Você já pensou em como deve ficar a estética da redação? Sim, além de se preocupar com o conteúdo, você também precisa pensar na apresentação do seu texto. Isso pode fazer toda a diferença na sua nota!
Sempre que o assunto é a redação do vestibular, a conversa costuma girar em torno de temas, referências ou até mesmo sugestões de tipos de discurso. No entanto, tem mais um assunto que precisa ser parte do papo, que é a estética.
A estética da redação é como o seu texto é apresentado visualmente. Esse pode ser um critério decisivo pra você ter uma boa nota nessa parte tão importante do vestibular.
Tudo pronto pra aprender como melhorar a estética da redação no vestibular? Então, fique de olho nas nossas dicas a seguir!
O que é estética da redação?
Falar em estética da redação significa discutir como o texto é apresentado. O principal fator envolvido nisso é a clareza da sua escrita, que tem um impacto direto na sua nota. Ou seja, se você falhar nesse sentido, não há conteúdo de qualidade que salve!
A redação do vestibular e do Enem é quando os examinadores podem analisar a sua capacidade de estruturar um texto dentro dos padrões requisitados. No entanto, isso também significa atender a certas regras que nem estão discriminadas na folha da prova.
Por fim, focar na estética da redação é algo que servirá pra facilitar em muito a sua apresentação de ideias ao longo da vida acadêmica. Ou seja, é uma habilidade que continuará sendo relevante mesmo depois do vestibular.
Como melhorar a estética da redação?
Agora que você já entendeu a importância de trabalhar a estética da redação, resta conhecer as melhores técnicas pra fazer isso. Confira a lista a seguir com as melhores dicas pra mandar bem nesse sentido e entregar ótimas redações nos vestibulares!
- Comece uma redação com períodos curtos. Basta fazer uma frase-núcleo que será a sua idéia geral a ser desenvolvida nos parágrafos que se seguirão;
- Nunca coloque uma expressão que desconheça, pois o erro de ortografia e acentuação é o que mais tira pontos em uma redação;
- Nunca coloque hífen onde não é necessário como em pentacampeão ou separação de sílabas erroneamente como ca-rro;
- Nunca use gírias na redação pois a dissertação é a explicação racional do que vai ser desenvolvido e uma gíria pode cortar totalmente a sequência do que vai ser desenvolvido além de ofender a norma culta da Língua Portuguesa;
- Nunca esqueça dos pingos nos “is” pois bolinha não vale;
- Nunca coloque vírgulas onde não são necessárias (o que tem de erro de pontuação!);
- Nunca entregue uma redação sem verificar a separação silábica das palavras;
- Nunca comece a escrever sem estruturar o que vai passar pro papel;
- Tenha calma na hora de dissertar e sempre volte à frase-núcleo pra orientar seus argumentos;
- Respeite as margens do papel e procure sempre fazer uma letra constante sem diminuir a letra no final da redação pra ganhar mais espaço ou aumentar pra preencher espaço;
- A letra tem que ser visível e compreensível pra quem lê;
- Prepare sempre um esquema lógico em cima da estrutura intrínseca e extrínseca;
- Não inicie nem termine uma redação com expressões do tipo: “… Eu acho… Parece ser… Acredito mesmo… Quem sabe…” mostra dúvidas em seus argumentos anteriores;
- Cuidado com “superlativos criativos” do tipo: “… mesmamente… apenasmente.” . E de “neologismos incultos” do tipo: “…imexível… inconstitucionalizável…”
A partir das dicas acima, você poderá melhorar bastante a estética da redação ao fazer o vestibular ou o Enem. Em cada item, fica nítido como existem diferentes tipos de erros dos quais nem todo mundo se lembra, mas podem fazer toda a diferença na nota. Agora é a hora de praticar tendo em mente essas orientações!
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?