3 filmes para você entender a regência verbal

Quer saber tudo sobre regência verbal? Fique por dentro desta lista com 3 filmes que vão salvar a sua prova de português!

A regência verbal funciona, praticamente, da mesma forma que a regência nominal. São verbos que necessitam de complementos, mas, aqui, estes complementos podem ser preposicionados ou não, o que diferenciará estes em objetos diretos ou objetos indiretos. Ou seja, trataremos dos verbos transitivos diretos, transitivos indiretos e verbos bitransitivos. Cabe lembrar que não abordaremos, nesta lista, os verbos de ligação ou os intransitivos, pois estes não possuem regência.

1. Objeto Direto: “Quem Quer Ser um Milionário”

Verifica-se, no nome do filme, a ocorrência do verbo “querer”. Ora, quem quer, quer alguma coisa. “Ser um Milionário” é a expressão que completa o sentido do verbo, ou seja, é o termo regido pelo verbo “querer”. Temos aí um objeto direto, pois entre o termo regido e o verbo (regente) não há preposição.

2. Objeto Indireto: “Esqueceram de Mim”

“Esquecer” é um verbo que tanto pode ser transitivo direto quanto transitivo indireto. Por exemplo, se o nome do filme fosse “Esqueceram a criança”, não haveria preposição entre o verbo e o complemento, afinal “esqueceram alguém”. No nome do filme acima, “esqueceram de alguém”, neste caso, o verbo regente assume papel de verbo transitivo indireto e o complemento (regido) necessita da preposição “de”. Vale ressaltar esta observação: quem comanda a regência do verbo, é o termo regido. É ele que vai dizer se o verbo é transitivo direto ou indireto.

3. Objeto Direto e Objeto Indireto: “Coitadinho do Papai, Mamãe Pendurou Você no Armário e Eu Estou Muito Triste”

Pode parecer piada, mas é sério. O nome do filme é esse mesmo! Dá um google que você vai ver que não estou mentindo! Rs.

“Coitadinho do Papai, Mamãe Pendurou Você no Armário e Eu Estou Muito Triste”. Verificando o verbo “pendurar”, percebemos que ele requer dois objetos, afinal, quem pendura, pendura algo (o papai) em algum lugar (no armário), ou seja, existem dois termos regidos pelo verbo.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Concordância e Regência Nominal

Você não pode ir para sua prova com dúvidas em Concordância e Regência Nominal! Fique por dentro de tudo com estes mapas mentais <3
artigo
Post do blog

Regência Verbal

Regência verbal não precisa ser difícil! Descubra tudo neste resumo que vai te ajudar a chegar na nota 10 na prova de português!
artigo