Blog Descomplica

Principais questões de bioquímica ENEM: estude para a prova agora

A Bioquímica pode abordar muitas matérias de Biologia, mas hoje o professor Rubens Oda vai apresentar uma lista de exercícios ótima para começar o assunto!
porDescomplica| 10/11/2014

Compartilhe

Estar por dentro de todas as questões de bioquímica Enem é uma forma de conseguir estudar para a prova que vai realizar neste ano ou no ano que vem, e garantir que vai ter um bom desempenho, mesmo sendo uma pessoa mais motivada para as ciências humanas. 

Praticar exercícios e estar sempre investigando sobre o assunto é necessário para garantir que não vai esquecer nenhuma teoria importante que pode ser colocada em prática para que realize o seu exercício.

Em suma, a sua nota do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, vai garantir a sua entrada no ensino superior através de várias formas:

  • FIES: Fundo de Financiamento Estudantil que garante que o estudante vai conseguir pagar a faculdade financiada em parcelas pequenas depois que já estiver formado. 
  • Sisu: o Sisu garante que o estudante vai conseguir entrar em um ensino superior usando a sua nota para a graduação pública em instituições como a UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. 

Neste caso, não se deve pagar nenhuma mensalidade,  mas é necessário que se arque com gastos como transporte e alimentação. Por ser uma das modalidades mais concorridas, é necessário que o estudante faça o uso da nota de corte. 

  • Prouni: o Prouni garante que os estudantes de baixa renda irão conseguir entrar ́ para o ensino superior sem que paguem nada por isso em instituições privadas. 

É necessário que a renda por cada pessoa na mesma casa seja de até um salário mínimo e meio para garantir a bolsa de 100% ou de até três salários mínimos para que se tenha o desconto de 50%. 

O que cai nas questões de bioquímica ENEM? 

ilustração dns questoes bioquimica no enem

Um dos assuntos que mais caem de bioquímica do Enem é sobre as células e os processos que são realizados pela mesma. Alguns processos que acontecem são a osmose e a catálise.  

A osmose é a perda de água da célula para um meio mais concentrado, que geralmente é o sal, e a catálise é o aumento da velocidade da reação.

Veja, abaixo, quais são as outros conteúdos que também caem e que você precisa estar por dentro para garantir que vai ter um bom desempenho  durante a realização da sua prova: 

  • Funções da água no organismo;
    • Composição química da célula;
  • Estrutura de uma proteína;
  • Processos metabólicos e fases do metabolismo;
  • Respiração celular.

Saiba colocar na prática e não entenda apenas a teoria 

Procurar por exercícios sobre o assunto é uma forma para aprender a como  colocar o tema em prática e ir além da teoria. Muitas pessoas decoram apenas a teoria e não conseguem entender as questões do Enem que são uma mistura de prática e teoria. 

Dessa forma, quando for estudar, é importante que procure por questões mais complexas, e invista tempo nelas. Portanto, tente resolver e entender como aquele determinado conteúdo pode ser aplicado no momento em que estamos vivendo de forma prática. 

Por que esse assunto vem sendo cada vez mais cobrado no Exame? 

Existem alguns motivos que fazem com que esse tipo de conteúdo seja cada vez mais cobrado quando se fala em Enem. Por isso, não vale dizer que isso não vai ser usado em nada na sua vida, por exemplo. 

Veja, abaixo, algumas aplicações na prática do uso da bioquímica e como ela ajuda os cidadãos nos dias atuais, ainda mais quando se fala de desempenho na modalidade do campo. 

    • Melhoria da produtividade agrícola: Neste caso, consegue-se elaborar estratégias que garantem que  haverá uma maior produtividade de milho, soja e outros produtos que são exportados. Assim sendo, melhora o PIB, o Produto Interno Bruto. 
    • Recuperação de solos poluídos: É cada vez mais comum encontrar áreas em nosso país que estão completamente degradadas. A bioquímica ajuda a elaborar técnicas  para recuperar o solo e garantir que ele vai estar nutrido novamente. 
    • Produção de biocombustíveis: Vem se tornando cada vez mais necessário quando se fala de desenvolvimento sustentável e na proteção da nossa camada de ozônio. 
    • Monitoramento da biodiversidade: Permite  que a gente saiba quais são as espécies  que estão em extinção e quais são os impactos que isso poderia causar no meio em que vivemos. 
  • Captura biológica de carbono.

Questões de bioquímica ENEM

E então, vamos testar os conhecimentos? Se sua futura carreira tem a ver com bioquímica, vale todo esforço, né não? Faça a análise da questão abaixo, entendendo o motivo da resposta. Bora lá?

Segundo o que é informado pelo Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia acaba sendo uma deficiência que tem como principal característica a dificuldade para conseguir enxergar durante a noite. 

Isso é causado por uma série de motivos diferentes, inclusive quando não se está alimentando direito.

Uma mulher estava sentindo esse tipo de sintoma e acabou indo ao médico pra entender o que estava sendo a causa e como ela poderia acabar com isso. O especialista indicou a ela o consumo de ingredientes ricos em vitaminas, vegetais com coloração esverdeada e cenoura. 

Enfim, o médico fez essa indicação de alimento para a mulher que estava enfrentando problemas de visão porque os  carotenóides são os precursores de: 

  • A – hormônios, que são um dos francos estimulantes da criação de proteínas da retina. 
  • B – enzimas, que são usadas para a produção de ATP e respiração celular. 
  • C – vitamina A,  assim sendo, é uma das mais cruciais quando se fala de criar células que são receptoras.
  • D – tocoferol, uma vitamina que tem como função o desenvolvimento do sistema nervoso do corpo humano, logo, estaria melhorando o campo da visão. 
  • E – vitamina C,  que é uma substância antioxidante e que ajuda a desenvolver uma melhor visão.  

Em suma, a  resposta certa é a letra C, visto que só carotenoides presentes em vegetais  são facilmente absorvidos pelo corpo humano. 

Quer ter acesso a um material completo para te ajudar na preparação para o Enem? No Cursinho da Descomplica, você tem os melhores professores, com aulas incríveis!. Conheça!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica