Saber como vender pela internet, hoje em dia, é mais do que uma simples estratégia pra um negócio, é praticamente uma questão de sobrevivência. E você já deve ter se dado conta disso. Afinal, quem nunca usou a rede pra comprar uma roupa, um livro ou até um curso de pós-graduação, não é mesmo?
Mas saiba que o seu objeto de desejo não aparece disponível, ali na tela do seu computador ou smartphone, como mágica. Pra isso acontecer, quem está lá do outro lado, o vendedor, colocou em prática toda uma estratégia de vendas, pois não basta simplesmente jogar o produto na rede e esperar o dinheiro entrar.
Mas também não se trata de um bicho de sete cabeças. Ainda mais com as ferramentas disponíveis atualmente. Não é preciso ser um expert dos negócios pra saber como vender pela internet. Mas pra dar certo, é preciso conhecer alguns caminhos, algumas manhas.
E é justamente pra te mostrar alguns destes atalhos que preparamos esse post. É um “textão” que vai te mostrar praticamente tudo sobre como vender pela internet. Quando você chegar no final dele, vai entender o que é preciso fazer pra colocar qualquer coisa à venda na rede.
Vantagens de vender pela internet
De uma hora pra outra, parece que todo mundo resolveu usar a internet pra vender, não é mesmo? E que, em breve, aquelas lojas da rua ou do shopping, vão deixar de existir. Bem, as coisas não são bem assim, mas é quase isso.
Bom, praticamente todo mundo que trabalha com algum tipo de comércio descobriu as vantagens de vender pela internet. Isso envolve desde as grandes lojas de departamento até os pequenos empreendedores, que ainda estão começando seus negócios.
Acontece que vender pela internet oferece uma série de vantagens em comparação com o modelo tradicional de vendas. E elas beneficiam todo o tipo de negócio, dos bem pequenos aos realmente grandes. Confira abaixo algumas destas vantagens.
Liberdade para tocar o negócio
Dá pra dizer que as vendas pela internet aceitam quase tudo. É claro, desde que você encontre a melhor estratégia pro negócio. Mas é possível vender qualquer tipo de produto, com as mais variadas abordagens pra atingir seu público-alvo. A única limitação será, claro, o sucesso que você alcançará.
Na internet não há uma hora certa pra vender. E o vendedor não precisa vestir uma roupa bonita pra impressionar o cliente. Ou seja, você tem muito mais autonomia pra desenvolver estratégias pra conquistar e fidelizar o seu comprador. Isto é autonomia.
Horários livres
Como falamos acima, vender pela internet não impõe limite de horário. Na loja física, você vai abrir às 9h da manhã e fechar às 6h da tarde. E precisa torcer pra que o seu cliente consiga passar lá nessa hora. E durante (ou fora) desse horário você terá que cuidar das outras coisas do negócio, como contabilidade, fornecedores, etc.
Já nas vendas pela internet, não tem hora pra fechar o negócio. Dá pra vender de madrugada, aos domingos e feriados. É claro que você terá todas as outras obrigações do modelo tradicional, como cuidar das contas. Mas a flexibilidade de horário permite que você se organize pra tratar desses assuntos com calma.
Baixo investimento
Você já se deu conta do quanto é caro abrir uma loja? Primeiro, é preciso alugar um ponto, pagar luz, condomínio e um monte de outras contas. E tem que organizar tudo pra receber os seus clientes e expor os produtos. Ainda terá que contratar uma equipe pra atender, cuidar do estoque, etc.
Ou seja, se você não tiver um bom capital, sequer abre as portas do seu negócio. Agora, pense em como vender pela internet é mais barato. Não é preciso ter um espaço físico. Nem uma grande equipe de vendedores.
Você precisará de recursos basicamente pro estoque inicial e pra logística de entregas. É ou não é bem mais barato?
Público infinito
Ainda comparando com uma loja física, imagine a forma que você vai atrair o seu público. É preciso ter certeza que ele vai chegar lá. Isso vai depender da localização, horários e hábitos desse cliente. E se a sua loja fica em São Paulo, vai ser bem difícil vender pra quem mora em Porto Alegre, não é mesmo?
Já nas vendas pela internet, essas barreiras não existem. Você não precisa se preocupar se o ponto está mal localizado ou se não vai ter movimento no dia de chuva.
Seus produtos estarão disponíveis pra todo cliente com acesso à rede, mesmo que ele esteja na lua (nesse caso, só vai dar trabalho pra fazer a entrega…).
Menos burocracia
Essa última vale especialmente pra quem ainda está começando. Ser um empreendedor no Brasil sempre foi sinônimo de burocracia. Pra abrir um negócio é preciso uma série de autorizações e registros. Além de ter que pagar um monte de taxas.
Mas vender pela internet, pode ser bem mais fácil. É possível, por exemplo, ser um microempreendedor individual (MEI) e trabalhar de forma legal. E ainda contar com alguns benefícios como licença maternidade, auxílio-doença e até aposentadoria. Legal, né?
Como vender pela internet sem nenhuma experiência?
Então você nunca trabalhou com vendas pela internet, mas quer iniciar o seu e-commerce do zero? Sem problemas. Talvez sua caminhada na estrada do empreendedorismo seja um pouco mais longa, mas nada impede que você tenha sucesso.
Algumas das etapas que você terá que percorrer são as mesmas de qualquer tipo de negócio. Pra outras, o ambiente digital vai facilitar a sua vida e abreviar caminhos. O importante é você planejar cada passo e seguir em frente. Confira algumas estratégias indispensáveis nessa jornada.
Escolha um produto
Hoje, existe uma grande variedade de produtos à venda pela internet. Mais adiante, a gente vai falar com mais detalhes sobre o que vender pela rede. Mas é importante pensar em algo que você conheça bem, tenha afinidade. Assim, todas as estratégias do negócio serão facilitadas.
Estude o mercado
Pra iniciar qualquer empreendimento é fundamental conhecer o mercado. No caso do e-commerce é preciso saber quem são os potenciais clientes, quais as suas necessidades e desejos. Também é importante mapear os concorrentes e entender como eles atuam.
Escolha as ferramentas para tocar o negócio
Existem muitas ferramentas pra administrar um e-commerce. Elas servem não apenas pra mostrar o seu produto aos clientes, mas pra cuidar de toda a gestão, logística de entregas e sistema de pagamentos.
Estabeleça um orçamento
Fundamental também é saber de quanto você dispõe pra iniciar o seu negócio de vendas pela internet. E como vai usar este capital. Você vai precisar de um estoque inicial do seu produto? Ou precisa de matéria-prima pra produzi-lo? É preciso colocar tudo no papel antes de iniciar.
Se apresente ao mercado
Quando iniciar o seu negócio, é preciso que as pessoas saibam o que você vende e como faz isso, não é mesmo? E se o cliente está na internet, é lá que você tem que aparecer também. Você vai precisar de uma estratégia de marketing digital. Primeiro pra que o público conheça você e o seu produto. Depois, pra que decidam comprar de você.
O que vender pela internet?
Você decidiu abrir o seu e-commerce, mas ainda não sabe o que vender? Bom, então fique sabendo que as opções são muitas. Praticamente qualquer produto pode ser vendido pela internet. Em alguns segmentos o retorno é mais imediato, mas o resultado depende muito das estratégias adotadas no negócio.
Sempre que se pensa em abrir um negócio próprio, uma das ideias principais é poder trabalhar com o que se gosta, não é mesmo? Esse pode ser um ponto de partida pra se escolher o que vender pela internet.
Escolhendo um mercado com o qual já se tem afinidade a chance de se acertar é maior. Afinal, o vendedor já conhece o produto, e também as demandas do público que vai comprá-lo.
Aliás, a necessidade do cliente é outro ponto bem importante pra se levar em conta. É importante pesquisar e entender se ele realmente precisa do seu produto e se estará disposto a pagar por ele.
Você pode também acompanhar as tendências do mercado e apostar nos produtos que mais vendem pela internet. É claro que você vai encontrar uma concorrência já estabelecida nestes nichos. Mas caprichando na montagem do seu negócio é possível ter sucesso.
Confira alguns dos produtos e ramos que vendem bastante pela internet hoje em dia.
Vestuário
Nesse segmento entram roupas, calçados e acessórios pros mais variados públicos: de crianças a idosos. Este é um mercado com muitas possibilidades. Você pode focar o e-commerce em um nicho específico pra melhorar os seus resultados.
Saúde e beleza
Este segmento cresceu bastante com a pandemia do Coronavírus. Isoladas em casa, as pessoas passaram a cuidar mais da saúde. E também a investir em cosméticos, cremes e outros produtos de beleza.
Produtos para pet
O mercado de produtos pra animais de estimação vem crescendo tanto no comércio online quanto no offline. O seu mix de produtos pode incluir rações, brinquedos, acessórios e medicamentos pros pets.
Linha fitness
Os produtos pra quem cuida da saúde fazendo atividade física também é promissor. Trata-se de um público que demanda acessórios e equipamentos específicos. Quem malha sempre precisa de uma roupa adequada ou de um tênis apropriado. E as compras pela internet atendem bem a essa necessidade.
Alimentação
Este também é um mercado forte nas vendas pela internet, embora a concorrência seja grande. Mas a verdade é que comprar comida por delivery sempre terá o seu público fiel. Pra se destacar, porém, é preciso ter um ótimo desempenho no sistema de entregas. E, claro, uma boa comida pra oferecer.
Como vender pela internet de graça?
Então, você já tem um produto, mas falta capital pra montar uma loja virtual? Pois, dá pra vender pela internet sem precisar gastar nada (ou quase nada). Algumas plataformas ajudam vendedores a encontrar seus clientes. Em troca, ficam com uma comissão sobre a venda.
Além de resolver o problema da falta de recursos, estas plataformas podem ajudar na logística do seu negócio. Geralmente elas já têm sistema de entrega e pagamento organizados. Você só vai precisar levar o seu produto. Conheça algumas delas e veja como pode ser fácil utilizá-las.
Marketplaces
Os marketplaces funcionam como portais que abrem espaço pra diferentes empreendedores oferecerem seus produtos. São grandes shoppings centers virtuais. Provavelmente, você já comprou através de alguns deles, como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Magazine Luiza.
Nestes espaços você se cadastra como vendedor parceiro e seus produtos ficam disponíveis pra todo mundo que navega por eles. E não é pouca gente. Somente o Mercado Livre registrou, em março de 2021, 279,5 milhões de acessos.
Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Com certeza, muitas destas pessoas se interessariam pelo seu produto, não é mesmo?
Loja integrada
Esta é uma opção pra quem está começando e ainda sabe pouco sobre como vender pela internet. Dependendo do negócio, não é preciso pagar nada pra vender seus produtos por lá. Esta opção vale pra operações com até 50 produtos e limite de 5 mil visitas mensais.
Mas na Loja integrada você também pode adquirir um domínio e fazer a configuração do seu próprio espaço. Por valores bem em conta, você tem acesso integrado a outras ferramentas bem legais pro crescimento da sua loja, como o Google Ads, e-mail marketing e chat online.
Outra característica da Loja integrada é que ela facilita tanto a entrega quanto o pagamento por seus produtos, isso mesmo na opção de negócio gratuito. A plataforma permite enviar mercadorias por Sedex, motoboy ou por transportadora, por exemplo. E ainda existe a facilidade de fazer o pagamento pelo Mercado Pago.
Loja2
Quem não pretende gastar absolutamente nada pra vender pela internet têm também A Loja2 como alternativa. Em comparação com a opção gratuita da Loja integrada, a Loja2 tem a vantagem de não impor limite ao número de produtos, embora permita uma única foto por item. Também não há limite ao número de acessos mensais.
Contra a Loja2 pesa o fato de que as páginas têm publicidade de terceiros e de não permitir que o vendedor personalize o domínio. A plataforma permite o pagamento pelas vendas por meio do Paypal e do Pagseguro. Também realiza o cálculo do frete pra envio pelos Correios.
Wix
Sim, o Wix, aquela plataforma simples de se utilizar pra gerenciar sites, também pode ser usada como espaço pro seu e-commerce. E é justamente a facilidade de lidar com ele uma das suas principais vantagens. Isso é possível sem gastar nada (ou quase nada).
No Wix você pode escolher um template gratuito pra sua loja e personalizá-lo. As formas de pagamento na sua loja virtual pela plataforma podem ser cartões de crédito e débito, PayPal, PagSeguro e Mercado Pago.
Como vender pelo Instagram?
O Instagram é uma das plataformas mais usadas pelos empreendedores pra vender pela internet. Algumas características da rede social justificam essa preferência. Embora não seja a rede mais usada no Brasil, ele tem um forte apelo visual, que facilita os negócios.
Além disso, o Instagram oferece aos usuários algumas ferramentas interessantes pra quem quer oferecer suas mercadorias. Elas ajudam a divulgar os produtos, facilitam o acesso dos clientes e todo o processo de vendas. Seja pra venda ou não, é difícil encontrar uma marca que não esteja presente por lá.
Você não tem dúvidas sobre a importância do Insta quando o assunto é como vender pela internet, certo? Então, lá vai um passo a passo mostrando como iniciar seus negócios na plataforma.
Faça um perfil comercial para sua marca
Com um perfil comercial, sua loja vai ter acesso a algumas ferramentas importantes da rede social focadas pra vendas. É o caso do Instagram Ads, pra anunciar seus post e o Instagram Shopping, que direciona os clientes pra sua loja virtual.
Já o Instagram Insigths permite acompanhar métricas pra conhecer melhor seus seguidores e o alcance de suas publicações. Se o sua marca tem um perfil pessoal, é bem simples fazer a migração pra um comercial.
Tenha uma bio inspiradora
A bio vai funcionar como um cartão de apresentação da sua marca. Além de uma boa foto, que não precisa, obrigatoriamente, ser a sua logo, é preciso caprichar na descrição. Aqui você tem 160 caracteres pra apresentar sua loja e convencer os clientes a acessá-la.
Invista em boas imagens
Como dissemos lá no início deste tópico, o Instagram é uma rede social com forte apelo visual. Isso significa que as imagens que você vai publicar em seu perfil comercial farão toda a diferença. São elas que vão atrair seu público e despertar o interesse em seus produtos. Logo, capriche!
Utilize todos os formatos
Falamos da qualidade das fotos, mas o Instagram tem outros formatos pra produzir conteúdos e prender a atenção do seu público. Você pode (na verdade, deve) usar o reels, stories, IGTV e as lives pra converter sua audiência em clientes. Cada formato tem uma característica e é a partir dela que deve ser incluído em sua estratégia.
Produza bom conteúdo
Nas redes sociais, você sabe, o conteúdo é rei. Mas é preciso que ele tenha qualidade, que agregue valor pra seus seguidores. Pense sempre na relevância do que vai postar, mostrando como sua marca pode resolver problemas e combater as dores da sua audiência.
Capriche nos textos
Boas imagens e bons conteúdos terão muito mais eficácia quando acompanhados de bons textos. É o famoso copywriting. Os textos, headlines e legendas precisam ser persuasivos sem serem apelativos. Esse é um grande segredo do sucesso das vendas pelo Instagram.
Interaja com o público
Na verdade, isso vale pra todas as redes sociais e pra todo o relacionamento com os clientes, seja online ou offline. Responda aos comentários e aos DMs sempre que possível. Assim sua marca vai aumentar o engajamento e fidelizar o seu público.
Seja criativo
Não se esqueça que, assim como a sua marca, tem muito mais gente vendendo no Instagram e disputando a atenção do seu público. Além do “bê-á-bá” que mostramos nas dicas acima, é preciso criatividade pra se destacar.
Como fazer isso? De muitas formas. Sua marca pode fazer promoções ou sorteios, por exemplo. Ou parceria com algum influenciador digital ligado ao seu nicho de mercado. O Instagram oferece muitas possibilidades quando se trabalha com criatividade.
Etapas de uma venda online
Depois que o seu e-commerce estiver bem estruturado, você vai ver que vender pela internet pode ser um processo simples. Confira as etapas de uma venda online:
- Escolha do produto: tudo começa quando o cliente acessa sua plataforma e encontra o produto que deseja;
- Pedido: o comprador decidiu o que deseja, escolheu as formas de entrega e pagamento e fez o pedido;
- Recepção do pedido: a sua plataforma registra e processa a solicitação do cliente;
- Validação: nesta etapa, o sistema analisa se a forma de pagamento e os outros dados do cliente estão ok e autoriza a transação;
- “OK” pro cliente: o sistema informa ao cliente que o pedido foi autorizado;
- Estoque: a loja já pode separar e despachar o produto comprado;
- Frete: o passo seguinte é o transporte do produto pro endereço indicado pelo cliente;
- Entrega: o cliente, então, recebe na sua casa o produto que adquiriu da sua loja;
- Pós-venda: a loja faz novo contato com o cliente pra saber se o produto chegou e pedir uma avaliação da experiência.
Dá para se especializar em vendas?
Já deu pra notar que a web mudou de vez e como funciona o comércio, não é mesmo? Saber como vender na internet já é uma qualidade obrigatória pra se ter sucesso. E não importa o que você venda, nem pra quem.
Hoje, é raro encontrar alguém que saia de casa pra “ir às compras” sem antes fazer aquela consulta na internet, não é? E quem se posicionar melhor por lá, aplicar as melhores estratégias, estará sempre um passo à frente.
E quando se fala em marketing, os objetivos seguem os mesmo de décadas atrás, quando tudo funcionava de forma offline: gerar valor, comunicar, atrair e fidelizar clientes. Entretanto, agora estas tarefas acontecem no ambiente online. É lá que o cliente está. Isso exige uma adequação das estratégias.
E é disso que o MBA em Marketing Estratégico Digital do Descomplica trata. Ele aborda desde as tendências mais atuais sobre marketing digital até de que forma o consumidor se comporta neste ambiente.
Trata-se de um curso completo pra entender não apenas como vender pela internet, mas tudo que envolve o universo online. Aliás, todos os cursos de pós-graduação no Descomplica são 100% online e certificados pelo Ministério da Educação.Vem conferir!