O que é solstício de verão?

O mundo dá voltas e o solstício de verão é a prova disso! Esse evento marca o início do verão. Literalmente, ele significa a parada do Sol. Este ano, no Hemisfério Sul, ocorrerá no dia 21/12/2020, enquanto no Hemisfério Norte, ocorrerá no dia 20/06/2020. Esses dias correspondem aos com maior luminosidade no ano e com a menor duração da noite. Nem sempre acontecem precisamente nessa data, podendo variar um dia para mais ou para menos. A data e o horário podem ser influenciados pelo movimento de rotação e, principalmente, de translação. No texto abaixo, vamos ver tudo isso de forma mais detalhada. ## O que é solstício? Em Astronomia, o solstício é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude. Isso pode significar o ponto máximo que os raios solares penetram perpendicularmente a superfície em um dos hemisférios. As linhas imaginárias do Trópico de Capricórnio e de Câncer marcam esse limite imaginário em cada um dos hemisférios. Isso significa que, quando ocorre o solstício de verão, é como se o Sol estivesse exatamente parado sobre um dos trópicos. Ocorre duas vezes ao ano, uma vez em junho e outra em dezembro. ## Solstício em dezembro O Sol está exatamente acima do Trópico de Capricórnio, e os raios solares penetram de forma perpendicular nessa região. Isso significa que o Hemisfério Sul passa a receber mais radiação, o que significa temperaturas mais elevadas, caracterizando, assim, o verão. Enquanto isso, no Hemisfério Norte, temos o solstício de inverno, pois os raios solares penetram de forma mais inclinada e, portanto, recebe menos radiação, caracterizando o clima mais frio dessa estação.

Solstício em junho

É exatamente o oposto do que acabamos de ver. O Sol está exatamente acima do Trópico de Câncer. Os raios solares passam a penetrar perpendicularmente nessa região, marcando o início do verão no Hemisfério Norte. Enquanto isso, no Hemisfério Sul, temos o solstício de inverno.

O solstício causa uma diferenciação da duração da luminosidade. Quando é verão no Hemisfério Sul e quanto mais distante for sua localização do Equador, maior será a duração da luminosidade e menor será a duração da noite. A Antártida é o ponto mais ao sul do Trópico de Capricórnio. Quando ocorre o solstício de verão, o dia na Antártida dura 24 horas, o que chamamos de Sol da meia-noite (o Sol nunca se põe). Durante o solstício de verão no Hemisfério Norte, ocorre o mesmo no Ártico.

Declinação solar

Esse fenômeno é decorrente do movimento aparente do Sol. É como se fosse um caminho que o Sol percorre no céu. Bem, você já sabe que a Terra é que se move ao redor do Sol, movimento denominado translação. Todavia, para nós, é como se o Sol se movesse e, por isso, é denominado movimento ou caminho aparente do Sol. A partir das imagens acima, imaginem que o Sol faz todo esse percurso entre os dois trópicos, andando do Trópico de Capricórnio até o de Câncer. Nesse sentido, em algum momento ele passará pelo Equador. E isso ocorre duas vezes ao ano. Quando os raios solares penetram perpendicularmente ao Equador, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de radiação, e os dias e as noites possuem a mesma duração. Esse período é denominado Equinócio e marca o início das estações da primavera e do outono.

Data e hora dos equinócios e solstícios

Isso tudo significa que a forma como os raios solares penetram na superfície gera uma diferenciação do aquecimento do planeta. Essa diferenciação é decorrente da inclinação da Terra e do movimento de translação. Com base na tabela acima e em todas as informações desse texto, podemos saber quais serão os dias que iniciam todas as estações nos respectivos hemisférios.
A ilustração abaixo nos permite visualizar isso com um pouco mais de facilidade. É uma generalização, mas nos possibilita observar onde os raios solares estão penetrando perpendicularmente, podendo-se identificar o solstício ou equinócio e, respectivamente, as estações.
Agora que você conhece mais sobre o solstício de verão, o que acha de conferir outras aulas e exercícios sobre Geografia?
Continue estudando
artigo
Post do blog

Fenômenos climáticos: um resumo para entrar no clima!

Quais são os principais fenômenos climáticos?
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Fatores e Elementos do Clima

Já sabe tudo sobre os Fatores e Elementos do Clima? Confira este mapa mental e fique por dentro de tudinho para mandar bem na sua prova 🙂