Cronograma de estudo para quem quer USP, Unicamp e Unesp

12/05/2017 Camila Paula

Estudar para os vestibulares requer muita disposição. Mas não adianta estar supermotivado sem saber por onde começar e como se organizar. O primeiro passo para conquistar a vaga na Usp, Unicamp ou Unesp lá no fim do ano é montar um cronograma de estudos voltado para esse objetivo. A gente preparou um passo a passo para te ajudar a montar o seu. Veja as dicas e faça o download do modelo pronto de um cronograma para as faculdades de São Paulo.

BAIXE O CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA QUEM QUER USP, UNICAMP E UNESP!

Leitura de obras obrigatórias

Com essa lista extensa de livros obrigatorios, a gente devia mesmo era comecar esse trabalho desde bebe

Com essa lista extensa de livros obrigatórios, a gente devia mesmo era começar esse trabalho desde bebê

É muito importante que no seu cronograma você seja realista. Isso significa que você deve considerar os momentos que realmente tem tempo para estudar e estudar o que realmente cai no vestibular. E você sabe que a Fuvest e a Unicamp têm uma extensa lista de obras obrigatórias para ler, né? Saiba que isso deve constar na sua rotina, porque do contrário, nunca vai conseguir priorizar esse conteúdo no seu tempo de estudo.

 

Tempo livre

Pode comemorar: vestibulando tem que ter tempo livre SIM!

Pode comemorar: vestibulando tem que ter tempo livre SIM!

Aqui no Descomplica defendemos que vestibulando tem vida social, sim! Até vestibulando que está estudando para ser Bixo numa das faculdades de São Paulo tem tempo livre. A dica é não minimizar os tempos de descanso, eles são superimportantes para desestressar, aliviar a pressão e mais importante: para o seu cérebro assimilar e fixar tudo que vem estudando desde então.

 

Tempo de estudo acompanhado e sozinho

Tem hora que voce precisa estudar com voce e voce mesmo

Tem hora que você precisa estudar com você e você mesmo

É muito importante intercalar momentos em que você estuda assistindo aulas e momentos em que você estuda sozinho, fazendo resumos e exercícios. Para uma rotina eficiente, focada na aprovação, considere isso na sua programação. Nosso conselho matador é que você estude de maneiras diferentes uma mesma matéria para melhor absorção do conteúdo, fazendo um ciclo de estudos. Veja alguns exemplos:

  • Assistir a uma aula teórica
  • Assistir a uma aula de resolução de exercícios
  • Escrever resumos com as próprias palavras
  • Construir mapas mentais
  • Resolver exercícios
  • Fazer diagnóstico dos exercícios
  • Revisar seus próprios resumos
  • Gravar áudios dos seus próprios resumos
  • Ensinar outras pessoas

Curtiu nossas dicas? Conta pra gente nos comentários para quais universidades você pretende prestar vestibular e como você está se organizando para isso. E não esqueça de baixar o cronograma de estudos para um verdadeiro bixo SP! 😀

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *