é um efeito possível da estratégia;
  • discussão desse tema desde a educação básica: aqui sim nós temos a estratégia citada no texto pra atingir os objetivos das alternativas anteriores, então a resposta certa é a C;
  • conquista de direitos para todos os povos e nações: outro resultado almejado a partir da estratégia;
  • promoção da dignidade humana em todos os lugares: mais um efeito/objetivo.

E aí, acertou? O grande ponto aqui era saber diferenciar quais alternativas eram efeitos e qual era a estratégia. Por isso, é muito importante que, na hora da sua prova, você preste bastante atenção nesses detalhezinhos, como as palavras utilizadas, pra evitar confusão.

Falando um pouco mais sobre a resposta, a questão mostra o objetivo da Agenda 30, que é que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”. Logo em seguida, ela diz como chegar a esse resultado, que é por meio da educação.

Sendo assim, o ponto é que os estudantes saibam seus direitos, bem como os de todas as pessoas, pra que eles possam usufruir desses, além de espalhá-los pra que todos tenham essa consciência.

Conseguiu aprender bastante com as questões sobre direitos humanos que a gente trouxe pra você neste post? Continue estudando pra arrasar na sua prova do Enem, hein!

Além disso, se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo! E para ter acesso ao melhor conteúdo na preparação para as provas, conheça o Cursinho Preparatório da Descomplica!

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