Os 5 passos para estudar Matemática
Saber
Geralmente, o aluno quer ser malandro e pular a parte inicial ou porque não está entendendo nada, ou porque acha que o professor está ali só para cumprir horário. O aluno acha que a Matemática não deveria ter o mimimi das Humanas e quer saber logo pra que lado da equação jogar o x e como ficará essa raiz quadrada na fração. Pera lá! A parte teórica é muito importante no seu estudo da Matemática. Nesse momento, você vai saber todos os truques e propriedades do assunto, as regras e as exceções que limitam - e ajudam - a chegar na resposta certa. Vamos exemplificar aqui com Função Afim. Esse exemplo é muito importante porque nunca houve um Enem no qual não caísse Função Afim. Função afim é uma função do 1º grau definida pela fórmula y = ax + b, onde o a é o coeficiente angular e o b, o coeficiente linear. Seu gráfico é definido por uma linha reta e, se o a for positivo, a função é crescente e, se o a for negativo, é decrescente. Ainda, o b define em que ponto a reta corta o eixo vertical do y.Toda essa teoria é fundamental para você não ficar perdido ao se deparar com uma questão de Função Afim.Pensar
Acredite, saber reconhecer as propriedades vai te ajudar a fazer qualquer exercício. Mas as questões não vão te pedir para escrever tuuuuudo o que você sabe sobre o assunto, né? O segundo passo para aprender Matemática é, a partir dos seus conhecimentos prévios, conseguir reconhecer o que a questão está pedindo. Os objetivos dessa fase de aprendizado são traduzir seu conhecimento dentro da questão e conseguir extrair a pergunta-chave de todo aquele textão que geralmente vem acompanhando. Uma boa dica é sempre sublinhar o enunciado para entender melhor o que você precisa fazer e focar no que a questão pede.Raciocinar
Raciocinar não é a mesma coisa que pensar! Ao se deparar com um exercício, você vai ter acessado todos seus conhecimentos prévios e entendido o que a questão pediu. Ok, mas, geralmente, as questões de Matemática têm vários caminhos possíveis de resposta e você precisa escolher aquele que vai te fazer perder menos tempo. Como você vai conseguir fazer isso? Fazendo muuuuuitos exercícios, para conseguir extinguir todas as possibilidades de um assunto cair e parecer novidade. A ideia é chegar na prova bem afiado em todas as matérias de tanto repetir questões dentro dos assuntos!Criar
Tem questão que você olha e você fala: "essa eu sei fazer!". Por exemplo:Raiz quadrada de 1000 x 1001 x 1002 x 1003 + 1 = ?
Eita! Até dá, mas vai demorar um tempão. Aí que entra sua capacidade de abstrair, de ser criativo para simplificar a questão e perder menos tempo. Faça com outros números consecutivos menores para facilitar e perceba que tem um padrão:Raiz quadrada de 1 x 2 x 3 x 4 + 1 = 5Raiz quadrada de 2 x 3 x 4 x 5 +1 = 11Raiz quadrada de 3 x 4 x 5 x 6 + 1 = 19Hmmm. Percebeu alguma coisa? Se você multiplicar o primeiro pelo último e somar 1, você encontra o mesmo resultado. Então, dessa forma, a resposta é: Raiz quadrada de 1000 x 1001 x 1002 x 1003 + 1 = 1003001 :DLouco, né? Mas, novamente, a gente consegue pegar esses macetes fazendo muuuitos exercícios e dando chance à Matemática de te mostrar que muitas vezes ela vem pra facilitar a vida.Improvisar
O nome disso poderia ser rataria, poderia ser briga de saci com pernada, poderia ser a última boia do Titanic afundando... Quando a questão não dá mole, quando a questão vem pra te testar, você mostra pra ela quem manda! Se liga na maldade dessa questão:(UFF) A grande pirâmide de Quéops, antiga construção localizada no Egito, é uma pirâmide regular de base quadrada, com 137m de altura. Cada face dessa pirâmide é um triângulo isósceles cuja altura relativa à base mede 179m.
A área da base dessa pirâmide, em m2, é:
a) 13272
b) 26544
c) 39816
d) 53088
e) 79432
Ao estudar Matemática, uma dica infalível na geometria é encontrar triângulos retângulos. Eles vêm para te salvar, sério! Assim, bem rápido você consegue chegar na equação: x² + 137² = 179² para depois fazer (2x)² para calcular a área da base quadrada da pirâmide. Bem rápido você também descobre que essa raiz não dá exata e aí é hora de improvisar. Você já tem que:(2x²) = 4x²x² = 179² - 137²Então, seu resultado vai ser 4(179² - 137²). Pensa com a gente: 9² sempre dá um numero terminado em 1, certo? E 7² sempre da um numero terminado em 9, certo? Qualquer número terminado em 1 menos 9, termina em 2, né? E 2 vezes 4 dáááááá… isso mesmo: 8. E qual alternativa termina em 8? Letra D de DEU CERTO SEU IMPROVISO :D