Mapa Mental: Velha e Nova Ordem Mundial

Já pensou em aprender tudo sobre Velha e Nova Ordem Mundial com a ajuda de um Mapa Mental? Você pode fazer isso agora mesmo, dê só uma olhada!

Para a Geografia a ordem mundial é um conceito intrinsecamente ligado a geopolítica, a organização dos países, seus interesses e os métodos pelos quais eles alcançam seus objetivos. Veja um vídeo do professor Hansen introduzindo o assunto e, a seguir, leia o resumo que vai te ensinar tudinho sobre essa matéria:

Com o final da II Guerra Mundial em 1945, o mundo rachou e o ordenamento politico-espacial tinha novas faces; uma nação socialista de grande porte no Leste Europeu, a União Soviética, disputava influência com uma nação capitalista na América do Norte, os Estados Unidos da América.

Este período ficou conhecido como Guerra Fria e teve, no muro de Berlim, seu principal símbolo: a cidade rachada era a metonímia do mundo rachado. Este período marcado do mundo bipolar é conhecido como o momento da Velha Ordem Mundial; quando o muro cai, começa o sinal do começo do fim, culminando na dissolução absoluta dos Estados Socialistas Soviéticos e da Guerra Fria. O novo período pós-guerra fria fica então conhecido na história como a Nova Ordem Mundial.

Quer aprender mais? 😀

Então não perca o resumo sobre Velha e Nova Ordem Mundial! Se você perdeu a aula ao vivo de hoje sobre esse assunto, pode conferir também o material de apoio e assistir a reprise no site do Descomplica! 🙂

Estude com a Família Descomplica e garanta a sua vaga na universidade! <3

Continue estudando
Post do blog

Questões Sobre Guerra Fria — o Mundo Bipolar

Depois de ler o resumo que preparamos com o tema “Guerra Fria: o Mundo bipolar”, você pode testar seus conhecimentos e ficar mais preparado para o assunto, respondendo as questões sobre Guerra Fria que reunimos nesse post. Elas foram tiradas de provas anteriores do ENEM e de outros vestibulares importantes.
artigo
Post do blog

Guerra Fria: o mundo bipolar

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países. Foi dessa chamada disputa ideológica que surgiu a Guerra Fria. Esse período de disputa hegemônica teve esse nome por ter acontecido apenas no campo ideológico, não chegando a haver uma declaração oficial de guerra entre os blocos.
artigo