Mapa Mental: Transportes e Comércio Mundial

Estudar a influência do comércio mundial na evolução dos transportes é tarefa que só pode ser bem feita com a ajuda desse super mapa mental, duvida? Confira!

O comércio mundial é importantíssimo para diversos processos, como a globalização e a manutenção do modelo capitalista de produção. Para entendermos esse comércio, é necessário entendermos como ele ocorre, e só ocorre graças aos transportes. Você saberia dizer quais são os principais modais de transporte no comércio mundial? Espera! Você não sabe o que é um modal de transporte?! Fica tranquilo: este resumo vai tirar as suas dúvidas! Cuidado para não ficar no caminho, e estudo que segue!

A importância do transporte no comércio mundial/internacional

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, principalmente durante os anos 60, o comércio internacional conheceu um crescimento prodigioso. O volume de bens e de serviços trocados entre países foi umas das forças centrais na criação de riquezas na escala mundial. Os movimentos de fretes e da globalização se apoiou na performance de múltiplos modais de transportes, desde suas origens até suas respectivas destinações. O transporte internacional requer infraestruturas de distribuição capazes de sustentar as trocas de inúmeros parceiros comerciais. O transporte internacional tem como objetivo atender às demandas de deslocamento, tanto de bens quanto de pessoas (e, infelizmente, algumas vezes, pessoas tratadas como bens), integrando mais efetivamente os países e acelerando o processo de globalização e mundialização da economia. É extremamente necessário estudarmos essa rápida evolução dos transportes, pois é a partir dela que podemos entender a organização espacial das indústrias e das cidades na atualidade. O entendimento das rotas comerciais também auxilia na compreensão da geopolítica mundial, pois o controle dessas rotas impacta profundamente a economia dos países.

A multiplicação de viagens, e do volume de carga, além do barateamento dos custos de transporte, não poderia ter ocorrido sem os numerosos e importantes avanços tecnológicos, que permitiram o transporte mais rápido e eficaz. Uma das principais invenções, que mudou toda a logística do transporte mundial, foi o container. O container, por ser padronizado e poder armazenar quase que qualquer tipo de produto, é um imenso facilitador para transportar carga. Todos os transportes passaram a ser modelados no padrão do container, o que permitiu uma maior integração dos modais, com pouquíssimo custo, tanto de tempo quanto de energia, para a baldeação.

Continue estudando a importância do transporte no comércio mundial: termine de  ler o resumo acima, resolva e aprenda a resolução das questões de vestibular e confira uma lista com as principais transformações que o avanço dos transportes fez no seu cotidiano!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Transportes e Comércio Mundial

Leia o resumo Qual a importância dos transportes no comércio mundial? e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Qual a importância dos transportes no comércio mundial?

O comércio mundial é importantíssimo para diversos processos, como a globalização e a manutenção do modelo capitalista de produção. Para entendermos esse comércio, é necessário entendermos como ele ocorre, graças aos transportes. Você saberia dizer quais são os principais modais de transporte no comércio mundial? Espera! Você não sabe o que é um modal de transporte? Fica tranquilo: este resumo vai tirar as suas dúvidas! Cuidado para não ficar no caminho, o estudo que segue!