Mapa Mental: Formação do Espaço – Revoluções Industriais

Vem descobrir tudo sobre a Formação do Espaço nas Revoluções Industriais e fique pronto para arrasar na sua prova de geografia!

Nos primeiros anos da Terra, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, as transformações no espaço eram mínimas. Isso porque não havia a presença humana: tinha-se o que se chama de meio natural. Só muito tempo depois, quando surgiram os primeiros Homens, que a paisagem passou a ser evolutivamente cada vez mais alterada.

Em um momento anterior à Primeira Revolução Industrial, a produção de bens era feita de forma artesanal nas manufaturas, oficinas onde os artesãos realizavam manualmente suas tarefas, sem que estas gerassem grandes impactos no meio natural.

Neste sentido, admite-se o início das revoluções industriais como o marco das modificações da relação trabalhista, com a perda do controle do trabalhador sobre o processo produtivo, cabendo a ele somente a venda da sua força de trabalho, e da relação do Homem e a natureza, cada qual com suas singularidades e grau de intervenção no espaço.

Associa-se as revoluções industriais ao desenvolvimento do próprio capitalismo, em que a Primeira Revolução Industrial está associada ao capitalismo industrial, a Segunda Revolução Industrial ao capitalismo financeiro-monopolista e a Terceira Revolução Industrial ao capitalismo informacional. Antes da primeira revolução, tinha-se o capitalismo comercial, época da expansão marítima e da acumulação primitiva.

Continue estudando
Post do blog

Geografia: Formação do Espaço e Revoluções Industriais

Quem aí está doido para conhecer o Hansen, o melhor professor de Geografia do Brasil? 😀
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Toyotismo e Terceira Revolução Industrial

Leia o resumo de Geografia, sobre Toyotismo e Terceira Revolução Industrial, e resolva os exercícios abaixo.
artigo