Blog Descomplica

Curso técnico ou faculdade: te ajudamos a escolher o melhor para você!

Você sabe a diferença entre curso técnico ou faculdade? Investir na sua formação é importante. Então, venha descobrir o que pode ser melhor!
porDescomplica| 21/07/2021

Compartilhe

Não adianta! Quem quer vencer na vida precisa investir no autodesenvolvimento profissional e nunca parar de estudar! Por isso, se formar em um curso técnico ou faculdade é um passo importante.

Mas, antes de sair por aí se matriculando nas aulas, também é necessário entender qual pode ser a melhor opção no momento.

Por exemplo, você procura algo que possibilite ganhos no longo prazo? Ou precisa dar uma virada na carreira o mais rápido possível?

Bem, aqui no texto a gente te apresenta as diferenças e as vantagens de fazer curso técnico ou faculdade. Bora lá?

curso técnico ou faculdade – pessoa lendo um livro na biblioteca

Qual a diferença entre curso técnico e faculdade?

Falando de maneira bem simples? O curso técnico é tipo um ensino médio

No entanto, em vez de estudar matérias diferentes umas das outras, tudo é bem específico pra carreira. Por exemplo: existe o curso técnico em Enfermagem e o curso Técnico em Administração.

Já a faculdade é o ensino superior. Assim como no ensino médio, o curso terá algumas disciplinas com as quais você não se identificará tanto, mas são necessárias pra ter uma visão geral da área.

Ah! E é importante diferenciar do curso de tecnólogo, viu. Esse último também é considerado faculdade, sendo uma das modalidades, junto de bacharelado e licenciatura. 

curso técnico ou faculdade – pessoa sorrindo com roupa de formatura

É melhor um curso técnico ou faculdade?

Ok, mas e agora: curso técnico ou faculdade, qual a melhor opção no momento? Bem, depende dos seus objetivos e necessidades!

Se você precisa de um desses cursos rápidos, com duração de 6 meses a no máximo 2 anos, o curso técnico pode ser um bom caminho. 

No entanto, é importante ter em mente que ele não é considerado graduação. Assim, você terá opções mais restritas no mercado de trabalho.

Outro caminho é optar pelo tecnólogo, pois ele também costuma ser de curta duração: por volta de 2 anos ou 3 no máximo.

E tem o diferencial de ser uma graduação, permitindo tranquilamente fazer pós-graduação depois.

Mas também é bom ter em mente que em determinadas carreiras e funções serão obrigatórias ter um bacharelado ou licenciatura. Eles duram mais tempo, mas podem abrir mais portas no futuro.

Por exemplo, dá pra fazer um curso técnico ou faculdade Administração. O primeiro ensina só o básico, mas já dá uma noção do que a profissão pode exigir lá na frente.

Já o segundo dá conhecimentos mais profundos, inclusive pra abrir um negócio próprio.

curso técnico ou faculdade – chapéu de formatura em destaque

Posso fazer curso técnico e faculdade ao mesmo tempo?

Pode! Mas pra isso você precisa já ter um diploma de ensino médio, pois ele é essencial pra entrar na faculdade. Inclusive, essa é uma boa ideia pra você avançar mais rápido na carreira e criar um currículo bem competitivo.

E o bom é que, com a possibilidade de aprender pela internet com EAD, fica mais fácil conciliar a rotina de estudos, leituras e entrega de trabalho.

Aliás, dependendo da instituição, você consegue até ótimos descontos ao fazer mais de um curso!

Enfim, curso técnico e faculdade não são a mesma coisa. Cada uma possibilita caminhos diferentes. Porém, os dois são ótimas escolhas e tudo depende do que você quer pra sua profissão.

Já que a gente está falando sobre isso, que tal aproveitar e dar uma olhada nos cursos da Faculdade Descomplica? São várias possibilidades pra sua formação!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica