Mapa Mental: Modernismo

Ainda tem dúvidas sobre Modernismo? Confira este mapa mental que vai te dar aquela força na sua prova de literatura! <3

FIQUE DE OLHO EM NOSSO GABARITO ENEM 2015!

A primeira fase do Modernismo caracterizou-se, principalmente, pela tentativa de solidificar o movimento renovador, através da divulgação das obras e das ideias modernistas. Os artistas dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; o fim do nosso complexo de colonizados; uma crítica ao nosso passado histórico; e o fim do apego aos valores estrangeiros. Logo, tudo está relacionado ao nacionalismo, mas com uma visão crítica da realidade brasileira.

Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das ideias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.

QUER SABER MAIS SOBRE A PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Após a consolidação do modernismo, a chegada da década de 1930 e os acontecimentos desse período contribuíram para uma literatura voltada para as diversidades regionais, sociais e culturais da realidade brasileira. Em especial, a prosa abordava temas como a subsistência humana, a miséria, o isolamento político e as relações de trabalho.

O romance de 1930 é considerado um dos melhores períodos de produções literárias da ficção brasileira. Com o olhar mais crítico do modernismo, a realidade nacional passa a ser abordada a partir de uma nova perspectiva, com intenções claras de denúncia social e engajamento político por parte dos autores.

O contexto histórico da época afeta diretamente a produção literária, uma vez que, nesse período, tivemos vários eventos significativos de posição ideológica em todo o mundo, como a crise de 1929 na bolsa de Nova Iorque, a Revolução de 1930, a crise do café, a criação do Estado Novo, a Intentona Comunista, a ascensão do nazifascismo, a presença do socialismo e, por fim, a Segunda Guerra Mundial, que exigiu do homem do século XX um posicionamento político sobre o momento que estavam vivendo. Nesse sentido, conseguimos perceber que as obras do modernismo possuem claro engajamento.

DESCUBRA TUDO SOBRE A SEGUNDA FASE DO MODERNISMO COM ESTE RESUMO QUE VAI SALVAR SUA PROVA!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Texto Narrativo

artigo
Post do blog

Quer saber que são os 4 autores modernistas que mais caem no ENEM? Clica aqui!

Você sabia que o Modernismo é um tema recorrente no ENEM?  O Modernismo foi um movimento literário e artístico que teve início no século XX com o objetivo de romper com o tradicionalismo, com as vanguardas europeias. Os artistas buscavam a libertação estética, a experimentação constante e, acima de tudo, a independência cultural do país. Na literatura, esse movimento foi marcado pela criação de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se escrevia. Algumas dessas mudanças são, por exemplo, a liberdade formal (utilização do verso livre, quase abandono das formas fixas – como o soneto, a fala coloquial, ausência de pontuação, etc.) e a valorização do cotidiano.