Blog Descomplica

Arquitetura e Urbanismo é a sua meta? Descubra como chegar lá!

Se Arquitetura e Urbanismo é a sua, você precisa estar por dentro de tudo! Vem cá que a gente te explica tudo sobre este curso!
porDescomplica| 30/03/2016
Arquitetura profissão

Compartilhe

Se Arquitetura e Urbanismo é a sua meta, você precisa estar por dentro de tudo! Vem aqui que a gente te explica tudo sobre este curso!

A vida é difícil, mas o vestibular não precisa ser. Para isso, tomar as melhores decisões com informação em mãos pode ajudar a encarar esse momento com menos dificuldade, não é mesmo?

Se você pensa em fazer Arquitetura e Urbanismo, precisa estar mais do que preparado pra batalha e pra arrasar no vestibular! Mas e se tem dúvidas quanto ao curso, o que fazer?

Pensando em ajudar você, separamos as informações mais incríveis que precisa saber pra tomar a melhor decisão. Bora acompanhar?

Com isso, vamos te deixar em paz pra faculdade! Vem conferir!

O que o arquiteto faz

Pra você que não sabe: o arquiteto é aquele que vai cuidar da estética e da funcionalidade dos espaços e projetá-los. Ou seja, uma das suas principais funções é estar intimamente conectado com a construção ou reforma de ambientes internos e externos.

Sabe aquela planta de prédios que você costuma ver nos filmes e séries? É o arquiteto que faz, entre muitas outras coisas!

Enquanto isso, o urbanista cuida das cidades e dos bairros. Sua ideia é, assim, projetar o fluxo de pessoas, ajudar em estruturas que fomentem a abertura de novos negócios, criar espaços de lazer, entre outros pontos importantes que ajudam numa melhor vivência nas cidades.

Diferença entre Arquitetura e Urbanismo e Engenharias

Ambos trabalham bastante com os engenheiros, mas cuidado: Arquitetura e Urbanismo não são a mesma coisa de Engenharia Civil! Enquanto quem atua na Engenharia trabalha com infraestrutura e com a execução das obras, a pessoa da Arquitetura vai cuidar do projeto, do planejamento e da estética.

Ou seja, a missão da pessoa que trabalha na Engenharia é botar na prática aquilo que a pessoa formada em Arquitetura planejou. Por isso, esses profissionais precisam estar muito bem alinhados e saber trabalhar juntos.

Mercado de Trabalho

Ande na sua cidade e você verá que tem sempre uma obra de construção acontecendo, não é? A expansão dos centros urbanos leva a um aumento de demanda por quem projeta esses locais: e quem é formado em Arquitetura sai na frente nessa hora!

Além disso, quem está nessa área pode prestar consultoria pra formação de projetos internos de reformas. Muitas pessoas, com o home office, notaram que precisam deixar o lar mais aconchegante e funcional — é aí que entra você, novamente, se decidir por Arquitetura e Urbanismo.

Outro ponto é que você já deve ter notado como as tecnologias estão ganhando espaço nos centros urbanos, correto? Aí entra o papel de urbanistas pra conseguir dar conta dessas demandas e planejar, junto com outros profissionais, cidades mais inteligentes.

As cidades sempre têm uma demanda por obras, de forma que constantemente existe alguma coisinha que o arquiteto possa fazer. Em geral, você poderá achar empregos mais facilmente em empresas públicas e construtoras, mas o mercado tem se expandido também pra lojas de outros setores.

Curso

Em geral, pra cursar Arquitetura e Urbanismo você deve passar por um Teste de Verificação de Habilidade Específica — o temido THE. Mas relaxa que dá pra se preparar também pra isso, viu?

Uma vez dentro da universidade, você deve estar preparadp: você vai enfrentar tanto matérias de humanas quanto de exatas. Depois de uma carga de matérias teóricas, você vai curtir bastante as aulas práticas, que envolvem desenho, construção e projetos. O estágio é obrigatório e o TCC também. Em média, o curso dura 5 anos.

Arquitetura profissão

Grade curricular em Arquitetura e Urbanismo

Ok, mas o que você vai encontrar, de fato, na grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo? Você pode ter algumas variações sutis de acordo com a universidade que escolher, mas, basicamente, os cursos têm as seguintes disciplinas em comum:

  • Desenho Artístico;
  • Desenho Técnico;
  • Gestão de Projetos;
  • História da Arquitetura e Estética;
  • Urbanismo e Infraestrutura;
  • Projeto e Instalação Predial;
  • Cálculo;
  • Física Básica;
  • Educação Ambiental, entre outras.

Melhores cursos de Arquitetura do Brasil

Pra que você se torne o melhor profissional, é fundamental ter uma formação incrível, correto? É claro que outros fatores influenciam na hora de ir para o mercado de trabalho, mas uma graduação bem feita, em uma instituição conceituada, também é importante.

Por isso, separamos as principais faculdades do país com os cursos de maior pontuação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que vão tornar você uma pessoa fera pra trabalhar no mercado.

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em que você pode trabalhar?

A Arquitetura se subdivide em muitas áreas, o que dá diversas oportunidades pra trabalhar. Estão entre as possibilidades:

  • cuidar do design de interiores, ajudando no planejamento de espaços internos;
  • planejamento de instalações industriais e de planta industrial;
  • gestão ambiental de projetos;
  • paisagismo, ajudando no desenvolvimento de praças ou parques;
  • edificação, auxiliando no planejamento de prédios e edifícios;
  • iluminação, pra criação de projetos, inclusive, dentro do Urbanismo;
  • desenvolvimento de obras;
  • restauração de prédios e construções antigas;
  • trabalhar com produção de projetos urbanísticos, podendo planejar espaços urbanos de cidade, bairro ou até uma região inteira.

Trabalhar na área de Arquitetura e Urbanismo é uma oportunidade incrível de crescimento profissional e, assim, garantir um futuro de sucesso. Então, agora é a hora de se preparar pro vestibular e chegar com tudo no curso, viu?

O que acha de continuar estudando com a gente? Vem conhecer os nossos preparatórios para o Enem.

Comentários

Pedro Roberto
Pedro Roberto
01/04/2016 às 14:55

O Desconversa e o Descomplica são D+. Obrigado pelo empenho em nos ajudar! E peço uma coisa: descomplica sobre o curso de Engenharia Civil. Abraços!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Pedro Roberto
Pedro Roberto
01/04/2016 às 14:55

O Desconversa e o Descomplica são D+. Obrigado pelo empenho em nos ajudar! E peço uma coisa: descomplica sobre o curso de Engenharia Civil. Abraços!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica