A resenha é um gênero textual de caráter técnico muito comum no meio acadêmico. Similar ao resumo, o objetivo deste texto é analisar e descrever os principais pontos de uma obra para facilitar a transmissão do conteúdo para um outro leitor.

Pensando no atual vestibulando e futuro universitário, o Descomplica resolveu listar algumas características e informações super importantes sobre esse gênero. Vamos conferir?

1- Diferença entre resumo e resenha


Por mais que sejam textos com propósitos muito parecidos, os gêneros resumo e resenha possuem algumas especificidades. A resenha tem como objetivo transmitir a opinião de um leitor sobre um conteúdo, o qual pode ser sobre um livro, um filme, um evento ou até mesmo um álbum de música de uma artista. Além disso, o ponto principal da resenha é a indicação da leitura na íntegra ou não sobre o objeto resenhado, ou seja, tem o propósito despertar a curiosidade do leitor a partir de uma análise crítica.

Por outro lado, o resumo é um gênero textual que muitos dominam desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, não é? Vale destacar que a única intenção desse texto é agrupar as principais informações sobre determinado tema para servir como uma fonte de consulta mais rápida. Diferentemente da resenha, o resumo não tem objetivo de ser crítico em relação ao seu conteúdo, mas sim de sintetizar informações.

2- Tipos de resenha


Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. A descritiva é uma apreciação acerca de um livro ou uma obra, cujo objetivo é unicamente descrever as informações contidas no texto original de modo que o leitor consiga identificar que tipo de conteúdo pode ser encontrado. Aqui, o único propósito é ser informativo.

a resenha crítica, também conhecida como opinativa, apresenta um juízo de valor do leitor sobre o conteúdo resenhado. Nesse tipo de resenha o conteúdo é apresentado com uma indicação ou um alerta sobre a leitura. Assim, é um texto com características argumentativas, pois tem como propósito convencer alguém sobre a leitura.

3- Características


Como vimos, a resenha é um texto crítico acerca de uma obra ou assunto. Certo? Então, esteja acostumado com as suas características porque é um texto muito cobrado no âmbito acadêmico, pois possibilita uma análise simplificada de um conteúdo e a reflexão sobre ele.

Veja algumas características:

  • Descrição da obra analisada;
  • Resumo das informações contidas no texto-base;
  • Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário;
  • Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão. Todo texto, de qualquer natureza, deve obedecer a esses principais fatores de textualidade. A coerência permite a organização das ideias de modo que se obtenha um sentido e lógica entre as partes, já a coesão possibilita a ligação entre as partes do texto de modo que evite repetição de palavras e haja sequenciação das informações.

Outro detalhe muito importante é que em nenhum tipo de resenha deve-se adicionar informações novas ao texto original, apenas sintetizar de forma fidedigna o conteúdo lido/visto.

4- Como fazer uma resenha passo a passo


Não há um limite em relação ao número de parágrafos, nem ao número de linhas para escrever uma resenha, apenas indicações de quais elementos devem estar presente nesse tipo de texto. São eles:

  • 1º parágrafo: síntese geral da obra – o resenhista explora os pontos centrais;
  • 2º parágrafo: apresentação dos capítulos ou das partes da obra;
  • 3º parágrafo: síntese de cada capítulo ou de cada parte da obra (o ideal é que seja um parágrafo para cada capítulo ou parte);
  • 4º parágrafo: análise crítica do leitor – apresentação e informações particulares sobre a leitura da obra (se é objetivo, claro, problemático, denso, etc) e uma possível recomendação de leitura ou alerta.

Para mandar bem na redação do ENEM e conquistar a tão sonhada nota 1000 continue assistindo nossas aulas sobre o assunto ou baixe aqui o e-book "50 citações para usar e causar na sua Redação".

Continue estudando
Post do blog

O que é uma resenha crítica e como fazer

Apresentaremos neste post como realizar cada parágrafo e introduzir o seu ponto de vista de modo claro, objetivo e direto para o leitor! Vamos juntos?
artigo
Post do blog

Quais são os tipos de gêneros textuais?

Aprenda sobre como os gêneros textuais podem ser classificados e mande super bem no Enem e em outros vestibulares.
artigo