Blog Descomplica

Pintores renascentistas: conheça alguns dos principais nomes e obras

Os pintores renascentistas que fizeram parte do movimento do Renascimento, possuem obras que são lembradas e estudadas até os dias de hoje.
porDescomplica| 14/10/2014

Compartilhe

Pintura renascentista para ilustrar o conteúdo sobre pintores renascentistas

Os pintores renascentistas que fizeram parte do movimento do Renascimento, possuem obras que são lembradas e estudadas até os dias de hoje. Contudo, o movimento cultural aconteceu na idade média quando estava em transição pra idade moderna.

Pintores, escultores e até os retratistas, se tornaram gênios e fizeram história com o renascimento cultural no ocidente. Sendo assim, alguns deles se tornaram muito famosos e possuem obras famosas que valem milhões na atualidade.

Características do movimento renascentista

O movimento do Renascimento marcou o século XV, devido à mistura entre a arte, a cultura e a ciência. Surgiu na Itália e depois foi sendo levado pra outras regiões da Europa. 

Mas, o movimento ficou responsável por trazer renovações sobre as áreas da política, economia, filosofia, arte e ciência.

As principais características do movimento, foram as transformações do pensamento medieval, pros novos temas de interesse que começaram a ser estudados na época. Sendo assim, ao contrário do que parece, o Renascimento foi uma ruptura do antigo (medieval), pra moderno.

Pintores renascentistas que fizeram parte do movimento

Leonardo da Vinci — 1452-1519

O pintor marcou a história com um dos quadros mais famosos do mundo, “Mona Lisa”, que no mundo ocidental faz sucesso. Entretanto,o artista era membro de uma família oriunda de uma pequena vila chamada Vince, e depois de se mudar pra Florença, se tornou aprendiz de artista.

Com 30 anos de idade, se mudou pra Milão, e atuou como pintor entregando diversos trabalhos em Veneza, nos anos de 1507. 

Na França, por exemplo, atuou também como engenheiro pra Luís XII. Além disso, por  dominar muitas áreas do conhecimento, foi denominado gênio, durante o renascimento cultural.

Michelangelo — 1475-1564

Considerado um dos maiores artistas do renascimento na Itália, Michelangelo iniciou sua carreira bem cedo, em Caprese, onde nasceu. Sempre teve vontade de trabalhar com arte e por isso, estudou pintura em Florença.

Ficou famoso por sua primeira escultura, de nome “Madona da Escada”, que foi terminada quando o artista tinha apenas 17 anos. 

Sendo assim, depois de se mudar pra Bolonha continuou esculpindo, e fez sua obra mais conhecida, “Pietà”, esculpida em bloco de mármore carrara pra um cardeal francês.

Donatello — 1386-1466

Quem também fez parte da arte renascentista foi Donatello, espalhando sua arte em Siena, Pádua, Roma e Nápoles. Contudo, começou sua carreira em Florença e trabalhou com arte sacra durante muitos anos.

Portanto, sua maior característica foi trazer a sensação de mobilidade pra suas peças. Sendo assim, ficou celebrado durante sua vida, e chegou a ser convidado pra fazer o monumento fúnebre do Papa João Paulo XXI. Onde esculpiu o pontífice em uma placa de bronze.

Rafael Sanzio — 1483-1520

O artista se tornou conhecido apenas pelo primeiro nome, é considerado um dos mestres da pintura do renascimento e também da arquitetura. Começou a aprender a arte e então se destinou a conhecer os melhores mestres em Florença.

Mas, ao longo de sua vida, conheceu Michelangelo e Leonardo da Vinci, e os tomou como influência. Contudo, Rafael possui uma série de pinturas na Itália, realizou encomendas pros papas Júlio II e Leão X, e também criou muitos projetos arquitetônicos de decoração pra igrejas.

Todo o movimento do qual esses pintores renascentistas fizeram parte, se tornou importante durante a época, principalmente pra mostrar outros tipos de pensamento com relação à arte e também a diversas outras áreas do conhecimento.

Interessante, né? Vem conhecer mais sobre História aqui no Descomplica! Ah! E se quiser ver como cai no Enem esse assunto, é só clicar aqui!

Comentários

Brenda Nascimento
Brenda Nascimento
22/11/2014 às 17:29

Legal! :)

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Brenda Nascimento
Brenda Nascimento
22/11/2014 às 17:29

Legal! :)

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Isabela Lima
Isabela Lima
14/10/2014 às 14:38

Interessante e divertido!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Isabela Lima
Isabela Lima
14/10/2014 às 14:38

Interessante e divertido!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica