Questões comentadas: Pirâmides Etárias

Leia o resumo “O que são pirâmides etárias?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (Enem 2012) A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)

a) menor proporção de fecundidade na área urbana.

b) menor proporção de homens na área rural.

c) aumento da proporção de fecundidade na área rural.

d) queda da longevidade na área rural.

e) queda do número de idosos na área urbana

Gabarito: A

Resolução: A questão demanda um conhecimento na leitura de pirâmides etárias. A “b” está errada porque  a proporção de homens é maior ou igual à de mulheres. A “c” também porque o gráfico mostra claramente a diminuição da fecundidade na área rural, assim como o aumento da longevidade, por isso a “d” está incorreta. A expectativa de vida, tanto no meio rural quanto no urbano, demonstra um avanço e envelhecimento na população,  logo, a “e” está errada.

2. (UERJ – 2010)

Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.

Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:

a) revisão das bases da legislação sindical

b) alteração das regras da previdência social

c) expansão das verbas para o ensino fundamental

d) ampliação dos programas de prevenção sanitária

Gabarito: B

Resolução: O aluno deveria comparar as duas pirâmides demográficas e perceber o processo que estaria ocorrendo no país: o envelhecimento populacional. Precisa saber ler uma pirâmide, portanto. A letra “a” está errada, pois o processo de envelhecimento não está relacionado aos sindicatos. A “b” é o gabarito, já que numa população envelhecida, com maior expectativa de vida, o fator previdenciário passa a ser um problema grave para o país, por isso seriam necessárias algumas alterações nas regras de contribuição da previdência. A “c” está errada, já que a base diminui, ou seja, haverá menos crianças, então não haveria uma necessidade no que diz respeito ao número de crianças de uma expansão de verbas (talvez para aumentar a qualidade, mas não relacionada ao número de crianças). E a “d” não faz sentido algum. Tenta confundir os candidatos com prevenção social, ou previdência, e prevenção sanitária.

3. (UERJ 2011) A análise das pirâmides etárias possibilita perceber algumas tendências da dinâmica demográfica de uma sociedade.

Observe a estrutura etária da população dos estados brasileiros em 2000:

A macrorregião brasileira que deverá demorar mais para concluir seu processo de transição demográfica é a:

(A) Centro-Oeste

(B) Nordeste

(C) Sudeste

(D) Norte

Gabarito: D

Resolução: O processo de transição demográfica é quando a população se estabiliza, com nascimentos e mortes baixos. É verificável esse processo de transição nas pirâmides etárias: quanto mais “retangular” for a pirâmide, mais avançada no processo de transição a região está. Ao analisarmos as pirâmides exibidas na questão, verificamos que é na Região Norte que as pirâmides mais parecem, de fato, pirâmides (topo fino, base larga), ou seja: ainda estariam no início do processo de transição demográfica, portanto demorariam mais para realizá-lo.

Continue estudando
Post do blog

Geografia Populacional – País populoso e País povoado

Olá, meus nerds queridos!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Migrações mundiais

Leia o resumo “O que caracteriza as migrações mundiais?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo