Com crise ou sem crise, o comércio varejista depende de iniciativa. Definir e executar ações pra aumentar as vendas no varejo é essencial pra sobreviver e se destacar. No que se refere a bons resultados, pelo menos neste mercado, quem espera nem sempre alcança.
Cada empreendedor tem as suas estratégias e os seus segredos pra conquistar os clientes. Mas algumas soluções podem ser aplicadas a praticamente todos os tipos de negócios pra turbinar as vendas.
Neste post, selecionamos 4 dicas de ações pra aumentar as vendas no varejo. Confira!
1. Conheça o seu público
Pode parecer óbvio, mas nem sempre é assim. Muitas vezes, por não conhecer com precisão seu público, o empreendedor não consegue obter bons resultados em suas vendas. O produto pode até ser bom, mas as estratégias de negócio não funcionam.
Geralmente isso acontece por que elas não são direcionadas às reais demandas do cliente. Procure conhecer em detalhes o perfil do seu consumidor e o que influencia suas decisões de compra. Assim, você pode investir em abordagens que ofereçam melhores soluções às dificuldades dele.
2. Invista no marketing digital
É raro, atualmente, encontrar um consumidor que realiza uma compra sem antes buscar pelo menos alguma referência na internet. Seja uma pesquisa no Google, seja nas redes sociais, todo mundo faz alguma consulta antes de “bater perna” no comércio.
Investir em estratégias de marketing digital não é uma questão de, simplesmente, se diferenciar no mercado. É uma decisão crucial pra sobrevivência do negócio. Seu público está na internet e nas redes sociais e você tem que se relacionar com ele lá.
3. Tenha foco no atendimento
Seja digital ou presencialmente, tem algo que não muda: o cliente quer ser bem atendido. O bom atendimento deve estar por trás de todas as ações pra aumentar as vendas no varejo.
O cliente bem atendido, mesmo quando não fecha o negócio, pode trazer bons resultados. Ele pode, por exemplo, recomendá-lo pra seus contatos. Ou, no sentido oposto, a insatisfação com o atendimento pode colar no seu perfil e ser disseminado pelo cliente insatisfeito.
4. Estude sobre o varejo
Além da experiência do contato diário com os consumidores, o sucesso no varejo também depende de estudo. Entender, por exemplo, como o consumidor se comporta e o que influencia em sua decisão de compra pode ser muito útil pra sua estratégia.
Este conhecimento você pode adquirir em cursos bem estruturados, com foco no mercado e com professores realmente experientes em suas áreas. Lembre-se que estudo não é uma despesa, mas, sim, um investimento em sua carreira.
O varejo na economia
O varejo tem um grande papel na economia do país. Sendo assim, o setor acaba movimentando boa parte do PIB no Brasil, e é responsável por uma boa parte das oportunidades de emprego.
Segundo o IBGE e o último censo realizado, em 2019, cerca de R$ 4,75 trilhões foram o que movimentaram o ano a mais do que em 2018. Portanto, com um aumento de quase 2%, o crescimento da economia no setor varejista.
O que mostra que o consumo das famílias é um dos principais atos que movimenta as vendas no varejo em todo o país.
O comportamento de consumo dos brasileiros, também foi responsável por gerar um impacto de mais de 65% no PIB, também levando em consideração os dados de 2019.
Importância das vendas no varejo
Todo tipo de serviço prestado que movimenta a economia, gera uma série de vantagens pro país. Com as vendas no varejo não é diferente. Sendo assim, quem tem clientes no varejo, pode se considerar sortudo, principalmente após conseguir fidelizar o público.
Quem possui comércio como trabalho e fonte de renda, sabe que precisa ficar atento a todas as ofertas e oportunidades que aparecem. Seja pra quem oferece produto ou serviço.
O ideal é sempre usar ferramentas que diferenciam a marca da concorrência. Uma vez que ela é oferecida como benefício. Além disso, é extremamente importante conhecer o produto que vai vender.
Saber entregar algo de qualidade, é uma forma de aumentar as vendas no varejo e isso pro negócio próprio, faz toda a diferença. Dessa forma é possível passar uma maior credibilidade ao cliente.
Atualmente com todas as opções presentes e a concorrência, saber se destacar pra vender mais é o que faz toda a diferença no mercado. Além disso, o cliente está cada vez mais interessado em analisar as opções.
Sendo assim, com o avanço da informação, ele passa a entender mais dos produtos e vai saber questionar e argumentar. Daí a importância de saber como conquistá-lo.
Como se preparar para vender mais?
O primeiro passo é conhecer o próprio produto. Só quem entende o que está vendendo, sabe como conquistar o cliente, tirando dúvidas e mostrando as soluções que o produto pode trazer pra sua vida.
Além disso, compreender que o processo de vendas tem etapas. Isso é essencial pra conseguir criar estratégias e elaborar planos de negócios. Desde o marketing, até o pós venda e a fidelização do cliente.
Além disso, estudar e conhecer os processos e etapas das vendas, faz parte do planejamento de vendas no varejo. Não existe uma receita pronta, mas dá pra melhorar técnicas de vendas, usando estratégias e conhecimentos.
Muitos dos processos são criados na base do teste, mas algumas marcas conseguem se diferenciar. Às vezes pela propaganda, às vezes pelo marketing, pelo próprio produto em si. E isso é o que permite que as vendas aumentem cada vez mais.
Através de estudos, é possível se aprofundar dentro desse universo, e assim, conseguir oferecer produtos e serviços de qualidade pro público. Sem contar que aprendendo a teoria das vendas, fica mais fácil alcançar o público.
Sobre a última dica, nós sabemos qual a melhor alternativa: o curso de pós-graduação do Descomplica sobre Vendas e Relacionamento pra Varejo.
Com esta qualificação você vai entender tudo sobre o mercado varejista e sobre o comportamento do consumidor. Dominando as técnicas pra atraí-lo, você vai poder definir quais as melhores ações pra aumentar as vendas no varejo e prosperar.
Então não espere! Conheça mais sobre o curso e pule na frente da concorrência. Lembre-se que todas as pós-graduações do Descomplica são 100% online e certificadas pelo Ministério da Educação.