3 características que você precisa saber sobre os conflitos no campo brasileiro!

Está perdido na aula de geografia? Esta lista vai te ensinar sobre os Conflitos no Campo Brasileiro para te ajudar a arrasar na sua prova!

1. Os conflitos no campo brasileiro ocorrem principalmente na região Norte

Segundo dados estatísticos mais da metade dos conflitos ocorridos no campo brasileiro por desocupações, resistência e enfrentamentos concentram-se na região Norte, e destes a maioria ocorre no estado de Rondônia. Além da razão comum dos conflitos, a concentração de terras, na região Norte muitos conflitos são causados pela expansão da indústria extrativa.

2. Os conflitos no campo brasileiro têm como causa principal a concentração de terras

Grande parte dos conflitos no campo brasileiro decorrem da má distribuição de terras, em que poucos detêm grandes extensões de terras enquanto muitos detêm pouca terra. A distribuição desigual de terras desencadeia uma série de conflitos no meio rural. Essa concentração teve início com a criação das capitanias hereditárias e adoção do sistema de sesmarias.

3. Os conflitos no campo brasileiro originam movimentos sociais que buscam a reforma agrária

As disparidades no campo geram revolta nos trabalhadores rurais o que possibilita a formação de grupos articulados como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que reivindica a reforma agrária através da ocupação de latifúndios como forma de pressionar o governo a distribuir melhor as terras. O que ocorre em muitos casos é que as ocupações empreendidas pelo MST nem sempre são solucionadas pacificamente pelo Estado brasileiro, desencadeando assim conflitos no campo.

Continue estudando
Post do blog

Geografia Agrária: Entenda mais sobre o tema- Parte 1

O tema de hoje é a Geografia Agrária. Na primeira parte, falaremos sobre a agricultura tradicional e moderna. Já na segunda parte, falaremos sobre os diferentes tipos de pecuária no Brasil.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Agricultura e seus modelos produtivos

Leia o resumo “A agricultura e seus modelos produtivos” e resolva os exercícios abaixo.
artigo