• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Os segredos de quem passou no Enem

Essas são a Júlia Muniz e a Layla Silva, alunas maravilhosas do Descomplica, que vão te contar 4 segredinhos – e uma dica bônus que você só vai descobrir lendo até o final! – para desbloquear a aprovação na universidade dos seus sonhos e passar da fase Vestibulando para a fase Calouro! Vem descobrir com elas como estudar para o Enem:

Os segredos para quem quer passar no Enem
Júlia e Layla, duas ex-alunas do Descomplica que mandaram MUITO bem no Enem

Ciclo de estudos

“A minha primeira estratégia de sucesso foi fazer um ciclo de estudos, onde eu lia a teoria, depois assistia às vídeoaulas e fazia anotações, depois juntava elas com o resumo da teoria. E logo após eu ia fazer exercícios. Depois eu utilizava esses resumos para fazer revisões posteriormente.”
Júlia Muniz

A primeira dica dos nossos mais novos universitários é usar o método do ciclo de estudos para estudar pro Enem. O objetivo dele é atacar a mesma matéria em várias etapas, usando formas diferentes de estudar em cada uma, que, no final, se complementam. Isso te ajuda, inclusive, a desenvolver habilidades e competências do Enem, que com certeza serão exigidas durante a prova.

Ciclo de Estudos

Vamos dizer que o conteúdo que você precisa estudar para o Enem 2017 é Revolução Francesa. Usando o ciclo de estudos, você pode dividir seu tempo nas seguintes etapas:

  1. ler sobre o assunto, entendendo e se aprofundando na teoria, e resumi-lo – aqui a gente te ajuda a fazer o resumo perfeito!
  2. assistir a aulas sobre o tema fazendo anotações
  3. para ter certeza de que você entendeu bem a matéria e não tem mais nenhuma dúvida, dê uma lidinha no seu resumo da teoria e nas suas anotações das aulas
  4. agora é hora de fixar a matéria e testar seus conhecimentos fazendo muitos exercícios sobre o tema, principalmente os de vestibulares e provas do Enem

Organização

“Ter uma agenda pra mim foi fundamental. Anotar tudo que eu queria fazer, que eu tinha que fazer no dia, planejar minha semana toda antes de estudar, ajuda muito quando você for pegar a matéria na semana. Já vai estar tudo escrito e você perde pouco tempo, é organizando o que você vai estudar e onde você vai estudar, porque você já planejou isso.”
Júlia Muniz

Organizar-se com a ajuda de um calendário ou agenda te ajuda a manter um rotina de estudos equilibrada

Essa é unanimidade entre a galera que passou no Enem estudando pelo Descomplica: para passar tem que ter muita organização, sério. Existem diversas formas de se organizar e você deve usar aquela que funciona melhor para você. Pode ser agenda, como a Júlia, calendário preso na parede, apps no celular, checklists, lembretes no seu local de estudo… O importante mesmo é usar essas ferramentas para criar uma rotina de estudos realista e possível de seguir, planejar seu tempo, ter controle sobre o que ainda precisa ser estudado e o que já foi e manter o foco.

Faça download de um planner semanal para organizar seus estudos!

Crie seu próprio método de estudos

“Você não deve ficar perguntando pra todo mundo como a pessoa estuda e ficar tentando imitar ao invés de fazer seu próprio método de estudo. Eu pesquisei fontes de como as outras pessoas usavam e montei o meu.”
Júlia Muniz

Como a dica anterior, nessa você também tem que se conhecer bem e pensar no que funciona melhor para você na preparação para o Enem. Crie seu próprio método de estudos, 100% personalizado para seus objetivos, hábitos, rotina, horários, pontos fortes e fracos, matérias que você tem mais facilidade e as que têm mais dificuldade, e por aí vai… Pegar um modelo pronto de estudos e tentar encaixar igualzinho na sua vida tem grandes chances de não dar certo, já que nem sempre você vai conseguir segui-lo, gerando frustração e sensação de derrota – e isso com certeza vai prejudicar seus estudos, né?

Se você não sabe por onde começar a montar a seu método de estudos, dá uma olhada nesses cronogramas para se inspirar e entender o que pode funcionar ou não pra você 😀

Estudo ativo

“É importante destacar um erro que eu cometi durante o ano, eu fui aprender isso ao longo dos meses: o estudo não pode ser só um ouvinte, ele não pode só assistir aulas, você tem que atacar, fazer exercícios, assistir monitorias de uma maneira correta, é você pôr a cara a tapa por erro e não só ficar assistindo aula.”
Layla Silva

Treinamento ativo, estudantes!

Para conseguir bons resultados, só assistir aula não é suficiente, galera. É preciso ser ativo em relação ao conteúdo do Enem 2017 para que você passe a dominá-lo, a entendê-lo, a conseguir responder várias questões sobre o assunto. E como fazer isso?  Perguntando, tirando todas as dúvidas até o último minuto, anotando, fazendo resumos, resolvendo exercícios, fazendo simulado do Enem, explicando a matéria para outra pessoa… as opções são infinitas! O mais importante é interagir com o que você está aprendendo 😀

Dica bônus: Foco + estratégia + coragem = aprovação

Se liga nessa dica linda da Layla e levem pra vida de vocês:

“Foco pra vocês alcançarem os objetivos de vocês. Estratégia para vocês saberem como vocês vão alcançar esses objetivos. E coragem pra vocês conseguirem atacar os seus pontos fracos de vocês.”
Layla Silva

Partiu colocar todos os segredos em prática para arrasar na hora do Enem? 😉