Questões comentadas: Economias Emergentes

Leia o resumo “Quais são as economias emergentes e suas influências?” e resolva os exercícios abaixo.

Questões comentadas: Economias Emergentes
Questões comentadas: Economias Emergentes

1. (UERJ – 2012.1) Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.

Adaptado de O Globo, 15/04/2011.

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

a) afirmação da multipolaridade
b) proliferação de armas atômicas
c) hegemonia econômica dos E.U.A.
d) diversificação dos fluxos de capitais

2. (ENEM 2010)

O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

ALLAN. R. Crise global. Dísponivel em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que

a) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
b) possuem base tecnológica mais elevada.
c) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
d) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

3. (PUC-PR) O conceito de BRIC foi criado por Jim O’Neil, economista chefe do Banco de Investimentos Goldman Sachs em 2001. Com relação ao BRIC, é CORRETO afirmar:

a) BRIC é uma sigla que se refere às iniciais dos países que a compõem: Brasil, Rússia, Índia e Cuba.
b) O Fundo Monetário Brasileiro estima que os países que integram o BRIC serão responsáveis por apenas 21% do crescimento econômico mundial devido à crise de 2008.
c) Além do BRIC, o Brasil participa também do IBAS, organização dos países: Indonésia, Brasil e África do Sul, com vistas a melhorar a integração cultural entre esses países.
d) Líderes do BRIC assinaram um acordo em 2010 que deverá facilitar o financiamento de obras e projetos nestas nações priorizando as áreas de energia e infraestrutura.
e) O BRIC é uma organização fundada pelo Brasil, que prevê a união de determinados países com o objetivo de unificar as suas respectivas moedas, fortalecendo-os no mercado internacional.

4. (UFSJ 2010) Observe o mapa abaixo

.

Sobre os países indicados pela cor escura no mapa, é CORRETO afirmar que:

a) formam um mercado comum denominado BRICs que estimulou o fim das barreiras comerciais entre os membros
b) são economias complementares e mantêm intenso comércio de bens agrícolas e industriais.
c) são economias emergentes e exportadoras de produtos industrializados, mas que ainda apresentam desigualdades sociais internas.
d) promoveram políticas neoliberais de privatização da economia, que foi responsável pela estabilidade política de seus territórios.

Gabarito:

1. A

Resolução passo-a-passo:

A partir da fragmentação da União Soviética, novos atores emergiram no cenário mundial. Os BRICs são países emergentes com grande potencial de crescimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ao acabar com a bipolaridade anterior, criaram uma multipolaridade (por isso o gabarito é a “A”). Não há uma simples hegemonia dos EUA, mas sim diversos atores capazes e importantes na geopolítica mundial.

2. A

Resolução passo-a-passo:

Por mais que possuam grande potencial de crescimento, os países emergentes ainda têm diversos problemas e desafios, como relativo atraso tecnológico (se comparados aos países já estabelecidos); desigualdades sociais e econômicas acentuadas; crescimento danoso ao meio ambiente local. Além disso, possuem uma interessante diversidade cultural entre eles (por isso a “E” está errada).

3. D

Resolução passo-a-passo:

A questão pede que o aluno saiba o conteúdo sobre os BRICs. A primeira alternativa está errada, já que não é Cuba, e sim China, o último país. A “B” está errada, já que a participação desses países alcança quase 50% da mundial. O IBAS não visa melhorar a integração cultural. A “D” está correta, sendo que em 2014 foi firmado um acordo que estabelece um banco de investimentos dos BRICS. A “E” está errada porque os BRICS não desejam unificar suas respectivas moedas.

4. C

Resolução passo-a-passo:

A primeira está errada, já que não há o fim das barreiras comerciais. A segunda, por sua vez, erra ao afirmar que possuem economias complementares. A “C” é a correta. A última está errada, pois não há estabilidade política em todos os territórios, nem a adoção de políticas neoliberais.

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Neoliberalismo

Leia o resumo “O que é Neoliberalismo?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Globalização

Leia o resumo “O que é  Globalização?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo